Edição do dia 16/07/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Prefeitura decreta ponto facultativo dia 26
GERAL
Isnar Amaral estará no Espaço de Vie
GERAL
De olho no futuro do comércio
ECONOMIA
Comerciantes veem futuro positivo
ECONOMIA - Reformas propostas pelo governo Bolsonaro lançam esperança na economia local
Liquidações prometem aquecer as vendas
ECONOMIA
Restaurante da Gruta dos Índios: Novas instalações inauguram nesta quinta-feira
GERAL - Com espaço ampliado, estabelecimento vai preservar a cultura alemã oferecendo alimentos, bebidas típicas e artigos em um só local e fora de época
Cisvale poderá facilitar a abertura de novas agroindústrias
ECONOMIA - Entraves burocráticos que têm tornado demorada a liberação de alvarás poderão acabar
Evento de moda e beleza prepara noite de gala
VARIEDADES
HSC sedia curso do Coren sobre código de ética
SAÚDE
Vamos ajudar a Duda!
VARIEDADES
Colégio Dom Alberto: há 17 anos proporcionando ensino de qualidade
EDUCAÇÃO
Gesc embarcou no último domingo para os EUA
GERAL - Participantes saíram rumo ao Jamboree Mundial que reunirá aproximadamente 45 mil pessoas
Premiados no município serão conhecidos na próxima quinta-feira
EMPRESARIAL
Assembleia vai eleger o novo presidente
GERAL - Concessão da RSC-287 estará em pauta durante a reunião
Bom companheirismo - Permanente Bandeira
OPINIÃO
Aposentadoria Especial e continuidade na função insalubre
OPINIÃO
Sobre a Reforma da Previdência
OPINIÃO
Etapa de Santa Cruz: Piloto argentino retorna à Stock Car
ESPORTES

Dia D contra a gripe será neste sábado

Campanha encerra dia 31 de maio, mas somente 35% do público-alvo foi imunizado em Santa Cruz

SAÚDE - 04/05/2019

Postos e unidades de saúde atenderão em horários diferenciados neste sábado Postos e unidades de saúde atenderão em horários diferenciados neste sábado Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Neste sábado, 6 de maio, acontece o dia "D" da campanha de vacinação contra a gripe. Em Santa Cruz do Sul, todas as unidades e postos de saúde atenderão das 8 às 12horas. O objetivo é estimular as pessoas a se imunizarem contra a doença. Desde o começo da campanha, em 10 de abril, somente 35% do público-alvo tomou a dose da vacina. A meta é repetir o êxito do ano passado e imunizar 90% da população, que corresponde a 47.369 santa-cruzenses. 
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Lizete Plotzki, entre os grupos prioritários que apresentaram maior adesão estão o dos idosos com 57% na sequência das puérperas 55,5%, seguido por, gestantes 40,8%, crianças 37,8% e trabalhadores da saúde 25,15%. “Tivemos uma boa procura durante as duas primeiras semanas da campanha, as quais eram destinadas às crianças e gestantes. Foi como imaginávamos. No entanto, fizemos um apelo para que os pais procurem o quanto antes as unidades de saúde e façam a vacina, até mesmo em função do tempo que se leva para alcançar a imunidade, em torno de 10 a 15 dias”. A responsável lembra ainda, que as crianças imunizadas pela primeira vez deverão tomar duas doses da vacina para que a proteção seja eficaz. “Uma dose apenas não protege a criança de contrair o vírus. O retorno deve ser feito em 30 dias para completar o esquema vacinal”, concluiu a coordenadora. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe Influenza A/H1N1; Influenza A/H3N2; e Influenza B.

Locais de vacinação
No sábado, dia 6 de maio, quando será realizado o Dia D todos os postos e unidades de saúde estarão abertos das 8 às 12horas. No mesmo horário, também acontece o atendimento no ponto de vacinação da Casa da CDL, localizada na Praça Getúlio Vargas no centro. Em dias úteis, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas, em todas as unidades de saúde. No Centro Materno Infantil (Cemai) a aplicação acontece das 7h30 às 18h30. No Serviço Integrado de Saúde (Sis) da Universidade de Santa Cruz do Sul o ambulatório funciona até as 22horas.  

Bebê é a primeira vítima de Gripe A em Santa Cruz
O primeiro caso de gripe A confirmado no município é de um menino de um ano e sete meses.  A criança que chegou a ser internada no Hospital Santa Cruz (HSC), já foi liberada. A informação foi confirmada nesta sexta-feira pela enfermeira da vigilância epidemiológica da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Bealir Lara. Segundo ela, a criança que é asmática apresentava sintomas da gripe e ainda não teria recebido a dose da vacina este ano. Todas as pessoas que procuram a rede de saúde com sintomas gripais estão sendo monitoradas. No entanto, a enfermeira afirma a importância de se imunizar. “No ano passado, tivemos apenas dois casos de óbitos decorrentes da influenza B, um registrado em Venâncio Aires e outro em Vera Cruz. Esperamos reduzir cada vez mais este número,” declarou Beanir Lara.