Edição do dia 16/07/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Prefeitura decreta ponto facultativo dia 26
GERAL
Isnar Amaral estará no Espaço de Vie
GERAL
De olho no futuro do comércio
ECONOMIA
Comerciantes veem futuro positivo
ECONOMIA - Reformas propostas pelo governo Bolsonaro lançam esperança na economia local
Liquidações prometem aquecer as vendas
ECONOMIA
Restaurante da Gruta dos Índios: Novas instalações inauguram nesta quinta-feira
GERAL - Com espaço ampliado, estabelecimento vai preservar a cultura alemã oferecendo alimentos, bebidas típicas e artigos em um só local e fora de época
Cisvale poderá facilitar a abertura de novas agroindústrias
ECONOMIA - Entraves burocráticos que têm tornado demorada a liberação de alvarás poderão acabar
Evento de moda e beleza prepara noite de gala
VARIEDADES
HSC sedia curso do Coren sobre código de ética
SAÚDE
Vamos ajudar a Duda!
VARIEDADES
Colégio Dom Alberto: há 17 anos proporcionando ensino de qualidade
EDUCAÇÃO
Gesc embarcou no último domingo para os EUA
GERAL - Participantes saíram rumo ao Jamboree Mundial que reunirá aproximadamente 45 mil pessoas
Premiados no município serão conhecidos na próxima quinta-feira
EMPRESARIAL
Assembleia vai eleger o novo presidente
GERAL - Concessão da RSC-287 estará em pauta durante a reunião
Bom companheirismo - Permanente Bandeira
OPINIÃO
Aposentadoria Especial e continuidade na função insalubre
OPINIÃO
Sobre a Reforma da Previdência
OPINIÃO
Etapa de Santa Cruz: Piloto argentino retorna à Stock Car
ESPORTES

Apenas 45% do público alvo está imunizado em Santa Cruz

Pouca procura por vacina da gripe preocupa profissionais da saúde

SAÚDE - 07/05/2019

Vacina continuará disponível nas unidades de saúde até o dia 31 de maioVacina continuará disponível nas unidades de saúde até o dia 31 de maio Crédito: Divulgação/Agência Brasil

Rosibel Fagundes
rosibel@riovalejornal.com.br

O último sábado, 4 de maio, foi destinado para o dia “D” da Campanha Nacional de Imunização contra a gripe. Em Santa Cruz do Sul, além das 28 unidades de saúde que atenderam em horário diferenciado, o Posto Central e um ponto de vacinação localizado na Casa de Clientes da CDL, na Praça Getúlio Vargas também realizou o atendimento. A expectativa de acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, enfermeira Lizete Plotzki de Pires era incentivar os grupos prioritários a se vacinar, no entanto a procura foi considerada baixa. “A gente esperava atingir os 50% da meta, mas não conseguimos. Apenas oito mil pessoas receberam a dose no sábado. O total de imunizados até o momento no município é de 22.173 mil pessoas dos 45.435 mil que devem receber a dose”.
De acordo com a coordenadora entre os grupos que tiveram maior procura está o de idosos com 65% de cobertura vacinal. As puérperas aparecem em segundo lugar com 58%, as crianças com 46 %, gestantes 45% e trabalhadores da saúde com 29%. Segundo a coordenadora a desconfiança sobre a eficácia e o medo de uma reação à vacina estão entre os principais motivos para a baixa procura. “Nós temos um segmento de todos os anos ter dificuldades de atingir os 90%, e somente no final de campanha é que conseguimos. Posso dizer que isto se deve, um pouco pela cultura do brasileiro que costuma deixar tudo para a última hora, mas um pouco é em função do receio de algumas pessoas que ainda acreditam que a vacina pode desenvolver uma gripe, ou de pessoas que se sentiram mal após a aplicação da dose e associam isto a vacinação”. 
Lizete ressaltou ainda que esperava mais conscientização das pessoas, visto que na sexta-feira 3, um dia antes do dia “D” houve a confirmação do primeiro caso de gripe A no município. “Um menino de um ano e sete meses foi diagnosticado com a doença, ele agora está bem e já recebeu alta, mas é importante dizer que assim como evoluiu bem o quadro de saúde, algumas pessoas podem ter sérios problemas em especial pessoas com comorbidade ou idosos, onde o risco aumenta proporcionalmente. Esperamos que as pessoas se conscientizem. Não precisamos noticiar uma morte para todos saírem correndo para se vacinar. Que façam isso antes”, afirmou a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, enfermeira Lizete Plotzki de Pires.

RS - Mais de 1,8 milhão de pessoas imunizadas 
Somente no sábado, dia “D” de vacinação cerca de 500 mil pessoas aproveitaram a data para se vacinar no Estado. Com isso, o total de pessoas vacinadas desde a abertura da campanha já chega a 1,8 milhão, o que representa 48% da população dos grupos prioritários. Entre os grupos que se destacam está o das puérperas com 66,6%, seguido pelo dos idosos com 57,7%, gestantes com 50,8%, crianças com 48,7%, trabalhador de saúde com 47,2%. A campanha nacional de imunização se estende até o dia 31 de maio. Vale lembrar que a vacina protege contra os três tipos mais frequentes de vírus influenza (dois do tipo A, H1N1 e H3N2, e um do tipo B).