Edição do dia 19/07/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Domingo tem Brique da Praça
GERAL
Unisc forma 16ª turma de Medicina
GERAL
Stock: Nelsinho Piquet corre pela primeira vez em Santa Cruz do Sul
ESPORTES - Piloto da equipe Texaco Full Time Sports terá experiência inédita neste fim de semana na pista gaúcha
Edição de inverno do curso Escola de formação de professores tem início na Unisc
EDUCAÇÃO
Audiência pública debate alterações no Plano Diretor
GERAL
Quatro cidades gaúchas
VARIEDADES - Quarta temporada de 'O professor pelado' tem reestreia repaginada
Domingo tem etapa da 5ª Olimpíada Rural
GERAL - Esse será o primeiro compromisso oficial das 14 candidatas a soberanas da 35ª Oktoberfest
Copa Seu Verardi
ESPORTES - Uma semana de treinos no Avenida
Rodada desta sexta vai apontar os semifinalistas
ESPORTES
Em jogo duas vagas no mata-mata da Copa CFC Celso
ESPORTES
Assaf joga nesta sexta-feira em Santa Maria
ESPORTES - Jogo foi alterado em virtude do Grenal neste sábado
Stock Car: Quinta etapa é neste final de semana
ESPORTES - Serão dois dias de atividades sem a companhia da Stock Light
Renomada professora do Serviço Social estará em Santa Cruz
GERAL
Novo Cabrais: Escola lança livro de receitas saudáveis
EDUCAÇÃO
Novo Cabrais: Pimenta visita obras e reafirma apoio ao município
GERAL - Deputado federal participou de almoço e conferiu de perto a pavimentação da Avenida Rodolfo Buss
Ascor e Prefeitura planejam nova exposição
GERAL
Colégio Mauá assume gestão da Escola Criança & Cia
EDUCAÇÃO
Prefeitura anuncia restauração do prédio
GERAL - Marcando a decisão, muda de árvore também foi plantada por alunos da rede de ensino municipal

Projeto Conexão Escola e Universidade desenvolve atividades em Venâncio Aires

EDUCAÇÃO - 10/05/2019

O projeto Conexão Escola e Universidade: sujeitos, ações e saberes, vinculado ao Programa Unisc-Escola, esteve na escola Alfredo Scherer de Venâncio Aires nesta quarta-feira, 8 de maio. Na oportunidade, foram oferecidas oficinas, palestras e projeção de filmes para mais de 100 pessoas, entre alunos e professores do educandário, viabilizadas por meio dos cursos da Unisc que integram o projeto: Comunicação Social, Biologia, Direito, História, Matemática e Química.
De acordo com o professor do Departamento de Comunicação Social da Unisc e coordenador do Projeto, Hélio Etges, o objetivo é implantar um processo compartilhado de ações extensionistas e levar às escolas a possibilidade de compartilhamento de conhecimentos. “O intuito é procurar incorporar experiência com aquilo que os estudantes aprendem em sala de aula, no sentido de ampliar o conhecimento para além das disciplinas. Da mesma forma, oferece-se aos professores ações para estimulá-los a incrementarem o seu fazer pedagógico em um período de transformações tecnológicas”, destacou.
A estudante do 8º ano da escola Alfredo Scherer, Luiza Carvalho, 13 anos, considerou positiva a atividade. “Foi muito proveitoso, pois participei da oficina sobre o mercado de trabalho, uma vez que queria aprender um pouco sobre as possibilidades, já que pretendo começar a trabalhar cedo para conquistar a minha independência”, frisou. De sua parte, a diretora da escola, Ionara Raquel Bencke, agradeceu a escolha para que a ação fosse desenvolvida. “Estamos muito honrados por receber todo esse grupo da Unisc para atividades tão essenciais. Educar vai além da sala de aula, pois envolve também a formação de cidadãos. Então, atividades dessa envergadura incrementam a qualidade do ensino”, ressaltou.
A próxima atividade do Projeto Conexão Escola e Universidade: sujeitos, ações e saberes ocorre na Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti de Sobradinho, no dia 29 de maio.

Parceria
A atividade contou com a parceria do Jornal Folha do Mate de Venâncio Aires, através do projeto Folheando, que incentiva à leitura em sala de aula. A iniciativa social é realizada pela Folha do Mate, com apoio de empresas e parcerias de organizações não governamentais e entidades. Surgiu da avaliação sobre a necessidade de aproximar o jornal e fazê-lo conhecer e popularizá-lo para as crianças e adolescentes, no ambiente da escola.