Edição do dia 12/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Brigada Militar prende homem por violência doméstica
POLÍCIA
Realeza da Vila lança samba-enredo nesta quinta-feira
GERAL - Na ocasião serão comemorados os 30 anos da escola de samba
Mudanças são anunciadas nas secretarias
GERAL
Dia de visitações, experiências e expectativas no Viva Unisc 2019
GERAL
Solenidade marca aniversário do General Gomes Carneiro
GERAL - Na ocasião também foi comemorada a chegada do III Batalhão ao município
Pequenas atitudes
OPINIÃO
Verrugas Estelares
OPINIÃO
Em defesa da vida
OPINIÃO
CDL aponta 800 vagas temporárias
ECONOMIA - Expectativa é de boas oportunidades de emprego para o período
ACI: Eleição ocorre hoje
GERAL
Vigilância Colaborativa: Lançamento do Programa acontece hoje
GERAL
GREVE: Polícia Civil paralisa nesta quarta-feira
POLÍCIA
Campeonato Municipal inicia no próximo dia 22
ESPORTES
AMO/Unimed VTRP: Atletas brilham pelo estado
ESPORTES
Dois times largam com vitória na estreia da Copa Lisaruth
ESPORTES
Estadual sub 19: Santa Cruz vence fora e fica perto da final
ESPORTES
Regional: São José larga na frente nas semifinais
ESPORTES
Universidade aguarda mais de cinco mil estudantes
GERAL

Domingo de tempo bom lota a 15ª Fenachim e público visitante chega a 95 mil pessoas

VARIEDADES - 13/05/2019

Crédito: Willian de Oliveira

Depois de receber mais de 50 mil visitantes nos cinco primeiros dias, de 1º a 5 de maio, a 15ª edição da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), encerrou neste domingo, 12, em Venâncio Aires (RS), depois de reiniciar na última quarta-feira, 9. A Comissão Organizadora estima que mais de 95 mil visitantes tenham prestigiado a Festa com o Sabor do Rio Grande em nove dias de intensa programação. “Nem mesmo o tempo instável, que nos acompanhou nestes últimos dias, tirou o brilho da nossa festa. Ver o parque lotado neste domingo, com o público prestigiando todas as atrações musicais, artísticas, esportivas e culturais que preparamos com tanto carinho, nos deixa muito felizes”, enfatizou a presidente da 15ª Fenachim, Cleiva Giovanaz Heck.

Crédito: Willian de Oliveira

Na última quinta e sexta-feira, mesmo com o acesso gratuito, a predominância da chuva e do tempo instável prejudicaram o movimento no Parque Municipal do Chimarrão. Já na noite de sábado, 11, a expectativa de um grande público para o show nacional da dupla João Neto & Frederico se confirmou. Cerca de oito mil pessoas prestigiaram a apresentação, embalada pelos maiores sucessos da dupla. “Foi um show inesquecível, do tamanho da nossa festa e um presente para Venâncio Aires no dia do seu aniversário de 128 anos”, salientou a presidente.
Quem visitou o último dia da Fenachim encontrou o parque lotado e uma diversificada programação. O 3º Rodeio Artístico da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA) reuniu cerca de 500 participantes nas competições de danças tradicionais nas categorias pré-mirim, mirim, juvenil, adulta e Veterana/Xirú, conforme regulamentos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e da 24ª Região Tradicionalista. Os passeios de helicóptero e de balão, que sobrevoaram o parque e o município, também chamaram a atenção dos visitantes.

Crédito: Willian de Oliveira

Galinhada
Uma das grandes novidades da 15ª Fenachim foi o tradicional prático tipo de Venâncio Aires, a galinhada, que foi servida a preço popular de R$ 10,00 diariamente no Espaço Galinhada Bom Frango. “A ideia da galinhada foi plenamente aprovada pelo público, que teve o apoio fundamental do grupo de festeiros, que atuaram de forma voluntária. A todos só temos que agradecer”, completou a presidente da festa. 

Festeiros
Outra inovação desta festa foi a participação efetiva de um grupo de 42 festeiros (foto), representantes dos distritos, bairros e centro do município. Durante os meses que antecederam a Fenachim, eles participaram de diversas festividades, na cidade ou região, divulgando a Festa com o Sabor do Rio Grande. Na noite da última sexta-feira, todos foram recepcionados para um jantar no estande da Alliance One e China Brasil Tabacos (CBT), como forma de agradecimento pelo trabalho voluntário realizado.

Crédito: Willian de Oliveira

Organização
Organizada em parceria pela Associação Festa Nacional do Chimarrão (AFenachim), com apoio da Prefeitura de Venâncio Aires e patrocínio âncora da Alliance One e China Brasil Tabacos, patrocínio máster da Corsan e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, patrocínio da Dália Alimentos, Farmácia São João, Tabacos Marasca, Super Lenz e Philips Morris, e financiamento do Governo Federal via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania; a 15ª Fenachim teve como suas principais divulgadoras a Rainha Lavínia Wachholz Naue, e suas Princesas, Thaíse Fagundes e Andressa Halmenschlager.