Edição do dia 19/07/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Domingo tem Brique da Praça
GERAL
Unisc forma 16ª turma de Medicina
GERAL
Stock: Nelsinho Piquet corre pela primeira vez em Santa Cruz do Sul
ESPORTES - Piloto da equipe Texaco Full Time Sports terá experiência inédita neste fim de semana na pista gaúcha
Edição de inverno do curso Escola de formação de professores tem início na Unisc
EDUCAÇÃO
Audiência pública debate alterações no Plano Diretor
GERAL
Quatro cidades gaúchas
VARIEDADES - Quarta temporada de 'O professor pelado' tem reestreia repaginada
Domingo tem etapa da 5ª Olimpíada Rural
GERAL - Esse será o primeiro compromisso oficial das 14 candidatas a soberanas da 35ª Oktoberfest
Copa Seu Verardi
ESPORTES - Uma semana de treinos no Avenida
Rodada desta sexta vai apontar os semifinalistas
ESPORTES
Em jogo duas vagas no mata-mata da Copa CFC Celso
ESPORTES
Assaf joga nesta sexta-feira em Santa Maria
ESPORTES - Jogo foi alterado em virtude do Grenal neste sábado
Stock Car: Quinta etapa é neste final de semana
ESPORTES - Serão dois dias de atividades sem a companhia da Stock Light
Renomada professora do Serviço Social estará em Santa Cruz
GERAL
Novo Cabrais: Escola lança livro de receitas saudáveis
EDUCAÇÃO
Novo Cabrais: Pimenta visita obras e reafirma apoio ao município
GERAL - Deputado federal participou de almoço e conferiu de perto a pavimentação da Avenida Rodolfo Buss
Ascor e Prefeitura planejam nova exposição
GERAL
Colégio Mauá assume gestão da Escola Criança & Cia
EDUCAÇÃO
Prefeitura anuncia restauração do prédio
GERAL - Marcando a decisão, muda de árvore também foi plantada por alunos da rede de ensino municipal

Santa Cruz do Sul zera fila de espera por vagas na educação infantil

EDUCAÇÃO - 17/05/2019

 

Crédito: Viviane Fetzer

Nenhuma criança de zero a três anos de idade está aguardando por uma vaga na educação infantil em Santa Cruz do Sul. A Secretaria Municipal de Educação (SEE) zerou a fila de espera para este ano letivo e, na tarde desta sexta-feira, 17, a secretária da pasta, Jaqueline Marques, fez o anúncio que pode ser considerado um ato histórico para o município. No Estado, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, Santa Cruz do Sul é o único nessa condição.

Em 2013, ano em que o prefeito Telmo Kirst assumiu a Administração Municipal, 1300 crianças estavam fora das escolas municipais de educação infantil, aguardando por uma vaga. A meta, que constava no plano de governo, era atender toda a demanda manifesta. Na próxima segunda-feira, 20, uma nova lista com 74 crianças contempladas estará sendo publicada no site oficial do Município, colocando um fim na fila de espera.

Crédito: Viviane Fetzer

Conforme explanou a secretária Jaqueline, no ato que contou com a presença de secretários, vereadores, diretores de escolas, servidores da Prefeitura e familiares contemplados com as últimas vagas, ano a ano investimentos feitos na área foram gradativamente reduzindo esse número. Dentre essas ações estão a ampliação de convênios com escolas particulares,  abertura e construção de novas salas e  inauguração de mais duas Emeis: Linha Santa Cruz e Vila Nova.

Uma das medidas consideradas fundamentais para a eliminação do deficit ocorreu em 2017: a criação da Central de Vagas. A partir disso, os processos de normatização e transparência foram implantados para permitir um acesso justo às escolas. Segundo Jaqueline, essa foi uma das maiores estratégias do governo, que possibilitou identificar onde cada família morava e trabalhava e onde os pais queriam que seus filhos estudassem.  “Este setor revolucionou a forma de projetar a educação infantil porque permitiu mapear a demanda, organizar e criar estratégias seguras no aumento da oferta de vagas”, disse Jaqueline.

A estrutura da central, montada dentro da SEE, hoje é responsável pelo processo de inscrições, pelo encaminhamento dos inscritos para cada escola selecionada através do software -  com o uso de critérios legais e objetivos -, e pelas transferências, que acontecem a pedido das famílias. 

Crédito: Viviane Fetzer

Em seu pronunciamento, o prefeito Telmo Kirst destacou os pesados investimentos na área, que consomem atualmente 27,5 por cento do orçamento. Ele lembrou, no entanto, que o trabalho continua para atender a demanda crescente por novas vagas e fez questão de dizer que os recursos para a construção das Emeis Viver Bem, Progresso e Esmeralda estão garantidos.  “Estamos em um momento histórico, mas não podemos esquecer que temos que nos preparar. Nascem por ano 1800 crianças e a fila vai andar”.

O esforço a partir de agora é para manter a demanda e a oferta em equilíbrio. Atualmente está em construção a Emei Progresso, que deve entrar em funcionamento no ano que vem. Também estão projetadas e com recursos assegurados uma Emei no Viver Bem e outra  no Esmeralda. Está previsto também a ampliação de convênios para áreas onde existe maior demanda de crianças na faixa etária da educação infantil, conforme mapeamento da central de Vagas.

No próximo dia 22, um novo edital será divulgado no site oficial da Prefeitura (www.santacruz.rs.gov.br) para permitir que outras crianças, inclusive as nascidas após outubro de 2018, inscrevam-se na rede municipal.