Edição do dia 13/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Expoagro Afubra 20 anos define tema
GERAL
Solidariedade declara apoio a Telmo
POLÍTICA
Saiba como ter desconto especial no IPTU do ano que vem
GERAL
A Hipnose pode auxiliar no autodesenvolvimento de forma eficaz
EMPRESARIAL - Especialista desmistificou tema e apontou benefícios da técnica no Café Empresarial
Reforma Tributária é tema da apresentação de Rigotto em Santa Cruz
GERAL
Dada a largada para a Semana Farroupilha
GERAL - Abertura aconteceu no Parque de Eventos na manhã desta sexta-feira
Fórum atrai dois secretários de Estado a Santa Cruz do Sul
GERAL - Representantes de todas as 28 regiões estiveram na Unisc nessa quinta-feira
Lino e Laila serão tema do Novo Cemai
GERAL
Aulas de autoescola com ou sem simulador de direção?
GERAL
Sessão especial para o ensino médio
VARIEDADES
Estudante de Santa Cruz conquista certificado de excelência internacional
EDUCAÇÃO
RGE instala aquecedores solares nas residências de 150 famílias
GERAL
Embarques devem superar os US$ 2 bilhões
GERAL
Depressão deve ser tratada no início, afirma especialista
ESPECIAIS - Mulheres sofrem de depressão duas vezes mais do que os homens
Tributo a Herb Alpert é hoje
VARIEDADES - Teatro do Mauá recebe apresentação às 20h
Sociedade Ginástica: Jantar Baile marca comemoração dos 126 anos
EMPRESARIAL
Farmácia Municipal reabre na segunda no novo prédio
SAÚDE
Grupo Tholl traz Casinha de Chocolate
VARIEDADES

Santa Cruz do Sul zera fila de espera por vagas na educação infantil

EDUCAÇÃO - 17/05/2019

 

Crédito: Viviane Fetzer

Nenhuma criança de zero a três anos de idade está aguardando por uma vaga na educação infantil em Santa Cruz do Sul. A Secretaria Municipal de Educação (SEE) zerou a fila de espera para este ano letivo e, na tarde desta sexta-feira, 17, a secretária da pasta, Jaqueline Marques, fez o anúncio que pode ser considerado um ato histórico para o município. No Estado, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, Santa Cruz do Sul é o único nessa condição.

Em 2013, ano em que o prefeito Telmo Kirst assumiu a Administração Municipal, 1300 crianças estavam fora das escolas municipais de educação infantil, aguardando por uma vaga. A meta, que constava no plano de governo, era atender toda a demanda manifesta. Na próxima segunda-feira, 20, uma nova lista com 74 crianças contempladas estará sendo publicada no site oficial do Município, colocando um fim na fila de espera.

Crédito: Viviane Fetzer

Conforme explanou a secretária Jaqueline, no ato que contou com a presença de secretários, vereadores, diretores de escolas, servidores da Prefeitura e familiares contemplados com as últimas vagas, ano a ano investimentos feitos na área foram gradativamente reduzindo esse número. Dentre essas ações estão a ampliação de convênios com escolas particulares,  abertura e construção de novas salas e  inauguração de mais duas Emeis: Linha Santa Cruz e Vila Nova.

Uma das medidas consideradas fundamentais para a eliminação do deficit ocorreu em 2017: a criação da Central de Vagas. A partir disso, os processos de normatização e transparência foram implantados para permitir um acesso justo às escolas. Segundo Jaqueline, essa foi uma das maiores estratégias do governo, que possibilitou identificar onde cada família morava e trabalhava e onde os pais queriam que seus filhos estudassem.  “Este setor revolucionou a forma de projetar a educação infantil porque permitiu mapear a demanda, organizar e criar estratégias seguras no aumento da oferta de vagas”, disse Jaqueline.

A estrutura da central, montada dentro da SEE, hoje é responsável pelo processo de inscrições, pelo encaminhamento dos inscritos para cada escola selecionada através do software -  com o uso de critérios legais e objetivos -, e pelas transferências, que acontecem a pedido das famílias. 

Crédito: Viviane Fetzer

Em seu pronunciamento, o prefeito Telmo Kirst destacou os pesados investimentos na área, que consomem atualmente 27,5 por cento do orçamento. Ele lembrou, no entanto, que o trabalho continua para atender a demanda crescente por novas vagas e fez questão de dizer que os recursos para a construção das Emeis Viver Bem, Progresso e Esmeralda estão garantidos.  “Estamos em um momento histórico, mas não podemos esquecer que temos que nos preparar. Nascem por ano 1800 crianças e a fila vai andar”.

O esforço a partir de agora é para manter a demanda e a oferta em equilíbrio. Atualmente está em construção a Emei Progresso, que deve entrar em funcionamento no ano que vem. Também estão projetadas e com recursos assegurados uma Emei no Viver Bem e outra  no Esmeralda. Está previsto também a ampliação de convênios para áreas onde existe maior demanda de crianças na faixa etária da educação infantil, conforme mapeamento da central de Vagas.

No próximo dia 22, um novo edital será divulgado no site oficial da Prefeitura (www.santacruz.rs.gov.br) para permitir que outras crianças, inclusive as nascidas após outubro de 2018, inscrevam-se na rede municipal.