Edição do dia 22/02/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Serviços são alterados neste Carnaval
GERAL
Crime de importunação sexual tem pena de até cinco anos de reclusão
ECONOMIA
Avenida joga amistoso na tarde deste sábado nos Eucaliptos
ESPORTES
Sistema usado no HSC é eleito melhor prontuário eletrônico da América Latina
GERAL
Prefeitura inicia melhorias no campo do Bom Jesus
ESPORTES - Investimentos serão realizados para implantação de novo gramado e iluminação
Edemilson pede demissão da prefeitura
GERAL - Secretário de Cultura deverá assumir compromissos pessoais com produções culturais
Locomotiva: os passos para a revitalização
VARIEDADES - O monumento estava em Canoas, antes de ser trazido para Santa Cruz, em 2015
Mistura de enérgico com álcool pode ser perigosa
GERAL - Cardiologista não recomenda realizar a combinação das bebidas, pois pode causar graves danos ao organismo e dependência
Sihmatel: 22 anos de tradição
EMPRESARIAL - Empresa está em novo endereço, com espaço mais amplo para melhor atender seus clientes
Avenida joga amistoso na tarde deste sábado nos Eucaliptos
ESPORTES - Técnico quer ajustar equipe para estreia dia 1º de março em Rio Grande
Caxias e Grêmio decidem primeiro turno na serra
ESPORTES
Afasc: Os resultados das categorias de base
ESPORTES
Judô: União Corinthians busca apoio para auxiliar atleta surda
ESPORTES
Lifasc: Posse da nova coordenação ocorre dia 27
ESPORTES
Santa-cruzenses correm para regularizar título de eleitor
GERAL - Fila quilométrica foi registrada na manhã de ontem, 21, nas imediações da Justiça Eleitoral
Seminário regional debate sobre a água
GERAL - Ação realizada na quarta, 19, foi uma promoção das prendas da 5ª Região Tradicionalista
Brigada Militar prende foragido
POLÍCIA
PRE combate embriaguez no feriadão de Carnaval
POLÍCIA

Hospital Santa Cruz completa 111 anos

SAÚDE - 21/05/2019

Vilmar Thomé, diretor geral do HSCVilmar Thomé, diretor geral do HSC Crédito: Arquivo/RJ

O Hospital Santa Cruz (HSC) comemora nesta quarta-feira, dia 22 de maio, 111 anos de existência. Fundado em 1908, é o principal centro de saúde do Vale do Rio Pardo, com cerca de 23 mil metros quadrados de área construída, 232 leitos e um corpo clínico qualificado e em constante aperfeiçoamento composto por 242 médicos. A Instituição realiza atendimentos a pacientes internados e ambulatoriais e oferece serviços de diagnóstico e tratamento com procedimentos inéditos na região.
Um fato marcante e que mudou os rumos da história do HSC foi a sua aquisição pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul, em 2003. A partir daí foram várias conquistas importantes, a maior delas a certificação definitiva como Hospital de Ensino, em 2012, estágio mais elevado que uma casa de saúde deste gênero pode atingir. O Hospital passou a oferecer cinco programas de residências médicas e oito de residências multiprofissionais, recebendo em média 800 estudantes de diferentes áreas da graduação e pós-graduação a cada semestre, além dos cursos técnicos, qualificando a assistência a toda a comunidade.
Ainda em 2012 o Hospital obteve o credenciamento como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular, tornando-se, dois anos após, Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular. O HSC também é referência em Alta Complexidade em Traumatologia/Ortopedia – cirurgias eletivas e de urgência para os municípios que compõem a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (sede Cachoeira do Sul) e a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (sede Santa Cruz do Sul) – e em gestantes de alto risco para a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde. Em dezembro de 2016 conquistou a habilitação de Unidade de Alta Complexidade em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral e, desde 2018, é Unidade de Referência em Oftalmologia. Recentemente atingiu também o nível 3 de excelência para a UTI Adulto, que é o nível máximo que pode ser alcançado por uma UTI.
“Para que o Hospital possa estar sempre se modernizando e se reestruturando, tem sido de fundamental importância os recursos obtidos junto a emendas parlamentares, em especial de deputados da região”, reitera o diretor geral da casa de saúde, Vilmar Thomé. “Também contamos com o apoio de lideranças locais e de grupos de rotaries e lions que têm colaborado muito para a aquisição de móveis e equipamentos, assim como outras campanhas e doações da comunidade”, destaca.
O HSC promove ainda campanhas institucionais, como o Amigo HSC, que dá direito a descontos em consultas ambulatoriais adulto, tanto na emergência como em diversas especialidades, internações e exames laboratoriais e de imagem, medicamentos e serviços em caráter particular, além de benefícios em mais de 70 estabelecimentos parceiros. “São diversas as iniciativas e projetos que o HSC tem implementado em parceria com a comunidade, com o objetivo de atender de forma cada vez mais eficiente e resolutiva aos pacientes que procuram os serviços da Instituição, além de oferecer mais conforto aos usuários e seus familiares”, complementou Thomé.

DADOS REFERENTES A 2018
Internações: 10.788
Cirurgias: 11.080
Partos: 2.222
Atendimentos ambulatoriais: 158.076
Exames CDII: 94.395