Edição do dia 17/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Seminário Empretec acontece em Santa Cruz do Sul
GERAL - O evento, que está com inscrições abertas, é promovido pelo Sebrae RS e acontecerá de 30/09 a 05/10
Sem meio-campo, Inter agora soma 9 vices nacionais
ESPORTES - Time gaúcho perdeu a Copa do Brasil dentro de casa para o Athletico/PR, campeão inédito do torneio
9ª edição do Open Extreme Brasil enaltece a história das danças urbanas
VARIEDADES - Grandes nomes das danças urbanas do Brasil ministram aulas neste fim de semana
Saúde reforça para o cuidado contra sífilis
SAÚDE
Gravidez na adolescência: número de casos diminui, mas ainda preocupa
GERAL
Semana Municipal de Educação no Trânsito é aprovada pela Câmara
GERAL - Iniciativa é do vereador Alberto Heck (PT) que destaca a destinação de recursos para a realização de uma semana de conscientização por um trânsito mais seguro
Projeto de alunas do Senac Santa Cruz do Sul ajuda na diminuição do uso de sacolas plásticas
GERAL
Conselho lança o Polo dos Vales
GERAL
ENTRE QUATRO: Encenação acontece hoje e amanhã
VARIEDADES
RECEITA FEDERAL: Nova sede atenderá a partir de 8 de outubro
GERAL - Além da Delegacia da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda também deve ocupar o espaço
Fentifumo inicia pauta de negociação
GERAL - Primeira reunião com a Federação e os Sindicatos ocorre na próxima quinta-feira
Otelio Drebes realiza palestra a professores
EDUCAÇÃO
Semana do Ministério Público começa hoje
GERAL - Promotores do caso Bernardo Boldrini estarão presentes
Reunião sobre Plantas Biotivas inicia hoje
GERAL
Prefeitura lança Alvará Digital
GERAL - A partir de agora, o documento pode ser feito em poucas horas, sem precisar sair de casa
Educar-se e Centro de Línguas promovem imersão bilíngue
EDUCAÇÃO
Sincotec-Varp realiza capacitação nesta quarta
GERAL
Projeto vai apresentar Santa Cruz e a 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Nos dois sábados da Festa da Alegria, ônibus sairão de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria

Combate à dengue: Vistoriados mais de 7,4 mil imóveis

Segunda etapa da megaoperação é no próximo sábado, 25, nos bairros Arroio Grande e Santo Antônio

SAÚDE - 21/05/2019

Operação realizada no sábado contemplou moradores dos bairros Universitário e Santo InácioOperação realizada no sábado contemplou moradores dos bairros Universitário e Santo Inácio Crédito: Wilson Steindorff

Rosibel Fagundes
rosibel@riovalejornal.com.br

Uma megaoperação de combate à dengue em Santa Cruz do Sul realizada no sábado, 18, resultou na inspeção de 7.463 residências e de 398 terrenos baldios localizados nos bairros Santo Inácio e Universitário. As ações realizadas pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e lideradas pela Defesa Civil do município contaram com a participação de 261 pessoas, que foram divididas em 65 equipes.
Durante todo o dia, agentes comunitários de saúde e de endemias, agentes da Defesa Civil, fiscais da Ucefex, servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), integrantes do 7º Batalhão de Infataria Blindado (7ºBIB) e voluntários da comunidade removeram materiais inservíveis, eliminaram os focos do Aedes aegypti e orientaram os moradores para que limpassem seus terrenos e quintais. Uma varredura também foi realizada no Cemitério Municipal.
No total foram retirados 18 caminhões de lixo e entulhos, e feita a limpeza de 15 terrenos baldios.  De acordo com o coordenador da Defesa Civil, tenente José Joaquim Dias Barbosa, a Operação foi positiva. “Considerando o grande número de residências vistoriadas e a quantidade de entulho recolhido nos terrenos baldios, podemos avaliar como positiva esta Operação. Nosso principal objetivo é orientar a população com medidas preventivas para que evitem o acúmulo de água em vasos de plantas, em pneus, garrafas e outros utensílios. Também prestem atenção nos ralos, e façam a limpeza das calhas, e principalmente redobrem o cuidado com as piscinas e aquários, que devem ser mantidos sempre limpos.”
Ainda conforme Barbosa, a colaboração da comunidade é importante para o andamento das ações. “Os moradores devem abrir passagem para os envolvidos no mutirão de combate a dengue. Todos eles estão bem caracterizados, com uniformes e crachás. Essa é uma ação preventiva que visa eliminar o foco do mosquito. E só conseguiremos diminuir os casos da doença através da prevenção. No primeiro dia de operação não registramos nenhum caso de resistência por parte dos moradores, assim como também não realizamos nenhum acesso forçado, que acontece quando os profissionais são impedidos de entrar em determinada propriedade. Tivemos apenas 20 imóveis não habitados ou terrenos baldios que tiveram de ser abertos devido à falta do proprietário no local. Nestes casos, foi deixada uma notificação ao dono”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, tenente José Joaquim Dias Barbosa.
No próximo sábado, 25, acontece a segunda etapa da megaoperação de combate ao Aedes aegypti. Desta vez, os bairros a serem vistoriados serão o Arroio Grande e o Santo Antônio. As inspeções acontecem entre 8 e 17 horas. A escolha pelos bairros Arroio Grande, Santo Antônio, Santo Inácio e Universitário ocorreu após a confirmação de alguns casos da doença. O último boletim apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz na quinta-feira, 16 revelou que das 12 notificações, quatro foram confirmadas, três descartadas, e cinco análises foram encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen). O resultado deve chegar nos próximos dias.