Edição do dia 21/06/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Seleção feminina cai na prorrogação diante da França
ESPORTES - Brasil foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Mundo
Avenida perde nos pênaltis e está fora da Série D
ESPORTES - Caxias classificou-se dentro dos Eucaliptos com vitória nas penalidades por 6 a 5
Brasil goleia Peru e jogará quartas de final na Arena do Grêmio
ESPORTES - Time brasileiro ficou com o primeiro lugar do Grupo A da Copa América
Copa Cidade tem três jogos no final de semana
ESPORTES - Rodada conta com os últimos confrontos da fase classificatória
Patinação: Copa XLise e Festival 25 anos movimentam Poliesportivo
ESPORTES - Evento ocorre neste sábado e movimenta patinadores de todo o Estado
Mais de 10 mil peças para aquecer os cabraisenses
GERAL - Distribuição das roupas arrecadadas ocorreu nesta terça-feira (18) para centenas de famílias moradoras de Novo Cabrais
Lixo eletrônico será recolhido na terça
GERAL - Mutirão da prefeitura vai passar por todas as localidades para coletar os materiais e dar o destino correto aos mesmos
Ipiranga leva a livre e Associação conquista o veterano
ESPORTES - Novo Cabrais conheceu os campeões do municipal de futebol sete, na última sexta-feira, no Centro Desportivo Municipal
Bela Vista e Flamengo jogam nesta sexta
ESPORTES
Copa Feminina: Brasil pega a França
ESPORTES
Série Ouro: Assaf faz parceria e vai jogar em Vale Verde
ESPORTES
Copa América: Diante do Peru, tentativa de reação
ESPORTES - Seleção Brasileira passa por fase de incertezas. Em 1989, time superou dificuldades
São Martinho é campeão em Monte Alverne
ESPORTES
Série D do Brasileiro: Avenida precisa de vitória simples
ESPORTES - Torcida deverá lotar o Estádio dos Eucaliptos, domingo, às 16h, contra o Caxias, valendo classificação
CTG Erva Mate realiza almoço
GERAL - Evento comemora um ano da inauguração do Espaço Cultural Antonio Augusto Fagundes
Exibições de filmes preparam público
VARIEDADES
Novo Cemai será o Hospital da Criança
GERAL - Prefeito Telmo Kirst rebatizou a obra e salientou o protagonismo da Secretaria Municipal de Saúde
Comunidade recebe R$ 400 mil em investimento social privado
GERAL - Valor foi aplicado em 2018 em ações nos vales do Taquari, Rio Pardo e região do Jacuí

Segundo dia de megaoperação contra o mosquito Aedes Aegypti é neste sábado

As vistorias serão realizadas nos bairros Arroio Grande e Santo Antônio

SAÚDE - 24/05/2019

Oito casos deda doença foram confirmados no município, com isso fica o alerta para a população não deixar água parada e manter o pátio de casa limpo  Oito casos deda doença foram confirmados no município, com isso fica o alerta para a população não deixar água parada e manter o pátio de casa limpo Crédito: Divulgação

Sara Rohde
sara@riovalejornal.com.br

Em meio às preocupações com o surto de dengue na região, mais um fim de semana será de prevenção à doença no município. Após visitas e ações intensas em residências dos bairros Santo Inácio e Universitário, chegou a vez da megaoperação contra o mosquito Aedes Aegypti ser realizada nos bairros Arroio Grande e Santo Antônio. As vistorias ocorrem neste sábado, 25, das 8 às 17h30.
O objetivo é único: exterminar os focos do mosquito transmissor da dengue. E para isto a Prefeitura Municipal e a Defesa Civil realizam a segunda etapa da megaoperação que mobilizará 400 pessoas, equipe composta por agentes comunitários de saúde e de endemias, agentes da Defesa Civil, fiscais da Ucefex, servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) e 7º BIB. 
Conforme o coordenador da Defesa Civil, tenente José Joaquim Dias Barbosa, até à tarde de ontem (quinta-feira) não havia sido definida toda a programação da megaoperação, que deve atingir um raio de 300 metros da constatação do foco. “No Arroio Grande e Santo Antônio serão percorridas em torno de 100 quadras, uma vez que nesta região o território e as quadras são maiores”, disse Barbosa. O tenente ainda explicou que devido maior acúmulo de lixo em alguns pontos, onde moradores descartam os resíduos, o empenho será mais efetivo. “Vamos aumentar os números de veículos, como caminhões e retroescavadeiras, para conseguir realizar 90% das ações contra a dengue”.  
A megaoperação iniciou após a confirmação de cinco casos da doença em Santa Cruz nos últimos dias. Já nessa terça-feira, 21, mais três casos foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), o que resultou em oito casos registrados no município somente neste ano. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde foram 21 notificações até a última quarta-feira, oito foram confirmadas, quatro descartadas e nove ainda aguardam pelos resultados. 
Os três últimos casos são de pessoas do bairro Santo Inácio, um homem de 62 anos, outro de 29 anos e uma jovem de 17 anos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todos os diagnosticados passam bem e nenhum precisou de internação.
Na última quarta-feira, 22, o prefeito Telmo Kirst sancionou a lei que dispõe sobre o Programa de Prevenção e Combate ao Mosquito. A partir de agora serão autuadas com penalidades severas todos que facilitarem a proliferação do mosquito, ou seja, o cidadão que tiver o foco em sua residência será advertido, e caso não regularize a situação, na próxima visita será multado. 
A situação é considerada preocupante por isso a Secretaria Municipal de Saúde solicita a compreensão das pessoas e o cuidado com a limpeza dos pátios para que não acumule água parada.