Edição do dia 17/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Seminário Empretec acontece em Santa Cruz do Sul
GERAL - O evento, que está com inscrições abertas, é promovido pelo Sebrae RS e acontecerá de 30/09 a 05/10
Sem meio-campo, Inter agora soma 9 vices nacionais
ESPORTES - Time gaúcho perdeu a Copa do Brasil dentro de casa para o Athletico/PR, campeão inédito do torneio
9ª edição do Open Extreme Brasil enaltece a história das danças urbanas
VARIEDADES - Grandes nomes das danças urbanas do Brasil ministram aulas neste fim de semana
Saúde reforça para o cuidado contra sífilis
SAÚDE
Gravidez na adolescência: número de casos diminui, mas ainda preocupa
GERAL
Semana Municipal de Educação no Trânsito é aprovada pela Câmara
GERAL - Iniciativa é do vereador Alberto Heck (PT) que destaca a destinação de recursos para a realização de uma semana de conscientização por um trânsito mais seguro
Projeto de alunas do Senac Santa Cruz do Sul ajuda na diminuição do uso de sacolas plásticas
GERAL
Conselho lança o Polo dos Vales
GERAL
ENTRE QUATRO: Encenação acontece hoje e amanhã
VARIEDADES
RECEITA FEDERAL: Nova sede atenderá a partir de 8 de outubro
GERAL - Além da Delegacia da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda também deve ocupar o espaço
Fentifumo inicia pauta de negociação
GERAL - Primeira reunião com a Federação e os Sindicatos ocorre na próxima quinta-feira
Otelio Drebes realiza palestra a professores
EDUCAÇÃO
Semana do Ministério Público começa hoje
GERAL - Promotores do caso Bernardo Boldrini estarão presentes
Reunião sobre Plantas Biotivas inicia hoje
GERAL
Prefeitura lança Alvará Digital
GERAL - A partir de agora, o documento pode ser feito em poucas horas, sem precisar sair de casa
Educar-se e Centro de Línguas promovem imersão bilíngue
EDUCAÇÃO
Sincotec-Varp realiza capacitação nesta quarta
GERAL
Projeto vai apresentar Santa Cruz e a 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Nos dois sábados da Festa da Alegria, ônibus sairão de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria

Prefeitura lança Programa Fila Zero

O programa que inicia no dia 3 de junho, visa reduzir a fila de consultas e exames agendados

SAÚDE - 24/05/2019

Régis Oliveira: 'Podemos dizer que hoje Santa Cruz do Sul tem a melhor saúde pública do Brasil'Régis Oliveira: 'Podemos dizer que hoje Santa Cruz do Sul tem a melhor saúde pública do Brasil' Crédito: Rolf Steinhaus

Rosibel Fagundes
rosibel@riovalejornal.com.br

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde lançou no fim da tarde desta quinta-feira 23, o Programa Fila Zero.  Com o objetivo de reduzir as filas de espera por consultas com médicos especialistas e exames de baixa e média complexidade. Serão mais de 20 especialidades médicas oferecidas em um período de oito meses. A parceria será feita com os hospitais Santa Cruz e Ana Nery e com três clínicas particulares na área de fonoaudiologia.
O mutirão começa no dia 3 de junho. Conforme o secretário Régis de Oliveira Junior, a prioridade de atendimento será para aquelas pessoas que estão há mais tempo na fila de espera. “Estamos resolvendo um problema histórico de uma década. Estamos nos propondo a zerar toda esta demanda reprimida. Hoje nossa demanda é muito superior à nossa capacidade de atendimento. Com essa ação queremos equilibrar a oferta e a procura, pelo menos por um bom tempo, enquanto trabalhamos em busca de soluções definitivas. Atualmente temos 7.600 pessoas com consultas e exames agendados. Temos pacientes que estão aguardando em torno de dois anos por uma consulta.”
Conforme a Secretaria de Saúde, somente na área da traumatologia, 1.456 pessoas aguardam por uma primeira consulta, na dermatologia são 1.086 pacientes à espera de um agendamento e, na reumatologia, outros 654 estão na mesma situação. Ainda de acordo com o secretário, a perspectiva é de que até fevereiro de 2020, toda a demanda recebida até 30 de abril deste ano seja reduzida a quase zero. “Podemos dizer que hoje Santa Cruz do Sul tem a melhor saúde pública do Brasil”, afirma o secretário. Os pacientes contemplados com o programa terão os nomes divulgados em uma lista, que será publicada no site oficial da Prefeitura diariamente. Os locais para realização de exames e consultas serão divulgados aos usuários no momento do agendamento, de acordo com o prestador do serviço.
As marcações também serão feitas por telefone através da Central de Regulação. Para isso, o usuário deverá estar com o número de telefone atualizado no cadastro.  Durante o lançamento do Programa o prefeito Telmo Kirst elogiou o trabalho desenvolvido pelo secretário e sua equipe. “Já tivemos a prova que as mudanças na área da saúde estão dando certo. Em doze dias, 629 pessoas foram atendidas pelo Programa Portas Abertas em horários alternativos nas unidades de saúde. Então eu acho, que o Programa Fila Zero veio para ficar, e é uma inovação. Então quando o programa é factível não importa que ele seja ousado, tem que ousar. E a gente tem que ter coragem para mudar as coisas. Com esta atitude estamos mudando um ciclo que a secretaria da saúde viveu”, afirmou Telmo Kirst. Na ocasião, a Prefeitura também realizou o lançamento da campanha para reduzir as abstenções. Segundo dados da Sesa, entre os meses de janeiro e abril, das 18.477 consultas agendadas com médicos especialistas, 1.802 não ocorreram devido à ausência dos pacientes.
Em caso de dúvidas, os pacientes poderão entrar em contato com a secretaria pelo telefone 51 9 8444 9875. O atendimento é das 8h às 22h, todos os dias da semana.