Edição do dia 17/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Seminário Empretec acontece em Santa Cruz do Sul
GERAL - O evento, que está com inscrições abertas, é promovido pelo Sebrae RS e acontecerá de 30/09 a 05/10
Sem meio-campo, Inter agora soma 9 vices nacionais
ESPORTES - Time gaúcho perdeu a Copa do Brasil dentro de casa para o Athletico/PR, campeão inédito do torneio
9ª edição do Open Extreme Brasil enaltece a história das danças urbanas
VARIEDADES - Grandes nomes das danças urbanas do Brasil ministram aulas neste fim de semana
Saúde reforça para o cuidado contra sífilis
SAÚDE
Gravidez na adolescência: número de casos diminui, mas ainda preocupa
GERAL
Semana Municipal de Educação no Trânsito é aprovada pela Câmara
GERAL - Iniciativa é do vereador Alberto Heck (PT) que destaca a destinação de recursos para a realização de uma semana de conscientização por um trânsito mais seguro
Projeto de alunas do Senac Santa Cruz do Sul ajuda na diminuição do uso de sacolas plásticas
GERAL
Conselho lança o Polo dos Vales
GERAL
ENTRE QUATRO: Encenação acontece hoje e amanhã
VARIEDADES
RECEITA FEDERAL: Nova sede atenderá a partir de 8 de outubro
GERAL - Além da Delegacia da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda também deve ocupar o espaço
Fentifumo inicia pauta de negociação
GERAL - Primeira reunião com a Federação e os Sindicatos ocorre na próxima quinta-feira
Otelio Drebes realiza palestra a professores
EDUCAÇÃO
Semana do Ministério Público começa hoje
GERAL - Promotores do caso Bernardo Boldrini estarão presentes
Reunião sobre Plantas Biotivas inicia hoje
GERAL
Prefeitura lança Alvará Digital
GERAL - A partir de agora, o documento pode ser feito em poucas horas, sem precisar sair de casa
Educar-se e Centro de Línguas promovem imersão bilíngue
EDUCAÇÃO
Sincotec-Varp realiza capacitação nesta quarta
GERAL
Projeto vai apresentar Santa Cruz e a 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Nos dois sábados da Festa da Alegria, ônibus sairão de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria

NOVO CABRAIS: Prefeitura irá construir rede de água na Linha São João

Investimento será de mais de R$ 100 mil e irá atender mais de 60 famílias cabraisenses

GERAL - 24/05/2019

Mais de 60 famílias serão beneficiadas com a nova rede de água Mais de 60 famílias serão beneficiadas com a nova rede de água Crédito: Matheus Haetinger/DecomPMNC

Matheus Haetinger
imprensanovocabrais@gmail.com

A Prefeitura Municipal de Novo Cabrais, através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, anunciou na última sexta-feira (17) o investimento de mais de R$ 100 mil para implantação de uma rede de água na localidade de Linha São João, interior do município. O valor para a obra será totalmente com recursos próprios do Executivo. Na manhã desta sexta, o secretário Agnelo Machado se reuniu com o proprietário da área que será utilizada para captação da água que será distribuída para os moradores da região, o empresário Mateus Cerentini. 
No encontro foram discutidos os detalhes da cedência da vertente, ajustes do trajeto da rede e como ela será implantada. Esse projeto foi planejado em 2014 ainda no governo do ex-prefeito Leodegar Rodrigues. Na época, a obra da nova rede seria atendida com recursos provenientes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), mas o projeto acabou sendo indeferido ao longo do desenvolvimento. Contudo, a administração não mediu esforços para atender a demanda antiga dessa comunidade e irá realizar a obra com recursos municipais. 
O secretário de Meio Ambiente e Turismo, Agnelo Machado, destaca o compromisso da administração com esta comunidade e afirma que graças à soma de esforços da equipe da gestão municipal e dos moradores da Linha São João, finalmente o projeto sairá do papel. “Quando firmamos o compromisso com a comunidade sabíamos das dificuldades que enfrentaríamos para executá-lo, mas com a soma de esforços e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos, conseguimos viabilizar esse projeto que beneficiará mais de 60 famílias com água de alta qualidade”, ressalta Agnelo. 

Secretário Agnelo com o proprietário da vertente, Mateus CerentiniSecretário Agnelo com o proprietário da vertente, Mateus Cerentini Crédito: Matheus Haetinger/DecomPMNC

PRIORIDADE 
O prefeito André de Lacerda trata este projeto como uma prioridade do seu plano de governo e reafirma o compromisso com a população. “Fizemos tudo o que foi possível pra ultrapassar a burocracia e utilizar o recurso da Funasa. Como não foi possível neste ano, já garantimos no orçamento de 2019 os valores necessários para implantar 100% do projeto. Esse era um compromisso nosso com os moradores da Linha São João e que agora vamos conseguir cumprir”, conclui o prefeito.
O prefeito ressalta que o próximo passo agora será reunir os moradores da localidade atendida e divulgar o projeto com o cronograma de execução da obra. Ao longo da próxima semana a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, responsável pelo fornecimento de água no município, estará na comunidade convidando para uma reunião. O prefeito André se diz muito satisfeito em poder cumprir mais um objetivo do seu plano de governo para o desenvolvimento do município. 
O secretário Agnelo destaca a importância das parcerias para a elaboração do projeto, que contou com auxílio do setor de engenharia da prefeitura, como também da Emater/RS-Ascar do município. Além disso, o secretário também ressalta a parceria entre o Executivo e a comunidade para a execução do mesmo. “É com esta forma que temos que trabalhar, pois o nosso objetivo é sempre o melhor para todos”, finaliza o titular da pasta de Meio Ambiente e Turismo.