Edição do dia 17/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Seminário Empretec acontece em Santa Cruz do Sul
GERAL - O evento, que está com inscrições abertas, é promovido pelo Sebrae RS e acontecerá de 30/09 a 05/10
Sem meio-campo, Inter agora soma 9 vices nacionais
ESPORTES - Time gaúcho perdeu a Copa do Brasil dentro de casa para o Athletico/PR, campeão inédito do torneio
9ª edição do Open Extreme Brasil enaltece a história das danças urbanas
VARIEDADES - Grandes nomes das danças urbanas do Brasil ministram aulas neste fim de semana
Saúde reforça para o cuidado contra sífilis
SAÚDE
Gravidez na adolescência: número de casos diminui, mas ainda preocupa
GERAL
Semana Municipal de Educação no Trânsito é aprovada pela Câmara
GERAL - Iniciativa é do vereador Alberto Heck (PT) que destaca a destinação de recursos para a realização de uma semana de conscientização por um trânsito mais seguro
Projeto de alunas do Senac Santa Cruz do Sul ajuda na diminuição do uso de sacolas plásticas
GERAL
Conselho lança o Polo dos Vales
GERAL
ENTRE QUATRO: Encenação acontece hoje e amanhã
VARIEDADES
RECEITA FEDERAL: Nova sede atenderá a partir de 8 de outubro
GERAL - Além da Delegacia da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda também deve ocupar o espaço
Fentifumo inicia pauta de negociação
GERAL - Primeira reunião com a Federação e os Sindicatos ocorre na próxima quinta-feira
Otelio Drebes realiza palestra a professores
EDUCAÇÃO
Semana do Ministério Público começa hoje
GERAL - Promotores do caso Bernardo Boldrini estarão presentes
Reunião sobre Plantas Biotivas inicia hoje
GERAL
Prefeitura lança Alvará Digital
GERAL - A partir de agora, o documento pode ser feito em poucas horas, sem precisar sair de casa
Educar-se e Centro de Línguas promovem imersão bilíngue
EDUCAÇÃO
Sincotec-Varp realiza capacitação nesta quarta
GERAL
Projeto vai apresentar Santa Cruz e a 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Nos dois sábados da Festa da Alegria, ônibus sairão de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria

Lançada a quarta edição do Projeto Mestre Cuca, Comidas do Bem

GERAL - 24/05/2019

Crédito: Divulgação

Uma iniciativa que deu certo promete angariar ainda mais adeptos em sua quarta edição. É o Projeto Mestre Cuca, Comidas do Bem, lançado na manhã desta sexta-feira, dia 24, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEE). O ato ocorreu em meio a uma reunião de trabalho dos professores da disciplina de Língua Portuguesa e contou com a participação dos organizadores, de representantes da Unisc e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa).

O Projeto Mestre Cuca, realizado pelo Município de Santa Cruz do Sul, através da SEE, em parceria com o Curso de Gastronomia da Unisc, consiste na escolha, divulgação e premiação de receitas elaboradas por alunos dos anos 6º e 7º das Escolas Municipais de Ensino Fundamental. O objetivo é oportunizar a prática culinária de forma saudável, despertando dons, habilidades, diferentes aprendizagens e trabalhando a importância da alimentação, de forma criativa e saudável. 

De acordo com a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, em 2019 o concurso traz uma novidade: a premiação na etapa final de duas categorias, doces e salgados. Ela chama a atenção para a questão da transversalidade. “O envolvimento dos professores é grande e o aprendizado dos alunos também porque o projeto envolve diferentes disciplinas. Além da escrita das receitas, os alunos também precisam saber calcular a quantidade de cada ingrediente, colocar as medidas corretamente, conhecer aquele alimento, sua história e seus benefícios”, explicou.

Esta edição do projeto prevê também levar os alunos para fazer um passeio a uma propriedade rural que trabalhe de forma sustentável e com o cultivo de produtos ecológicos. “O que queremos é justamente resgatar a comida de verdade, da qual nos distanciamos muito. Procuramos ensinar os alunos a fazer as melhores escolhas, a ir em busca de alimentos minimamente processados”, explicou a nutricionista da SEE, Cinara Mussi. “Eles ainda têm muita resistência com algo diferente, é todo um trabalho que precisa ser feito e se a receita partir deles, fica bem mais fácil”.

A parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) este ano acontece por meio do Projeto Crescer Saudável, que busca a prevenção da obesidade infantil e de doenças crônicas não transmissíveis. “Quando se fala em saúde a ação mais importante é a da educação. Por isso o Mestre Cuca é uma iniciativa muito virtuosa”, definiu a dentista da secretaria, Denise Henriqson, membro do grupo gestor do Programa Saúde na Escola. 

Regulamento

Poderão participar do projeto este ano 14 escolas. Estarão habilitadas as primeiras que efetuarem a inscrição. Elas devem preeencher um formulário e enviar à SEE no período de 3 a 14 de junho. Cada escola poderá inscrever, no máximo, três equipes, cada uma composta por três alunos e um professor orientador. Cada equipe poderá representar somente uma receita, escolhendo a categoria na qual deseja participar. 

A escolha da melhor receita ocorrerá em duas etapas: classificatória e final. A primeira acontecerá nos meses de outubro e novembro, dentro da escola, com a realização de dois testes. A a segunda será no dia 14 de novembro, na cozinha do Curso de Gastronomia da Unisc, onde cada equipe terá 10 minutos para apresentação teórica e duas horas para executar a receita. Os finalistas terão suas receitas avaliadas por um grupo de jurados.