Edição do dia 20/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Feriado em Santa Cruz do Sul
GERAL - Saiba como funcionarão os principais serviços nesta sexta-feira, 20
Livro Dois meninos será lançado em Santa Cruz
VARIEDADES
JTI promove a língua inglesa entre colaboradores
GERAL
Equipes da Afubra realizam avaliações nas lavouras atingidas
GERAL
100 anos Sicredi VRP: Solenidade marca os 100 anos
ESPECIAIS
100 anos Sicredi VRP: Programação intensa durante todo o ano
ESPECIAIS
Dia do Contador: A saúde financeira do seu negócio depende dele
ESPECIAIS - Conheça um pouco mais sobre a profissão do contador e sua data comemorativa
Mensagem pelo Dia do Contador
ESPECIAIS - Rugard Kanitz - presidente do Sincotec VARP
Dia do Contador: Conheça os vencedores da 6ª edição do Concurso de Redação Tributação e Cidadania
ESPECIAIS
Preservação da cultura alemã no traje oficial
VARIEDADES
As donas das flores
GERAL - O trabalho delas é cultivar a natureza que enfeita a cidade
Shopping Santa Cruz recebe convidadas para bate-papo
GERAL - Quatro mulheres estarão à frente do evento de troca de experiências
Irmãos de Axé visitam Terreiro de Candomblé na Bahia
GERAL
Galo tem jogos importantes no final de semana
ESPORTES
Copa CFC Celso abre decisão em Linha Santa Cruz
ESPORTES
Assaf encara a Assoeva no Ginásio da Unisc neste sábado
ESPORTES
SCS Skate Contest: um incentivo ao esporte
ESPORTES
Gelson Conte substitui China Balbino no Avenida
ESPORTES

Escritor Leonardo Brasiliense será o Patrono

A edição acontecerá entre 4 e 10 de setembro, na Praça Getúlio Vargas

VARIEDADES - 28/05/2019

'Acreditamos no livro físico, mas não podemos ignorar que hoje existem muitas formas de leitura', explicou Roberta Pereira (ao centro)'Acreditamos no livro físico, mas não podemos ignorar que hoje existem muitas formas de leitura', explicou Roberta Pereira (ao centro) Crédito: Rolf Steinhaus

Rosibel Fagundes
rosibel@riovalejornal.com.br

A semana começou com a divulgação dos nomes do patrono e do homenageado da 34ª edição da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. O anúncio ocorreu na manhã desta segunda-feira, 27 de maio, na Iluminura Livraria e Cafeteria, no centro. Com o tema ‘Literatura em rede’, o evento acontecerá de 4 a 10 de setembro, na Praça Getúlio Vargas. O patrono desta edição será o contista e escritor, Leonardo Brasiliense. Ele tem 47 anos, e é natural de São Gabriel, mas já residiu em Santa Cruz do Sul. É formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria e atualmente trabalha na Receita Federal. Já o homenageado, é o advogado, professor de Direito na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e poeta, Edison Botelho. Natural do Rio de Janeiro, Botelho que já foi homenageado em outra ocasião sentiu-se lisonjeado e afirmou, “uma das formas mais sublimes de humanizar o ser humano é pela arte, e uma das primeiras artes é a leitura. É aquela que perpetua o conhecimento, aquela que transmite conhecimento de forma milenar”. 
Para a gerente da unidade do Sesc Santa Cruz, Roberta Pereira, o tema ‘Literatura em Rede’ busca discutir o universo da literatura na internet e incentiva a leitura para crianças e adolescentes que passam a maior parte do seu tempo na internet. "Acho que é muito pertinente estarmos falando sobre a ligação ou interlocução da leitura com redes sociais, internet e blog, entre outras plataformas. Acreditamos no livro físico, mas não podemos ignorar que hoje existem muitas formas de leitura. E precisamos achar a resposta de como podemos chegar nestes leitores e qual mágica precisamos fazer para atingi-los”. A partir deste ano, a Feira passará a homenagear também uma personalidade incentivadora da leitura. A escolhida nesta edição é a professora de Língua Portuguesa e Literaturas, e narradora de histórias, Sônia Dettenborn Luz. 
A programação completa da Feira do Livro será lançada no mês de agosto. Antes, no entanto, acontecerá a Festa Literária entre os dias 10 e 14 de junho. A atividade que funciona como uma espécie de aquecimento para a feira do livro levará escritores às escolas da rede pública municipal, estadual e particular. No total, serão sete escolas visitadas onde as crianças e educadores irão conhecer um pouco mais das obras destes escritores e o fazer literário. O evento é promovido pelo Sesc, Prefeitura de Santa Cruz e Unisc.