Edição do dia 20/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Feriado em Santa Cruz do Sul
GERAL - Saiba como funcionarão os principais serviços nesta sexta-feira, 20
Livro Dois meninos será lançado em Santa Cruz
VARIEDADES
JTI promove a língua inglesa entre colaboradores
GERAL
Equipes da Afubra realizam avaliações nas lavouras atingidas
GERAL
100 anos Sicredi VRP: Solenidade marca os 100 anos
ESPECIAIS
100 anos Sicredi VRP: Programação intensa durante todo o ano
ESPECIAIS
Dia do Contador: A saúde financeira do seu negócio depende dele
ESPECIAIS - Conheça um pouco mais sobre a profissão do contador e sua data comemorativa
Mensagem pelo Dia do Contador
ESPECIAIS - Rugard Kanitz - presidente do Sincotec VARP
Dia do Contador: Conheça os vencedores da 6ª edição do Concurso de Redação Tributação e Cidadania
ESPECIAIS
Preservação da cultura alemã no traje oficial
VARIEDADES
As donas das flores
GERAL - O trabalho delas é cultivar a natureza que enfeita a cidade
Shopping Santa Cruz recebe convidadas para bate-papo
GERAL - Quatro mulheres estarão à frente do evento de troca de experiências
Irmãos de Axé visitam Terreiro de Candomblé na Bahia
GERAL
Galo tem jogos importantes no final de semana
ESPORTES
Copa CFC Celso abre decisão em Linha Santa Cruz
ESPORTES
Assaf encara a Assoeva no Ginásio da Unisc neste sábado
ESPORTES
SCS Skate Contest: um incentivo ao esporte
ESPORTES
Gelson Conte substitui China Balbino no Avenida
ESPORTES

CTG e Prefeitura oferecem curso de Violão Gáucho

Aulas gratuitas são ministradas pelo instrumentista Marcello Caminha na modalidade à distância

VARIEDADES - 31/05/2019

Grupo de 15 pessoas se reúne nas terças-feiras para assistir as aulas de violão Grupo de 15 pessoas se reúne nas terças-feiras para assistir as aulas de violão Crédito: Divulgação/DeocmPMNC

Matheus Haetinger
imprensanovocabrais@gmail.com

Uma iniciativa inédita entre o CTG Presilha Pampiana e a Prefeitura de Novo Cabrais está oferecendo um curso de Violão Gaúcho gratuito para 15 pessoas. Esta é a primeira vez que um grupo se reúne com apoio da administração pública para aprender a tocar este tipo de instrumento. O curso é ministrado por um dos maiores instrumentistas do Rio Grande do Sul, Marcello Caminha, e é disponibilizado por uma plataforma digital de ensino e aprendizagem. 
Neste modelo o aluno tem acompanhamento integral e diário do professor, acesso a todos os materiais onde e quando quiser além de poder estar cursando ao lado de colegas alunos de todo o Brasil. A turma de Novo Cabrais é composta por 15 pessoas de nove até 62 anos de idade. O grupo se reúne na sede do CTG Presilha Pampiana nas terças-feiras para assistir as vídeoaulas com o professor Marcello Caminha e nas quintas-feiras para aprimorar a prática do instrumento em grupo.  
Estes encontros contam com a monitoria do também aluno e secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Agnelo Machado, que destaca que o objetivo do curso é despertar o interesse dos alunos pelo Violão Gaúcho, fortalecer e resgatar as origens da cultura e as origens musicais. “É um curso voltado para todos os públicos, desde aquele que nunca tocou violão, bem como aquele que já toca e quer aperfeiçoar o conhecimento, principalmente na técnica gaúcha de tocar violão”, afirma. 
A metade do investimento para ofertar o curso é proporcionada pela Prefeitura de Novo Cabrais, através da secretaria de Educação, Cultura e Desporto e a outra pelo CTG Presilha Pampiana. O prefeito André de Lacerda acredita que estas parcerias são muito positivas, pois a administração também está empenhada para oferecer cultura para a população. “A música tem o poder de transformação e o Violão Gaúcho é uma forma de resgatar as origens e preservar nossa tradição. Que bom que possamos junto com o CTG oferecer este curso para a população”, destaca o prefeito. 
O secretário de Educação, Cultura e Deporto, Valério Garcia, afirma que com essa parceria todos saem ganhando. “Essa parceria entre o CTG e a prefeitura vem a fortalecer o conhecimento dos nossos alunos integrantes da comunidade tradicionalista através da música, que é uma grande ferramenta para o aprendizado”, ressalta o secretário Garcia. 
A patroa do CTG Presilha Pampiana, Fabiana Becker Deicke destaca que sozinha a entidade não consegue desenvolver todas as ações que gostaria de oferecer a sociedade, mas que o prefeito tem sido um grande parceiro em todas as ideias disseminadas pela patronagem do CTG. “Esta parceria com a prefeitura tem tudo para dar certo e servir de exemplo para outras iniciativas. Agradecemos o apoio para desenvolver este projeto que há tempo pleiteávamos”, destaca.
O curso iniciou em abril e tem duração de seis meses. Durante a formatura dos participantes será realizado no município um show com Marcello Caminha. O músico vê esse curso como uma grande oportunidade e parabeniza a iniciativa inédita da prefeitura e do CTG. “Não tenho conhecimento de outro município que fez essa parceria para estudar a cultura gaúcha de forma online”, ressalta. 

Curso é ministrado por um dos maiores instrumentistas do Estado, Marcello CaminhaCurso é ministrado por um dos maiores instrumentistas do Estado, Marcello Caminha Crédito: Divulgação/DeocmPMNC

O CURSO E O PROFESSOR 

Caminha ensina violão gaúcho há 18 anos, contudo, o curso Manual do Violão Gaúcho existe há dois. “É fundamental deixarmos paras a próximas gerações este conhecimento que é bastante oral. Não há muitos registros deste estilo e uma das minhas metas com o curso é catalogar este ensino no estado”, destaca o professor.  Serão ensinados até o mês de outubro 14 ritmos gaúchos, os principais acordes e a montagem de um repertorio com 24 musicas tradicionalistas. 
Segundo Caminha, para ensinar violão à distância sem o contato físico com os alunos é preciso ter uma metodologia específica. “O fundamento da metodologia à distância é o passo a passo. Em cada semana o aluno sobe um degrau. Assim que a gente trabalha e todos conseguem aprender gradativamente”, explica o músico. Ao final do curso os alunos receberão certificados e os mesmos estarão aptos para seguir profissão na música gaúcha.