Edição do dia 20/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Feriado em Santa Cruz do Sul
GERAL - Saiba como funcionarão os principais serviços nesta sexta-feira, 20
Livro Dois meninos será lançado em Santa Cruz
VARIEDADES
JTI promove a língua inglesa entre colaboradores
GERAL
Equipes da Afubra realizam avaliações nas lavouras atingidas
GERAL
100 anos Sicredi VRP: Solenidade marca os 100 anos
ESPECIAIS
100 anos Sicredi VRP: Programação intensa durante todo o ano
ESPECIAIS
Dia do Contador: A saúde financeira do seu negócio depende dele
ESPECIAIS - Conheça um pouco mais sobre a profissão do contador e sua data comemorativa
Mensagem pelo Dia do Contador
ESPECIAIS - Rugard Kanitz - presidente do Sincotec VARP
Dia do Contador: Conheça os vencedores da 6ª edição do Concurso de Redação Tributação e Cidadania
ESPECIAIS
Preservação da cultura alemã no traje oficial
VARIEDADES
As donas das flores
GERAL - O trabalho delas é cultivar a natureza que enfeita a cidade
Shopping Santa Cruz recebe convidadas para bate-papo
GERAL - Quatro mulheres estarão à frente do evento de troca de experiências
Irmãos de Axé visitam Terreiro de Candomblé na Bahia
GERAL
Galo tem jogos importantes no final de semana
ESPORTES
Copa CFC Celso abre decisão em Linha Santa Cruz
ESPORTES
Assaf encara a Assoeva no Ginásio da Unisc neste sábado
ESPORTES
SCS Skate Contest: um incentivo ao esporte
ESPORTES
Gelson Conte substitui China Balbino no Avenida
ESPORTES

Projeto Ler é Bom Demais é lançado

Mais de 2.400 obras literárias foram entregues às escolas municipais

VARIEDADES - 04/06/2019

Programa foi lançado na última sexta-feira no Auditório da Secretaria de Educação Programa foi lançado na última sexta-feira no Auditório da Secretaria de Educação Crédito: Rolf Steinhaus

Sara Rohde
sara@riovalejornal.com.br

Incentivo à leitura e à educação, formar novos mediadores de leitura, estes são os objetivos do ‘Programa Ler é Bom Demais’, lançado nessa sexta-feira, 31 de maio, através da Secretaria Municipal da Educação. Entre as ações do projeto esteve a entrega de mais de 2.400 livros para escolas municipais de ensino fundamental e Cemeja, onde cada instituição recebeu mais de 90 obras literárias. O investimento é de mais de R$ 80 mil. 
Conforme a secretária de Educação, Jaqueline Marques, são várias ações que a Secretaria de Educação vai realizar no decorrer do ano com o intuito de se trabalhar a leitura. “Uma das mais esperadas foi a entrega dos livros de literatura que a gente adquiriu através de uma licitação, uma aquisição bem bacana, pois ela foi feita e construída junto com as escolas, os professores da língua portuguesa, alunos e a direção, pois todos participaram e escolheram os títulos que queriam em seu acervo bibliotecário”, destacou.
Englobam ainda as ações do programa a Mala da Leitura, onde doze escolas municipais participam. Cada uma receberá uma mala com mais de 30 livros, mais assessoria pedagógica e acompanhamento durante todo o segundo semestre. As instituições, após 40 dias, trocarão as malas entre si para variação das obras literárias, uma parceria com a Chili Produtora, com patrocínio do Arroz Rei Arthur e Eny Calçados. 

No projeto Mochila Literária as crianças poderão levar para casa uma mochila repleta de livros para interagirem e lerem com seus paisNo projeto Mochila Literária as crianças poderão levar para casa uma mochila repleta de livros para interagirem e lerem com seus pais Crédito: Rolf Steinhaus

Também foi lançada na ocasião a Mochila Literária, outro projeto de incentivo à leitura que está dentro do Programa AABB Comunidade, onde as crianças poderão levar para casa uma mochila repleta de livros para interagirem e lerem com seus pais.
Outra novidade apresentada foi o incentivo que a Secretaria de Educação fará para 32ª Feira do Livro, onde as instituições receberão transporte para conduzir alunos e professores em um dos eventos mais importante de educação. Ainda três escolas municipais participarão da Festa Literária, que ocorre de 10 a 14 de junho.
Segundo Jaqueline haverá ações de formação de capacitação dos professores municipais, com duas palestrantes de renome nacional, como Eliana Yunes e Nanci Gonçalves Nóbrega, que realizarão encontros periódicos com os professores em feiras de capacitação. “Também teremos mais uma licitação que será lançada ainda em 2019 para a aquisição de livros, cursos e formação com os pais, para incentivar os pais a lerem e contarem histórias para seus filhos. É uma série de ações que na verdade tem o princípio de fomentar a leitura, o hábito da leitura e na verdade, o mais importante, dar o exemplo, pois para fazermos mudanças significativas precisamos do exemplo, então precisamos envolver os pais para eles mostrarem aos seus filhos a importância deste hábito”, concluiu. 

Doze escolas receberão a Mala da Leitura com mais de 30 livros cada. As instituições trocarão de mala entre si após 40 diasDoze escolas receberão a Mala da Leitura com mais de 30 livros cada. As instituições trocarão de mala entre si após 40 dias Crédito: Rolf Steinhaus