Edição do dia 12/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Brigada Militar prende homem por violência doméstica
POLÍCIA
Realeza da Vila lança samba-enredo nesta quinta-feira
GERAL - Na ocasião serão comemorados os 30 anos da escola de samba
Mudanças são anunciadas nas secretarias
GERAL
Dia de visitações, experiências e expectativas no Viva Unisc 2019
GERAL
Solenidade marca aniversário do General Gomes Carneiro
GERAL - Na ocasião também foi comemorada a chegada do III Batalhão ao município
Pequenas atitudes
OPINIÃO
Verrugas Estelares
OPINIÃO
Em defesa da vida
OPINIÃO
CDL aponta 800 vagas temporárias
ECONOMIA - Expectativa é de boas oportunidades de emprego para o período
ACI: Eleição ocorre hoje
GERAL
Vigilância Colaborativa: Lançamento do Programa acontece hoje
GERAL
GREVE: Polícia Civil paralisa nesta quarta-feira
POLÍCIA
Campeonato Municipal inicia no próximo dia 22
ESPORTES
AMO/Unimed VTRP: Atletas brilham pelo estado
ESPORTES
Dois times largam com vitória na estreia da Copa Lisaruth
ESPORTES
Estadual sub 19: Santa Cruz vence fora e fica perto da final
ESPORTES
Regional: São José larga na frente nas semifinais
ESPORTES
Universidade aguarda mais de cinco mil estudantes
GERAL

Projeto Ler é Bom Demais é lançado

Mais de 2.400 obras literárias foram entregues às escolas municipais

VARIEDADES - 04/06/2019

Programa foi lançado na última sexta-feira no Auditório da Secretaria de Educação Programa foi lançado na última sexta-feira no Auditório da Secretaria de Educação Crédito: Rolf Steinhaus

Sara Rohde
[email protected]

Incentivo à leitura e à educação, formar novos mediadores de leitura, estes são os objetivos do ‘Programa Ler é Bom Demais’, lançado nessa sexta-feira, 31 de maio, através da Secretaria Municipal da Educação. Entre as ações do projeto esteve a entrega de mais de 2.400 livros para escolas municipais de ensino fundamental e Cemeja, onde cada instituição recebeu mais de 90 obras literárias. O investimento é de mais de R$ 80 mil. 
Conforme a secretária de Educação, Jaqueline Marques, são várias ações que a Secretaria de Educação vai realizar no decorrer do ano com o intuito de se trabalhar a leitura. “Uma das mais esperadas foi a entrega dos livros de literatura que a gente adquiriu através de uma licitação, uma aquisição bem bacana, pois ela foi feita e construída junto com as escolas, os professores da língua portuguesa, alunos e a direção, pois todos participaram e escolheram os títulos que queriam em seu acervo bibliotecário”, destacou.
Englobam ainda as ações do programa a Mala da Leitura, onde doze escolas municipais participam. Cada uma receberá uma mala com mais de 30 livros, mais assessoria pedagógica e acompanhamento durante todo o segundo semestre. As instituições, após 40 dias, trocarão as malas entre si para variação das obras literárias, uma parceria com a Chili Produtora, com patrocínio do Arroz Rei Arthur e Eny Calçados. 

No projeto Mochila Literária as crianças poderão levar para casa uma mochila repleta de livros para interagirem e lerem com seus paisNo projeto Mochila Literária as crianças poderão levar para casa uma mochila repleta de livros para interagirem e lerem com seus pais Crédito: Rolf Steinhaus

Também foi lançada na ocasião a Mochila Literária, outro projeto de incentivo à leitura que está dentro do Programa AABB Comunidade, onde as crianças poderão levar para casa uma mochila repleta de livros para interagirem e lerem com seus pais.
Outra novidade apresentada foi o incentivo que a Secretaria de Educação fará para 32ª Feira do Livro, onde as instituições receberão transporte para conduzir alunos e professores em um dos eventos mais importante de educação. Ainda três escolas municipais participarão da Festa Literária, que ocorre de 10 a 14 de junho.
Segundo Jaqueline haverá ações de formação de capacitação dos professores municipais, com duas palestrantes de renome nacional, como Eliana Yunes e Nanci Gonçalves Nóbrega, que realizarão encontros periódicos com os professores em feiras de capacitação. “Também teremos mais uma licitação que será lançada ainda em 2019 para a aquisição de livros, cursos e formação com os pais, para incentivar os pais a lerem e contarem histórias para seus filhos. É uma série de ações que na verdade tem o princípio de fomentar a leitura, o hábito da leitura e na verdade, o mais importante, dar o exemplo, pois para fazermos mudanças significativas precisamos do exemplo, então precisamos envolver os pais para eles mostrarem aos seus filhos a importância deste hábito”, concluiu. 

Doze escolas receberão a Mala da Leitura com mais de 30 livros cada. As instituições trocarão de mala entre si após 40 diasDoze escolas receberão a Mala da Leitura com mais de 30 livros cada. As instituições trocarão de mala entre si após 40 dias Crédito: Rolf Steinhaus