Edição do dia 25/06/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Integrante da comitiva de Bolsonaro é preso na Espanha
POLÍCIA - Militar portava 39kg de cocaína na viagem rumo ao Japão
Empresários estão otimistas com relação à queda da inadimplência em 2019
ECONOMIA - Em Santa Cruz do Sul, o índice tem se mantido nos primeiros meses do ano e segue mais baixo em comparação ao restante do Brasil
Câmara aprova contratações de servidores
GERAL
Invernadas mirins dos CTGs Lanceiros e Rincão da Alegria conquistam bons resultados no Enart
VARIEDADES
Um em cada cinco brasileiros afirma dirigir usando o celular
GERAL
Semana Ufológica passa por Santa Cruz
GERAL - Evento itinerante que envolve cinco cidades do Rio Grande do Sul acontece nesta terça no município
Adolescência é tema de seminário ampliado
GERAL - Participaram do evento representantes de parceiros da educação e assistência social nos municípios
Empresas de Santa Cruz do Sul participam da Exposuper Acats em SC
GERAL
Mês romântico no Riovale Jornal
GERAL - Em parceria com empresas santa-cruzenses diversos prêmios foram sorteados na página do Facebook
Corede/VRP faz renovação da Assembleia nesta terça
GERAL - Encontro para a definição dos novos integrantes ocorre no dia 25 de junho, na sala 101 da Unisc
Unimed VTRP recebe startups de diversos cantos do Brasil
GERAL - Evento acontece na próxima quarta-feira, 26, em Lajeado
Teia de Saberes 2019 contempla terceira idade
GERAL
Pesquisa avalia transformações da vida no campo
GERAL - Resultados de estudo realizado com famílias que plantam tabaco em Vale do Sol gerou livro
Viagem Segura de Corpus Christi fiscaliza 37,4 mil veículos no RS
GERAL
Encontro debate a Lei Geral de proteção de Dados
GERAL
CPERS: Encontro Regional é na quinta
GERAL
Assembleia Geral Ordinária acontece na quarta
GERAL
Santa Cruz registra 100 notificações de dengue
SAÚDE

Santa Cruz registra terceiro caso da doença

A vítima é um homem de 38 anos, que não estava imunizado

SAÚDE - 04/06/2019

Vacina está disponível em todas as unidades de saúde Vacina está disponível em todas as unidades de saúde Crédito: Rolf Steinhaus

Rosibel Fagundes 
rosibel@riovalejornal.com.br 

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul através do setor de Vigilância Epidemiológica confirmou na tarde desta segunda-feira, 3, o terceiro caso de gripe A neste ano registrado no município. A vítima é um homem de 38 anos, que não estava imunizado. Ao ser diagnosticado ele foi internado no hospital, e após o tratamento recebeu alta. As outras duas vítimas são crianças, uma com de 1 ano e 7 meses que possui asma e teria contraído a doença antes do início da vacinação e a outra  de 3 anos, que não estava vacinada. Todos receberam o tratamento e passam bem. No total, foram 17 casos suspeitos da doença. Nove destes, estão sendo analisados. Três pessoas foram detectadas sem identificação viral. Uma constatada a presença de Adenovírus, que resultou em morte; já o outro constava o Vírus Sincicial Respiratório.  
A Campanha de vacinação contra a gripe focada no público prioritário no Rio Grande do Sul  foi encerrada na última sexta-feira, 31 de maio, sem atingir a meta de cobertura vacinal de 90%.   Pelo menos três milhões de gaúchos foram vacinados, o que representa 79% de cobertura dos grupos prioritários. Apenas 119 municípios gaúchos atingiram a meta até as 13h de sexta-feira.  
Na 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) de Santa Cruz do Sul, a cobertura foi de 76,27%.  Apenas um município alcançou a meta, que foi Mato Leitão. Santa Cruz do Sul registrou apenas 77% de cobertura vacinal. De acordo com a coordenadora do setor de imunização da 13ª CRS, Marlene Webber Andriolo, entre os grupos prioritários que tiveram maior cobertura está o de professores com 103,47%, seguido por idosos com 87,11% e puérperas com 85,51%. Os que apresentaram menor índice estão os grupos de pessoas com comorbidade com 67,66%, gestantes com 70,66% e crianças com 71,07%.  
A partir desta segunda-feira, 3, a vacinação contra a gripe foi aberta a toda a população. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 11h45 e das 13 horas às 17 horas. Além destes locais, as unidades específicas do interior e os postos de saúde que contam com o programa Portas Abertas estão atendendo em horários alternativos. No entanto, a orientação segundo Marlene Weber Andriolo é para que os grupos prioritários aproveitem esta oportunidade e se imunizem. “Esta é mais uma chamada para as crianças, gestantes, doentes crônicos e outras pessoas que correspondem ao público alvo para que procure o quanto antes as unidades de saúde. A vacinação está aberta a toda a população enquanto durarem os estoques. Não recebemos nenhuma informação sobre a complementação de doses”.  
Até a manhã desta segunda-feira, 36.965 pessoas receberam a dose da vacina em Santa Cruz. Sendo que o total de grupos priorizados no município é de 36.347. A vacina disponível na rede pública neste ano é trivalente, ou seja, é composta por um vírus similar à influenza A (H1N1), um similar à influenza A (H3N2) e outro similar à influenza B (linhagem B/Victoria).