Edição do dia 20/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Feriado em Santa Cruz do Sul
GERAL - Saiba como funcionarão os principais serviços nesta sexta-feira, 20
Livro Dois meninos será lançado em Santa Cruz
VARIEDADES
JTI promove a língua inglesa entre colaboradores
GERAL
Equipes da Afubra realizam avaliações nas lavouras atingidas
GERAL
100 anos Sicredi VRP: Solenidade marca os 100 anos
ESPECIAIS
100 anos Sicredi VRP: Programação intensa durante todo o ano
ESPECIAIS
Dia do Contador: A saúde financeira do seu negócio depende dele
ESPECIAIS - Conheça um pouco mais sobre a profissão do contador e sua data comemorativa
Mensagem pelo Dia do Contador
ESPECIAIS - Rugard Kanitz - presidente do Sincotec VARP
Dia do Contador: Conheça os vencedores da 6ª edição do Concurso de Redação Tributação e Cidadania
ESPECIAIS
Preservação da cultura alemã no traje oficial
VARIEDADES
As donas das flores
GERAL - O trabalho delas é cultivar a natureza que enfeita a cidade
Shopping Santa Cruz recebe convidadas para bate-papo
GERAL - Quatro mulheres estarão à frente do evento de troca de experiências
Irmãos de Axé visitam Terreiro de Candomblé na Bahia
GERAL
Galo tem jogos importantes no final de semana
ESPORTES
Copa CFC Celso abre decisão em Linha Santa Cruz
ESPORTES
Assaf encara a Assoeva no Ginásio da Unisc neste sábado
ESPORTES
SCS Skate Contest: um incentivo ao esporte
ESPORTES
Gelson Conte substitui China Balbino no Avenida
ESPORTES

Santa Cruz registra terceiro caso da doença

A vítima é um homem de 38 anos, que não estava imunizado

SAÚDE - 04/06/2019

Vacina está disponível em todas as unidades de saúde Vacina está disponível em todas as unidades de saúde Crédito: Rolf Steinhaus

Rosibel Fagundes 
rosibel@riovalejornal.com.br 

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul através do setor de Vigilância Epidemiológica confirmou na tarde desta segunda-feira, 3, o terceiro caso de gripe A neste ano registrado no município. A vítima é um homem de 38 anos, que não estava imunizado. Ao ser diagnosticado ele foi internado no hospital, e após o tratamento recebeu alta. As outras duas vítimas são crianças, uma com de 1 ano e 7 meses que possui asma e teria contraído a doença antes do início da vacinação e a outra  de 3 anos, que não estava vacinada. Todos receberam o tratamento e passam bem. No total, foram 17 casos suspeitos da doença. Nove destes, estão sendo analisados. Três pessoas foram detectadas sem identificação viral. Uma constatada a presença de Adenovírus, que resultou em morte; já o outro constava o Vírus Sincicial Respiratório.  
A Campanha de vacinação contra a gripe focada no público prioritário no Rio Grande do Sul  foi encerrada na última sexta-feira, 31 de maio, sem atingir a meta de cobertura vacinal de 90%.   Pelo menos três milhões de gaúchos foram vacinados, o que representa 79% de cobertura dos grupos prioritários. Apenas 119 municípios gaúchos atingiram a meta até as 13h de sexta-feira.  
Na 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) de Santa Cruz do Sul, a cobertura foi de 76,27%.  Apenas um município alcançou a meta, que foi Mato Leitão. Santa Cruz do Sul registrou apenas 77% de cobertura vacinal. De acordo com a coordenadora do setor de imunização da 13ª CRS, Marlene Webber Andriolo, entre os grupos prioritários que tiveram maior cobertura está o de professores com 103,47%, seguido por idosos com 87,11% e puérperas com 85,51%. Os que apresentaram menor índice estão os grupos de pessoas com comorbidade com 67,66%, gestantes com 70,66% e crianças com 71,07%.  
A partir desta segunda-feira, 3, a vacinação contra a gripe foi aberta a toda a população. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 11h45 e das 13 horas às 17 horas. Além destes locais, as unidades específicas do interior e os postos de saúde que contam com o programa Portas Abertas estão atendendo em horários alternativos. No entanto, a orientação segundo Marlene Weber Andriolo é para que os grupos prioritários aproveitem esta oportunidade e se imunizem. “Esta é mais uma chamada para as crianças, gestantes, doentes crônicos e outras pessoas que correspondem ao público alvo para que procure o quanto antes as unidades de saúde. A vacinação está aberta a toda a população enquanto durarem os estoques. Não recebemos nenhuma informação sobre a complementação de doses”.  
Até a manhã desta segunda-feira, 36.965 pessoas receberam a dose da vacina em Santa Cruz. Sendo que o total de grupos priorizados no município é de 36.347. A vacina disponível na rede pública neste ano é trivalente, ou seja, é composta por um vírus similar à influenza A (H1N1), um similar à influenza A (H3N2) e outro similar à influenza B (linhagem B/Victoria).