Edição do dia 16/07/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Prefeitura decreta ponto facultativo dia 26
GERAL
Isnar Amaral estará no Espaço de Vie
GERAL
De olho no futuro do comércio
ECONOMIA
Comerciantes veem futuro positivo
ECONOMIA - Reformas propostas pelo governo Bolsonaro lançam esperança na economia local
Liquidações prometem aquecer as vendas
ECONOMIA
Restaurante da Gruta dos Índios: Novas instalações inauguram nesta quinta-feira
GERAL - Com espaço ampliado, estabelecimento vai preservar a cultura alemã oferecendo alimentos, bebidas típicas e artigos em um só local e fora de época
Cisvale poderá facilitar a abertura de novas agroindústrias
ECONOMIA - Entraves burocráticos que têm tornado demorada a liberação de alvarás poderão acabar
Evento de moda e beleza prepara noite de gala
VARIEDADES
HSC sedia curso do Coren sobre código de ética
SAÚDE
Vamos ajudar a Duda!
VARIEDADES
Colégio Dom Alberto: há 17 anos proporcionando ensino de qualidade
EDUCAÇÃO
Gesc embarcou no último domingo para os EUA
GERAL - Participantes saíram rumo ao Jamboree Mundial que reunirá aproximadamente 45 mil pessoas
Premiados no município serão conhecidos na próxima quinta-feira
EMPRESARIAL
Assembleia vai eleger o novo presidente
GERAL - Concessão da RSC-287 estará em pauta durante a reunião
Bom companheirismo - Permanente Bandeira
OPINIÃO
Aposentadoria Especial e continuidade na função insalubre
OPINIÃO
Sobre a Reforma da Previdência
OPINIÃO
Etapa de Santa Cruz: Piloto argentino retorna à Stock Car
ESPORTES

Cursos técnicos aceleram entrada no mercado de trabalho

GERAL - 06/06/2019

A taxa de desemprego no Brasil subiu para 12,4% no trimestre de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019, atingindo 13,1 milhões de pessoas, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diante desse cenário, escolher um curso técnico para se qualificar pode proporcionar um acesso mais rápido a uma vaga de emprego.

A metodologia dos cursos profissionalizantes possui foco na prática e as vantagens estão relacionadas ao investimento e à preparação dos alunos para exercer apoio técnico aos processos de diversas áreas. Além disso, determinados cursos técnicos, como por exemplo o curso Técnico em Informática e seus dois anos de duração podem ser feitos juntos com o Ensino Médio. “Considero uma ótima alternativa para quem ainda está no Ensino Médio. Eu fiz isso. Realizei um curso Técnico em Informática à noite enquanto, pela manhã, ainda tinha aula do Ensino Médio”, lembra o docente do Técnico em Informática do Senac Santa Cruz do Sul, Luiz Rauber.

Luiz enfatiza que se houver alguma dúvida sobre como é o curso técnico, que a pessoa vá até uma escola e a conheça, peça para falar com um docente do curso que quer fazer e peça explicações sobre o conteúdo e aulas. “Também procure e converse com alunos ou egressos do curso que quer fazer. Se informar antes de começar é interessante para já ingressar com noções sobre o que verá. Isso agiliza o aprendizado e a preparação para o mercado”, recomenda o docente.

Adriano Pereira Dummer e a esposa trabalham com fotografia de eventos há quatro anos. Desde o ano passado, também realizam produções de formaturas. Adriano cursou Técnico em Administração e, após colocar em prática o aprendizado em seu negócio, obteve um aumento de mais de 100% em fechamento de contratos e eventos por mês. Além disso, começaram a investir e a utilizar um único caixa voltado apenas para o negócio, possibilitando um grande crescimento financeiro e comercial. “Eu passei a ver a Administração de modo diferente. Antes, encarava mais como um processo de arquivar papel e fazer documentos. Comecei a enxergar a área como um gestor, pensando em estratégias e planejamentos”, afirma Adriano.

A diferença entre o curso técnico e a graduação, segundo o empreendedor, está na prática que muitas vezes a graduação não proporciona. “Como diz um amigo meu, na faculdade aprendemos o porquê é feito daquela forma e no curso técnico, aprendemos como fazer’”, finaliza.

A média salarial de um profissional Técnico em Administração varia de R$ 1.174 a R$ 6.000