Edição do dia 17/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Seminário Empretec acontece em Santa Cruz do Sul
GERAL - O evento, que está com inscrições abertas, é promovido pelo Sebrae RS e acontecerá de 30/09 a 05/10
Sem meio-campo, Inter agora soma 9 vices nacionais
ESPORTES - Time gaúcho perdeu a Copa do Brasil dentro de casa para o Athletico/PR, campeão inédito do torneio
9ª edição do Open Extreme Brasil enaltece a história das danças urbanas
VARIEDADES - Grandes nomes das danças urbanas do Brasil ministram aulas neste fim de semana
Saúde reforça para o cuidado contra sífilis
SAÚDE
Gravidez na adolescência: número de casos diminui, mas ainda preocupa
GERAL
Semana Municipal de Educação no Trânsito é aprovada pela Câmara
GERAL - Iniciativa é do vereador Alberto Heck (PT) que destaca a destinação de recursos para a realização de uma semana de conscientização por um trânsito mais seguro
Projeto de alunas do Senac Santa Cruz do Sul ajuda na diminuição do uso de sacolas plásticas
GERAL
Conselho lança o Polo dos Vales
GERAL
ENTRE QUATRO: Encenação acontece hoje e amanhã
VARIEDADES
RECEITA FEDERAL: Nova sede atenderá a partir de 8 de outubro
GERAL - Além da Delegacia da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda também deve ocupar o espaço
Fentifumo inicia pauta de negociação
GERAL - Primeira reunião com a Federação e os Sindicatos ocorre na próxima quinta-feira
Otelio Drebes realiza palestra a professores
EDUCAÇÃO
Semana do Ministério Público começa hoje
GERAL - Promotores do caso Bernardo Boldrini estarão presentes
Reunião sobre Plantas Biotivas inicia hoje
GERAL
Prefeitura lança Alvará Digital
GERAL - A partir de agora, o documento pode ser feito em poucas horas, sem precisar sair de casa
Educar-se e Centro de Línguas promovem imersão bilíngue
EDUCAÇÃO
Sincotec-Varp realiza capacitação nesta quarta
GERAL
Projeto vai apresentar Santa Cruz e a 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Nos dois sábados da Festa da Alegria, ônibus sairão de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria

Um banho de Agroecologia no VRP

OPINIÃO - 11/06/2019

Crédito: Divulgação/AAVRP

A Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo – AAVRP é fundada no final de 2013, com o intuito de reunir em torno de si, entidades na região que trabalham com a Agricultura Familiar Camponesa, na promoção da produção orgânica e Agroecologia, buscando construir uma agenda conjunta e a organização de ações/atividades que fortaleçam a Agroecologia na região. Atualmente são 21 entidades/organizações, divididas entre escolas, universidades, sítios, sindicato, associações de agricultores/as, órgãos públicos, enfim uma representatividade diversa, própria da Agroecologia.
A Articulação se reúne uma vez por mês alternando local, promovendo nos 5 anos de existência, quatro Seminários Regionais de Agroecologia - SERA, trazendo diversos temas de debate, mesclado com oficinas práticas de socialização de técnicas e tecnologias de produção orgânica e Agroecológica. Um evento afirmado regionalmente que dá dimensão concreta das ações e envolvimentos das entidades que formam a AAVRP. Destaca-se outras atividades como encontros regionais de sementes crioulas, debates de temas específicos durante o ano e que foi tão decisiva para a criação do Bacharel em Agroecologia UERGS/AGEFA, atualmente em curso na região, bem como a Especialização em Agroecologia e Produção Orgânica em fase de conclusão, já se ensaiando para uma segunda edição.
Desta vez era o momento AAVRP dar um passo além, quando em reunião se decidiu por uma Semana dos Alimentos Orgânicos da AAVRP/2019. Assim, chegamos a uma semana de 12 dias, com o apoio da CPORG/RS, iniciada no dia 24/05, com 18 atividades previstas, ocorrendo 16 destas – (Os dias de campo no Sítio Surucuá em Rio Pardo e na propriedade de Jean Hirsch em Sinimbu, foram transferidos para julho devido as chuvas). Foram cerca de 52 horas de atividades envolvendo a Juventude do Campo e urbana, mulheres, feirantes, agricultores/as, escolas, sindicato, universidades, trazendo temáticas como alimentação, preservação de abelhas, manejo de plantas espontâneas, certificação, produção e comercialização de alimentos orgânicos, cooperação agroecológica e demais temas. Houve a participação direta de quase 1400 pessoas, mais as duas atividades a se realizar, passará de 1500 participantes.
A SAO da AAVRP contou com a importante parceria da imprensa regional, jornais impressos, portais de informações, tv e rádio, publicaram durante a SAO, 30 reportagens jornalísticas, entre jornal impresso, tv, portal de informação e programas de rádio. Foram quase 10 minutos de tv, cerca de 120 minutos de entrevistas em Rádio, 10 inserções em jornais impressos e aproximadamente 20 reportagens em portais de informação. Foram mais de 50 fotos vinculadas a SAO nas mídias, o que contribui decisivamente para afirmarmos a Agroecologia na região, pela sua essência, produzir alimentos agroecológicos, os primeiros promotores de saúde pública.
Na noite de 05/06, na EFASC, foi feito um balanço geral SAO da AAVRP/2019, bem como uma avaliação da Semana, com cerca 80 participantes, onde se avaliou positivamente a articulação entre as entidades da AAVRP, que se fortalece a cada ação dessa envergadura, bem como a contribuição da imprensa regional, sendo decisiva para colocar a produção orgânica e a Agroecologia na agenda da região. Como destaca Sighard Hermany, do CAPA, há mais de 30 anos na promoção da Agroecologia: “Estamos vivendo um período diferente e poder participar e fazer uma semana como essa, nos dá muita esperança, porque estamos no caminho certo promovendo a vida, porque as pessoas são o que temos de mais importante nesse mundo”, finaliza. Que venha a II SAO da AAVRP em 2020.

*João Paulo Reis Costa e Adair Pozzebon – Coordenação da AAVRP