Edição do dia 25/06/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Empresários estão otimistas com relação à queda da inadimplência em 2019
ECONOMIA - Em Santa Cruz do Sul, o índice tem se mantido nos primeiros meses do ano e segue mais baixo em comparação ao restante do Brasil
Câmara aprova contratações de servidores
GERAL
Invernadas mirins dos CTGs Lanceiros e Rincão da Alegria conquistam bons resultados no Enart
VARIEDADES
Um em cada cinco brasileiros afirma dirigir usando o celular
GERAL
Semana Ufológica passa por Santa Cruz
GERAL - Evento itinerante que envolve cinco cidades do Rio Grande do Sul acontece nesta terça no município
Adolescência é tema de seminário ampliado
GERAL - Participaram do evento representantes de parceiros da educação e assistência social nos municípios
Empresas de Santa Cruz do Sul participam da Exposuper Acats em SC
GERAL
Mês romântico no Riovale Jornal
GERAL - Em parceria com empresas santa-cruzenses diversos prêmios foram sorteados na página do Facebook
Corede/VRP faz renovação da Assembleia nesta terça
GERAL - Encontro para a definição dos novos integrantes ocorre no dia 25 de junho, na sala 101 da Unisc
Unimed VTRP recebe startups de diversos cantos do Brasil
GERAL - Evento acontece na próxima quarta-feira, 26, em Lajeado
Teia de Saberes 2019 contempla terceira idade
GERAL
Pesquisa avalia transformações da vida no campo
GERAL - Resultados de estudo realizado com famílias que plantam tabaco em Vale do Sol gerou livro
Viagem Segura de Corpus Christi fiscaliza 37,4 mil veículos no RS
GERAL
Encontro debate a Lei Geral de proteção de Dados
GERAL
CPERS: Encontro Regional é na quinta
GERAL
Assembleia Geral Ordinária acontece na quarta
GERAL
Santa Cruz registra 100 notificações de dengue
SAÚDE
O cuidado de cada dia
GERAL - Em Santa Cruz do Sul 184 casos de ameaça contra a mulher já foram registrados neste ano

Mau tempo atrapalha cronogramas

Restaurantes do Parque da Cruz e do Parque da Gruta registram atraso nas intervenções

GERAL - 11/06/2019

Mobília já começou a chegar Mobília já começou a chegar Crédito: Rolf Steinhaus

Rosibel Fagundes
rosibel@riovalejornal.com.br

As chuvas e o excesso de umidade dos últimos dias, somados à imprevisibilidade de algumas situações atrapalham o andamento do cronograma de obras dos Restaurantes da Gruta e do Parque da Cruz, localizados nos dois principais pontos turísticos de Santa Cruz do Sul. 
A previsão é de que as obras de reestruturação do Restaurante da Gruta – Oktober Garten deverão ser concluídas em julho, o prazo inicial era para o mês de junho.  Ainda sem uma data definida, uma equipe trabalha para que tudo ocorra dentro do prazo. Conforme o empresário Alexandre Humburger, “mercadorias e parte da mobília já começaram a chegar. Nos próximos dias começaremos a montar. Na semana passada foram colocados os vidros da varanda que tem vista para o lago. Um trabalho de paisagismo será feito em torno do lago também. Embora, ainda faltem algumas coisas para concluir, a expectativa é bastante grande. São detalhes, mas que fazem a diferença”. 
O novo restaurante terá dois estilos diferentes, o ambiente interno será mais sofisticado e contará com móveis projetados. A capacidade será para atender 270 pessoas. Já na parte externa onde foi construído um deck, com pergolados e um palco para apresentação de músicos ao vivo a mobília será rústica, o que garantirá mais espaço entre as mesas. A capacidade será para mais 170 lugares. O espaço funcionará como um “pub garden” que contará com um cardápio de petiscos e variedades de cervejas. Humburger também relatou que nos próximos dias começaram a ser montados os móveis da loja de souvenirs. No local, serão comercializados chapéus, canecos de chope, roupas típicas e artigos da Oktoberfest. 

Área externa passa por diversas mudanças, mas o tempo tem atrasado a finalização Área externa passa por diversas mudanças, mas o tempo tem atrasado a finalização Crédito: Rolf Steinhaus

Com a reforma, o piso do estabelecimento foi trocado e a cozinha foi ampliada. Houve a revitalização dos banheiros, da parte hidráulica e elétrica e a instalação de vidros na sacada à beira do lago. Um espaço reservado para eventos e formaturas foi construído com capacidade para 44 pessoas, assim como a loja de souvenirs. E as mudanças não param por aí, anexo ao restaurante está sendo instalado um balcão com vinte torneiras de chope da Probier. Com a inauguração o cardápio passará a ser diferenciado. No menu serão incluídos costelão, pernil de ovelha, queijo assado, frango frito, sushi e pratos típicos da culinária alemã. Outra opção serão os lanches, rodízios de pizza e petiscos. A revitalização da Cafeteria e Lancheria localizada próxima às churrasqueiras também segue em ritmo intenso. No local, foram construídos dois banheiros e outras melhorias. No espaço serão comercializados vários itens como algodão-doce, crepes, pipoca, xis, hambúrguer, pastel, churros gourmet e sorvete expresso. A nova estrutura terá capacidade para atender 60 pessoas.  
Conforme o empresário, as melhorias estão sendo realizadas não apenas no restaurante, mas em todo o Parque. “Estamos fazendo parcerias com ervateiras para ter erva-mate e água para todos que vierem até o Parque. Não estamos pensando somente no restaurante. Queremos que este seja o melhor ponto turístico do município”, afirmou Alexandre Humburger. Uma equipe de 60 pessoas irá compor o quadro de funcionários do restaurante e da cafeteria.  Cerca de 50% das vagas já foram preenchidas. Ainda estão disponíveis as vagas para auxiliares em diferentes setores. Os currículos deverão ser encaminhados para o e-mail alexandre@probier.com.br.

Escavação e retirada de pedras gigantes sofrem com o mau tempoEscavação e retirada de pedras gigantes sofrem com o mau tempo Crédito: Rolf Steinhaus

Restaurante Panorâmico do Parque da Cruz 

Após uma melhora do tempo, funcionários da construtora Sigma Sul, de Encantado retomaram nos últimos dias o trabalho de escavação e retirada de pedras gigantes do terreno. A obra que iniciou em abril tem previsão de ser concluída em 10 meses. O prédio de 657,3 metros quadrados terá capacidade para 184 pessoas. Sendo 144 lugares na parte interna e mais 40 no espaço externo. A obra orçada em R$ 1,44 milhão conta com recursos próprios da Prefeitura.
O prédio terá vista exclusiva para toda a região central e norte da cidade. Podendo ser visto o Lago Dourado ao fundo. Quando a obra estiver concluída, a Prefeitura realizará um processo licitatório para concessão do restaurante, da mesma forma que foi feito com o Restaurante da Gruta. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, César Cechinato “os dois restaurantes vem para reforçar ainda mais o apelo turístico do município. O Parque da Gruta vai qualificar ainda mais. E o Parque da Cruz com o tempo vai seguir esta mesma linha, principalmente pelos investimentos feitos no local e pela vista ser uma das mais lindas no Estado,” concluiu César Cechinatto.