Edição do dia 17/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Seminário Empretec acontece em Santa Cruz do Sul
GERAL - O evento, que está com inscrições abertas, é promovido pelo Sebrae RS e acontecerá de 30/09 a 05/10
Sem meio-campo, Inter agora soma 9 vices nacionais
ESPORTES - Time gaúcho perdeu a Copa do Brasil dentro de casa para o Athletico/PR, campeão inédito do torneio
9ª edição do Open Extreme Brasil enaltece a história das danças urbanas
VARIEDADES - Grandes nomes das danças urbanas do Brasil ministram aulas neste fim de semana
Saúde reforça para o cuidado contra sífilis
SAÚDE
Gravidez na adolescência: número de casos diminui, mas ainda preocupa
GERAL
Semana Municipal de Educação no Trânsito é aprovada pela Câmara
GERAL - Iniciativa é do vereador Alberto Heck (PT) que destaca a destinação de recursos para a realização de uma semana de conscientização por um trânsito mais seguro
Projeto de alunas do Senac Santa Cruz do Sul ajuda na diminuição do uso de sacolas plásticas
GERAL
Conselho lança o Polo dos Vales
GERAL
ENTRE QUATRO: Encenação acontece hoje e amanhã
VARIEDADES
RECEITA FEDERAL: Nova sede atenderá a partir de 8 de outubro
GERAL - Além da Delegacia da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda também deve ocupar o espaço
Fentifumo inicia pauta de negociação
GERAL - Primeira reunião com a Federação e os Sindicatos ocorre na próxima quinta-feira
Otelio Drebes realiza palestra a professores
EDUCAÇÃO
Semana do Ministério Público começa hoje
GERAL - Promotores do caso Bernardo Boldrini estarão presentes
Reunião sobre Plantas Biotivas inicia hoje
GERAL
Prefeitura lança Alvará Digital
GERAL - A partir de agora, o documento pode ser feito em poucas horas, sem precisar sair de casa
Educar-se e Centro de Línguas promovem imersão bilíngue
EDUCAÇÃO
Sincotec-Varp realiza capacitação nesta quarta
GERAL
Projeto vai apresentar Santa Cruz e a 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Nos dois sábados da Festa da Alegria, ônibus sairão de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria

Mau tempo atrapalha cronogramas

Restaurantes do Parque da Cruz e do Parque da Gruta registram atraso nas intervenções

GERAL - 11/06/2019

Mobília já começou a chegar Mobília já começou a chegar Crédito: Rolf Steinhaus

Rosibel Fagundes
rosibel@riovalejornal.com.br

As chuvas e o excesso de umidade dos últimos dias, somados à imprevisibilidade de algumas situações atrapalham o andamento do cronograma de obras dos Restaurantes da Gruta e do Parque da Cruz, localizados nos dois principais pontos turísticos de Santa Cruz do Sul. 
A previsão é de que as obras de reestruturação do Restaurante da Gruta – Oktober Garten deverão ser concluídas em julho, o prazo inicial era para o mês de junho.  Ainda sem uma data definida, uma equipe trabalha para que tudo ocorra dentro do prazo. Conforme o empresário Alexandre Humburger, “mercadorias e parte da mobília já começaram a chegar. Nos próximos dias começaremos a montar. Na semana passada foram colocados os vidros da varanda que tem vista para o lago. Um trabalho de paisagismo será feito em torno do lago também. Embora, ainda faltem algumas coisas para concluir, a expectativa é bastante grande. São detalhes, mas que fazem a diferença”. 
O novo restaurante terá dois estilos diferentes, o ambiente interno será mais sofisticado e contará com móveis projetados. A capacidade será para atender 270 pessoas. Já na parte externa onde foi construído um deck, com pergolados e um palco para apresentação de músicos ao vivo a mobília será rústica, o que garantirá mais espaço entre as mesas. A capacidade será para mais 170 lugares. O espaço funcionará como um “pub garden” que contará com um cardápio de petiscos e variedades de cervejas. Humburger também relatou que nos próximos dias começaram a ser montados os móveis da loja de souvenirs. No local, serão comercializados chapéus, canecos de chope, roupas típicas e artigos da Oktoberfest. 

Área externa passa por diversas mudanças, mas o tempo tem atrasado a finalização Área externa passa por diversas mudanças, mas o tempo tem atrasado a finalização Crédito: Rolf Steinhaus

Com a reforma, o piso do estabelecimento foi trocado e a cozinha foi ampliada. Houve a revitalização dos banheiros, da parte hidráulica e elétrica e a instalação de vidros na sacada à beira do lago. Um espaço reservado para eventos e formaturas foi construído com capacidade para 44 pessoas, assim como a loja de souvenirs. E as mudanças não param por aí, anexo ao restaurante está sendo instalado um balcão com vinte torneiras de chope da Probier. Com a inauguração o cardápio passará a ser diferenciado. No menu serão incluídos costelão, pernil de ovelha, queijo assado, frango frito, sushi e pratos típicos da culinária alemã. Outra opção serão os lanches, rodízios de pizza e petiscos. A revitalização da Cafeteria e Lancheria localizada próxima às churrasqueiras também segue em ritmo intenso. No local, foram construídos dois banheiros e outras melhorias. No espaço serão comercializados vários itens como algodão-doce, crepes, pipoca, xis, hambúrguer, pastel, churros gourmet e sorvete expresso. A nova estrutura terá capacidade para atender 60 pessoas.  
Conforme o empresário, as melhorias estão sendo realizadas não apenas no restaurante, mas em todo o Parque. “Estamos fazendo parcerias com ervateiras para ter erva-mate e água para todos que vierem até o Parque. Não estamos pensando somente no restaurante. Queremos que este seja o melhor ponto turístico do município”, afirmou Alexandre Humburger. Uma equipe de 60 pessoas irá compor o quadro de funcionários do restaurante e da cafeteria.  Cerca de 50% das vagas já foram preenchidas. Ainda estão disponíveis as vagas para auxiliares em diferentes setores. Os currículos deverão ser encaminhados para o e-mail alexandre@probier.com.br.

Escavação e retirada de pedras gigantes sofrem com o mau tempoEscavação e retirada de pedras gigantes sofrem com o mau tempo Crédito: Rolf Steinhaus

Restaurante Panorâmico do Parque da Cruz 

Após uma melhora do tempo, funcionários da construtora Sigma Sul, de Encantado retomaram nos últimos dias o trabalho de escavação e retirada de pedras gigantes do terreno. A obra que iniciou em abril tem previsão de ser concluída em 10 meses. O prédio de 657,3 metros quadrados terá capacidade para 184 pessoas. Sendo 144 lugares na parte interna e mais 40 no espaço externo. A obra orçada em R$ 1,44 milhão conta com recursos próprios da Prefeitura.
O prédio terá vista exclusiva para toda a região central e norte da cidade. Podendo ser visto o Lago Dourado ao fundo. Quando a obra estiver concluída, a Prefeitura realizará um processo licitatório para concessão do restaurante, da mesma forma que foi feito com o Restaurante da Gruta. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, César Cechinato “os dois restaurantes vem para reforçar ainda mais o apelo turístico do município. O Parque da Gruta vai qualificar ainda mais. E o Parque da Cruz com o tempo vai seguir esta mesma linha, principalmente pelos investimentos feitos no local e pela vista ser uma das mais lindas no Estado,” concluiu César Cechinatto.