Edição do dia 17/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Seminário Empretec acontece em Santa Cruz do Sul
GERAL - O evento, que está com inscrições abertas, é promovido pelo Sebrae RS e acontecerá de 30/09 a 05/10
Sem meio-campo, Inter agora soma 9 vices nacionais
ESPORTES - Time gaúcho perdeu a Copa do Brasil dentro de casa para o Athletico/PR, campeão inédito do torneio
9ª edição do Open Extreme Brasil enaltece a história das danças urbanas
VARIEDADES - Grandes nomes das danças urbanas do Brasil ministram aulas neste fim de semana
Saúde reforça para o cuidado contra sífilis
SAÚDE
Gravidez na adolescência: número de casos diminui, mas ainda preocupa
GERAL
Semana Municipal de Educação no Trânsito é aprovada pela Câmara
GERAL - Iniciativa é do vereador Alberto Heck (PT) que destaca a destinação de recursos para a realização de uma semana de conscientização por um trânsito mais seguro
Projeto de alunas do Senac Santa Cruz do Sul ajuda na diminuição do uso de sacolas plásticas
GERAL
Conselho lança o Polo dos Vales
GERAL
ENTRE QUATRO: Encenação acontece hoje e amanhã
VARIEDADES
RECEITA FEDERAL: Nova sede atenderá a partir de 8 de outubro
GERAL - Além da Delegacia da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda também deve ocupar o espaço
Fentifumo inicia pauta de negociação
GERAL - Primeira reunião com a Federação e os Sindicatos ocorre na próxima quinta-feira
Otelio Drebes realiza palestra a professores
EDUCAÇÃO
Semana do Ministério Público começa hoje
GERAL - Promotores do caso Bernardo Boldrini estarão presentes
Reunião sobre Plantas Biotivas inicia hoje
GERAL
Prefeitura lança Alvará Digital
GERAL - A partir de agora, o documento pode ser feito em poucas horas, sem precisar sair de casa
Educar-se e Centro de Línguas promovem imersão bilíngue
EDUCAÇÃO
Sincotec-Varp realiza capacitação nesta quarta
GERAL
Projeto vai apresentar Santa Cruz e a 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Nos dois sábados da Festa da Alegria, ônibus sairão de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria

Residencial Viver Bem ficará de cara nova

GERAL - 11/06/2019

Curso de limpeza e higienização reuniu cerca de vinte pessoas interessadasCurso de limpeza e higienização reuniu cerca de vinte pessoas interessadas Crédito: Luiz Fernando Bertual/SECOM

Se a imagem que você provavelmente tem do Residencial Viver Bem, é a que se limita a casas com placas solares no telhado e vias com chão de concreto, essa paisagem vai ganhar um incremento bem significativo. E ainda neste ano. Ao menos é o que está nos planos da secretária municipal de Habitação, Aretusa Scheibler, através do projeto Técnico Social que será desenvolvido no local.  
A ideia de transformar o condomínio que tem 922 residências iniciou há cerca de dois meses. Em reunião realizada em abril, com cerca de 70 moradores, no Centro Comunitário, ficou definido o que será prioridade a ser colocado em prática no complexo habitacional. E a mudança, que a Secretaria de Habitação está planejando, com a colaboração dos moradores, vai muito além do ajardinamento e arborização. “Queremos dar uma cara nova para este lugar”, assegurou Aretusa.  
A primeira das iniciativas já iniciou na semana passada, com a oferta de um curso de limpeza e higienização profissional. A capacitação reuniu cerca de vinte pessoas interessadas em se profissionalizar e buscar novas oportunidades de emprego e renda. 
De acordo com a secretária, este era um dos pedidos da comunidade. “Na reunião geral eles elencaram o que gostariam de aprender”, explicou. Outros cursos ainda serão oferecidos como os de garçom, costura e confeitaria. Mas o mais solicitado, segundo Aretusa, está na área de construção civil, especialmente o de pedreiro. 

Reunião geral em que moradores elencaram o que gostariam de aprenderReunião geral em que moradores elencaram o que gostariam de aprender Crédito: Luiz Fernando Bertuol/SECOM

Também estão previstas ações que envolverão o trabalho em equipe e o aproveitamento do espaço. É o caso da horta comunitária, que será implantada na região central do residencial. Morador do lugar, o aposentado Pedro Luís Pereira dos Santos, de 61 anos, aprovou a ideia. “Temos que fazer algo para que esses lugares vagos sejam aproveitados para o bem dos moradores. A comunidade vai gostar disso. Com a horta vamos manter o terreno limpo, vamos plantar verduras, flores, chás, e também árvores para fazer sombra”, declarou. 
Falando em arborização, outra iniciativa será a de oportunizar a educação ambiental com os moradores. O plantio de árvores, segundo a secretária, será feito de maneira gradual, após os encontros com os moradores, que serão orientados sobre o cuidado com as plantas. 
Outra iniciativa que está nos planos da Sehab é oferecer curso de formação de lideranças. Uma iniciativa também aprovada por seu Pedro. “O Residencial é muito grande. Precisamos nos unir e formar um grupo de lideranças para definir o que queremos para que o nosso lugar seja melhor para se viver”, afirmou. 
Ainda conforme Aretusa, duas pessoas por rua serão indicadas pelos moradores para participarem do curso de formação de lideranças. “Queremos dar a eles a oportunidade de tornarem o lugar mais bonito, de cuidarem do local onde moram, mas também de oferecer capacitações para a boa convivência”, finalizou Aretusa.