Edição do dia 25/06/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Empresários estão otimistas com relação à queda da inadimplência em 2019
ECONOMIA - Em Santa Cruz do Sul, o índice tem se mantido nos primeiros meses do ano e segue mais baixo em comparação ao restante do Brasil
Câmara aprova contratações de servidores
GERAL
Invernadas mirins dos CTGs Lanceiros e Rincão da Alegria conquistam bons resultados no Enart
VARIEDADES
Um em cada cinco brasileiros afirma dirigir usando o celular
GERAL
Semana Ufológica passa por Santa Cruz
GERAL - Evento itinerante que envolve cinco cidades do Rio Grande do Sul acontece nesta terça no município
Adolescência é tema de seminário ampliado
GERAL - Participaram do evento representantes de parceiros da educação e assistência social nos municípios
Empresas de Santa Cruz do Sul participam da Exposuper Acats em SC
GERAL
Mês romântico no Riovale Jornal
GERAL - Em parceria com empresas santa-cruzenses diversos prêmios foram sorteados na página do Facebook
Corede/VRP faz renovação da Assembleia nesta terça
GERAL - Encontro para a definição dos novos integrantes ocorre no dia 25 de junho, na sala 101 da Unisc
Unimed VTRP recebe startups de diversos cantos do Brasil
GERAL - Evento acontece na próxima quarta-feira, 26, em Lajeado
Teia de Saberes 2019 contempla terceira idade
GERAL
Pesquisa avalia transformações da vida no campo
GERAL - Resultados de estudo realizado com famílias que plantam tabaco em Vale do Sol gerou livro
Viagem Segura de Corpus Christi fiscaliza 37,4 mil veículos no RS
GERAL
Encontro debate a Lei Geral de proteção de Dados
GERAL
CPERS: Encontro Regional é na quinta
GERAL
Assembleia Geral Ordinária acontece na quarta
GERAL
Santa Cruz registra 100 notificações de dengue
SAÚDE
O cuidado de cada dia
GERAL - Em Santa Cruz do Sul 184 casos de ameaça contra a mulher já foram registrados neste ano

Residencial Viver Bem ficará de cara nova

GERAL - 11/06/2019

Curso de limpeza e higienização reuniu cerca de vinte pessoas interessadasCurso de limpeza e higienização reuniu cerca de vinte pessoas interessadas Crédito: Luiz Fernando Bertual/SECOM

Se a imagem que você provavelmente tem do Residencial Viver Bem, é a que se limita a casas com placas solares no telhado e vias com chão de concreto, essa paisagem vai ganhar um incremento bem significativo. E ainda neste ano. Ao menos é o que está nos planos da secretária municipal de Habitação, Aretusa Scheibler, através do projeto Técnico Social que será desenvolvido no local.  
A ideia de transformar o condomínio que tem 922 residências iniciou há cerca de dois meses. Em reunião realizada em abril, com cerca de 70 moradores, no Centro Comunitário, ficou definido o que será prioridade a ser colocado em prática no complexo habitacional. E a mudança, que a Secretaria de Habitação está planejando, com a colaboração dos moradores, vai muito além do ajardinamento e arborização. “Queremos dar uma cara nova para este lugar”, assegurou Aretusa.  
A primeira das iniciativas já iniciou na semana passada, com a oferta de um curso de limpeza e higienização profissional. A capacitação reuniu cerca de vinte pessoas interessadas em se profissionalizar e buscar novas oportunidades de emprego e renda. 
De acordo com a secretária, este era um dos pedidos da comunidade. “Na reunião geral eles elencaram o que gostariam de aprender”, explicou. Outros cursos ainda serão oferecidos como os de garçom, costura e confeitaria. Mas o mais solicitado, segundo Aretusa, está na área de construção civil, especialmente o de pedreiro. 

Reunião geral em que moradores elencaram o que gostariam de aprenderReunião geral em que moradores elencaram o que gostariam de aprender Crédito: Luiz Fernando Bertuol/SECOM

Também estão previstas ações que envolverão o trabalho em equipe e o aproveitamento do espaço. É o caso da horta comunitária, que será implantada na região central do residencial. Morador do lugar, o aposentado Pedro Luís Pereira dos Santos, de 61 anos, aprovou a ideia. “Temos que fazer algo para que esses lugares vagos sejam aproveitados para o bem dos moradores. A comunidade vai gostar disso. Com a horta vamos manter o terreno limpo, vamos plantar verduras, flores, chás, e também árvores para fazer sombra”, declarou. 
Falando em arborização, outra iniciativa será a de oportunizar a educação ambiental com os moradores. O plantio de árvores, segundo a secretária, será feito de maneira gradual, após os encontros com os moradores, que serão orientados sobre o cuidado com as plantas. 
Outra iniciativa que está nos planos da Sehab é oferecer curso de formação de lideranças. Uma iniciativa também aprovada por seu Pedro. “O Residencial é muito grande. Precisamos nos unir e formar um grupo de lideranças para definir o que queremos para que o nosso lugar seja melhor para se viver”, afirmou. 
Ainda conforme Aretusa, duas pessoas por rua serão indicadas pelos moradores para participarem do curso de formação de lideranças. “Queremos dar a eles a oportunidade de tornarem o lugar mais bonito, de cuidarem do local onde moram, mas também de oferecer capacitações para a boa convivência”, finalizou Aretusa.