Edição do dia 15/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Inicia mais um Enart
GERAL - A 34ª edição do evento reúne em Santa Cruz do Sul os apaixonados pela cultura gaúcha
ACI: Gabriel Borba é aclamado presidente
GERAL - Ele estará à frente da entidade junto com o vice, César Cechinato, para o biênio 2020-2021
Copa Lisaruth 20 anos tem segunda rodada
ESPORTES
Cestinha Sesi/Unisc disputa o 2º turno das semifinais
ESPORTES
O Avenida ainda não confirmou a sua participação na Divisão de Acesso
ESPORTES
Dia de confirmar classificação
ESPORTES
Regional 2019: Fim de semana tem clássico em Vale do Sol
ESPORTES
Solled Energia ganha o principal prêmio brasileiro do setor
EMPRESARIAL
Secult abre novo prazo para cadastro de entes culturais
VARIEDADES
Marista São Luís é destaque e traz prêmios a Santa Cruz Do Sul
ESPORTES - Somente no Maristão, realizado em Porto Alegre, Colégio conquistou sete premiações
Excelsior: Casa do Cliente foi inaugurada
EMPRESARIAL
Por mês, operação do Rapidinho gera 94 mil advertências
GERAL - Valores ficam pendentes no sistema e precisam ser regularizados pelos usuários
Disputa das finais inicia neste sábado
ESPORTES - Campeões serão conhecidos após jogos de ida e volta nas categorias veterano, feminino e livre
Saúde recebe R$ 150 mil da Câmara
SAÚDE
Mostra do Cerest tem trabalho desenvolvido em Novo Cabrais
GERAL
Palestra debate o Direito sucessório do cônjuge e da união estável
GERAL
Persuasão interna é o caminho para a alta performance
GERAL
Reforma da Previdência é tema de curso
GERAL

Corpus Christi: Fé e arte para celebrar a data

Celebração inicia às 9 horas com missa na Catedral São João Batista e após procissão segue pelas principais ruas

RELIGIÃO - 19/06/2019

Celebração inicia às 9h na Catedral São João BatistaCelebração inicia às 9h na Catedral São João Batista Crédito: Arquivo RJ/ Viviane Fetzer

Rosibel Fagundes
[email protected]

Nesta quinta-feira 20, comemora-se o dia de Corpus Christi, uma das celebrações mais importantes da Igreja Católica que simboliza o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa acontece sempre 60 dias após o domingo de Páscoa, ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa. Em Santa Cruz, a programação tem início às 9 horas com missa celebrada pelo bispo Dom Aloísio Dilli, na Catedral São João Batista. Após, os fiéis participam de uma caminhada pelas principais ruas da cidade com uma parada em frente ao Hospital Santa Cruz onde será dada uma benção especial aos enfermos e profissionais da saúde.
Conforme Dom Aloísio Dilli, a celebração representa a manifestação da fé na presença de Cristo na Eucaristia. “Ao participar da cerimônia estamos confirmando a presença real e permanente de Cristo. A procissão pelas ruas é como se quiséssemos dizer que nós acreditamos e cremos que ele está realmente presente na Eucaristia. Os tapetes enfeitados expressam a fé e o amor do povo cristão por Jesus”, afirmou o religioso.  
A ornamentação da Catedral e da calçada em frente ao templo sagrado terá início na tarde desta quarta-feira, 19. Cerca de quarenta voluntárias lideradas por Lucia Ertel, serão responsáveis pela confecção dos tapetes coloridos compostos de serragem e pedras coloridas, tampas plásticas, flores, borra de café, erva e outros variados produtos.  Lucia, que já atua na confecção de tapetes há mais de trinta anos, relata que fazer parte da celebração é algo gratificante. “Comecei a fazer os tapetes em 1988 e desde então não parei mais. É uma homenagem a Cristo e à comunidade. É muito gratificante poder participar”, considerou. Ainda de acordo ela, o trabalho de ornamentação deve entrar noite a dentro para que tudo esteja pronto na manhã da celebração. “Dentro da Catedral já montamos um painel em frente ao altar, e mais dois tapetes serão colocados no corredor. A calçada principal de entrada também será decorada,” concluiu a devota. 

Comércio, Correios e agências bancárias estarão fechados

Nesta quinta-feira 20, feriado nacional de Corpus Christi, as agências bancárias estarão fechadas. O mesmo acontece com o comércio e a agência dos Correios que não abrirão. Neste dia, também não haverá expediente na Central de Atendimento dos Correios (CAC). Já na sexta-feira 21, o atendimento será realizado normalmente. 
Os supermercados funcionarão em horário de domingo. Nos shoppings, Santa Cruz e Germânia as praças de alimentação e o cinema irão funcionar normalmente. No entanto, a opção de abertura das lojas irá depender de cada lojista. O Consórcio TCS, informou que o transporte urbano, irá circular em horário de domingo. 
A prefeitura e outras repartições públicas municipais não terão expediente nesta quinta-feira, e na sexta-feira será considerado ponto facultativo com plantões nos serviços essenciais, como Samu, Centro Materno Infantil (Cemai), CapsAD, Pronto Atendimento Municipal junto ao Hospital Santa Cruz (HSC), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Esmeralda, Unidade de Acolhimento Infantil, Hospitalzinho, Conselho Tutelar, Escritório da Mulher, Abrigo e Albergue (horário normal), Guarda Municipal, além dos setores responsáveis pela limpeza dos banheiros das praças e as equipes de varrição manual diária, limpeza de vias e logradouros públicos do município. As escolas municipais de educação infantil farão ponto facultativo. Já as escolas municipais de ensino fundamental deverão respeitar o calendário escolar aprovado pela Secretaria Municipal de Educação no início do ano letivo.