Edição do dia 19/07/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Domingo tem Brique da Praça
GERAL
Unisc forma 16ª turma de Medicina
GERAL
Stock: Nelsinho Piquet corre pela primeira vez em Santa Cruz do Sul
ESPORTES - Piloto da equipe Texaco Full Time Sports terá experiência inédita neste fim de semana na pista gaúcha
Edição de inverno do curso Escola de formação de professores tem início na Unisc
EDUCAÇÃO
Audiência pública debate alterações no Plano Diretor
GERAL
Quatro cidades gaúchas
VARIEDADES - Quarta temporada de 'O professor pelado' tem reestreia repaginada
Domingo tem etapa da 5ª Olimpíada Rural
GERAL - Esse será o primeiro compromisso oficial das 14 candidatas a soberanas da 35ª Oktoberfest
Copa Seu Verardi
ESPORTES - Uma semana de treinos no Avenida
Rodada desta sexta vai apontar os semifinalistas
ESPORTES
Em jogo duas vagas no mata-mata da Copa CFC Celso
ESPORTES
Assaf joga nesta sexta-feira em Santa Maria
ESPORTES - Jogo foi alterado em virtude do Grenal neste sábado
Stock Car: Quinta etapa é neste final de semana
ESPORTES - Serão dois dias de atividades sem a companhia da Stock Light
Renomada professora do Serviço Social estará em Santa Cruz
GERAL
Novo Cabrais: Escola lança livro de receitas saudáveis
EDUCAÇÃO
Novo Cabrais: Pimenta visita obras e reafirma apoio ao município
GERAL - Deputado federal participou de almoço e conferiu de perto a pavimentação da Avenida Rodolfo Buss
Ascor e Prefeitura planejam nova exposição
GERAL
Colégio Mauá assume gestão da Escola Criança & Cia
EDUCAÇÃO
Prefeitura anuncia restauração do prédio
GERAL - Marcando a decisão, muda de árvore também foi plantada por alunos da rede de ensino municipal

Thiago Porto: enaltecendo a cultura santa-cruzense

Com mais de um milhão de visualizações no YouTube músico se prepara para mais um lançamento

VARIEDADES - 19/06/2019

O próximo trabalho a ser lançado conta com um estilo mais dançante e radiofônicoO próximo trabalho a ser lançado conta com um estilo mais dançante e radiofônico Crédito: Divulgação/RJ

Sara Rohde
sara@riovalejornal.com.br

Santa Cruz do Sul é terra de grandes artistas, como todos sabem. O município, segundo melhor do estado para investimentos, reserva grandes vozes e tamanha cultura. Na edição desta quarta-feira, 19, vamos falar sobre o artista Thiago Porto, que desde a infância já é apaixonado pela música, e o gosto vem de família. 
O artista influenciado pelas boas melodias tem mais de 150 mil seguidores na fanpage do Facebook e mais de um milhão de visualizações totais no canal do YouTube, está com novidade na área e vem produzindo o novo álbum de autorais que deve ser lançado em breve, ainda no segundo semestre deste ano. As músicas e clipes estarão disponíveis para download em todas as plataformas digitais. 
Mas para chegar até aqui, um caminho foi trilhado. Segundo Thiago, sempre falam pra ele, que desde bebê, quando ouvia o pai tocando piano, seus olhos brilhavam. A música já o animava bem pequeno. Aos oito anos começou a cantar e com a mesma idade iniciou os estudos de piano, seguido das aulas de violão dois anos mais tarde. Para vencer a timidez, o músico se apresentou com o pai, o que o incentivou a moldar a personalidade artística. Após, aos 12 anos, iniciou as primeiras experiências com banda, começando parcerias que posteriormente resultaram na banda Lobos da Estepe, a qual Thiago foi vocalista e guitarrista.
A curiosidade da adolescência levou o artista a descobrir novos instrumentos, “aprendi a tocar flauta transversal, gaita de boca e, mais recentemente, ukulele. Ao tentar apaixonadamente descobrir cada sonoridade, ritmos, intervalos musicais, também acabei por desenvolver a arte da composição musical e passei escrever minhas próprias canções”. O resultado não podia ser diferente e atualmente Thiago já têm três álbuns de músicas autorais gravados onde divulga fortemente nas redes sociais. O próximo trabalho a ser lançado conta com um estilo mais dançante e radiofônico, projeto que levará o nome do artista acompanhado de uma banda completa.
As influências são variadas. A origem da banda se deu com o bom e velho rock and roll, mas para o artista, hoje sua preferência é falar de suas referências, pois segundo ele, é mais preciso. “Vitor Kley, Melim, Tiago Iorc são grandes referências para o meu som. Mas há quem diga que o lado dançante da coisa mistura um pouco de Anitta. Digamos que o novo projeto autoral puxa o MPB do Tiago Iorc com o pop funk da Anitta”, salientou.
As músicas que fazem parte do repertório novo serão bastante variadas. Além das autorais, Thiago vai encarar músicas de bandas como Vitor Kley e Melim, no pop nacional atual, Calvin Harris e Charlie Puth no pop internacional e clássicos nacionais, Lulu Santos e Tim Maia. “Gostamos de explorar outros estilos como o funk do Kevinho e do Dennis DJ, o Reggaeton do Maluma, um forrózinho do Falamansa e até um Baião do Alceu Valença, tudo com uma nova roupagem, bastante contemporânea. O show acaba ficando dinâmico e divertido. As músicas são todas bem conhecidas do público, então é um show pra se cantar do início ao fim”, destacou. 
E uma dica do Thiago para quem tem vontade de expandir sua arte no mercado é a renovação. “É um mercado bastante competitivo, sem dúvida. Mas na cultura atual, trata-se de um mercado que precisa estar sempre se renovando, portanto é sempre bom estar com um trabalho maduro, pois as oportunidades aparecem para quem acredita e trabalha com responsabilidade”.