Edição do dia 17/01/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Costuras e Reformas Suzana Ramos: ateliê comemora quatro anos
GERAL
Resultado financeiro da 35ª Oktoberfest supera R$ 1,6 milhão
GERAL
Contatos feitos via redes sociais são falsos
GERAL - Instituto Consulpam alerta sobre suposta contratação de equipe para trabalhar no concurso da Prefeitura
Atividades na rede municipal são oferecidas no período das férias
GERAL
Distribuição de fraldas em novo endereço
GERAL
Salário mínimo sobe para R$ 1.045
ECONOMIA - Reajuste decorre da inflação mais alta em 2019
Doces que empoderam mulheres e combatem o trabalho infantil
VARIEDADES
Banco de Móveis já contabiliza mais de duas mil doações
GERAL
Pedido de aposentadoria
GERAL - Passados seis meses de espera, segurado pode exigir agilidade na Justiça
Portas Abertas já realizou 11.064 atendimentos
SAÚDE
Saiba como retirar medicamentos na farmácia de Monte Alverne
SAÚDE
Iniciam as obras do posto de saúde sustentável
SAÚDE - Primeira unidade do Brasil começou a tomar forma na última terça-feira
Tarifa adicional de cheque especial não será cobrada
ECONOMIA
Saúde estuda redistribuição de incentivos estaduais para hospitais
SAÚDE
IPE Saúde amplia pagamentos assistenciais para 2020
SAÚDE
Vacina pentavalente já está disponível em Santa Cruz
SAÚDE
Porto Verão Alegre 2020 passa em Santa Cruz do Sul
VARIEDADES
The Wailers volta ao Rio Grande do Sul
VARIEDADES - Após quatro anos desde o último espetáculo, banda jamaicana retorna tocando os maiores sucessos

Computação Desplugada é realidade em escolas públicas de Santa Cruz do Sul

Material didático do projeto Computação na Educação foi lançado na tarde desta terça-feira, 18, na Unisc

EDUCAÇÃO - 19/06/2019

Lançamento do material didático aconteceu na tarde desta terça-feiraLançamento do material didático aconteceu na tarde desta terça-feira Crédito: Divulgação

A parceria entre instituições privadas e o Poder Público fez com que a Computação Desplugada entrasse nas escolas públicas de maneira que pudesse colaborar com o futuro dos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Na tarde desta terça-feira, 18, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), aconteceu o lançamento do material didático do projeto Computação na Educação, que é uma das ramificações do Unisc Inclusão Digital (UID), coordenado pelas professoras Márcia Kniphoff da Cruz e Viviane Muller, juntamente com estudantes do curso de Licenciatura em Computação. A iniciativa tem apoio da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (COMCITI).

Conforme Márcia, o projeto surgiu da preocupação da entrada desta nova ciência nas escolas e o objetivo é realizá-lo de forma permanente nas instituições. A professora ainda mostrou como a Computação é trabalhada em outros países, que desenvolvem o segmento de forma permanente, com o exemplo da China, em que as crianças aprendem o assunto desde os três anos de idade. Além disso, ela ressaltou que o Brasil ainda trata este segmento como entretenimento e citou os obstáculos existentes, como formação de professores, licenciados em Computação e material didático focado em Estímulo Emocional Competente (EEC). “Nós vamos tentar trabalhar a computação na escola pensando e convidando todos a pensar juntos", destacou.

Crédito: Divulgação

O vice- presidente de Desenvolvimento da Assemp, Eduardo Kroth, mencionou como a entidade entrou no projeto por meio do Fórum de Tecnologia e Inovação do Santa Cruz Novos Rumos. O grupo decidiu realizar as primeiras ações com foco na Computação nas escolas, com o pensamento voltado para a empregabilidade no futuro. Neste contexto é que surgiu a parceria com o UID e foi apresentada a proposta do Computação na Educação à Secretaria Municipal dessa pasta. “Não adianta pensar em Cidades Inteligentes instalando tecnologias nos postes, tem que ter cidadãos competentes e preparados”, ressaltou Kroth. Entre as autoridades que prestigiaram o lançamento estavam os Pró-Reitores da Unisc, Elenor Schneider e Angelo Hoff; e a secretária municipal de Educação de Santa Cruz do Sul, Jaqueline Marques.

Material
O material didático é composto por atividades de Computação Desplugada, que trabalha a lógica computacional com materiais concretos como jogos de cartas, tabuleiros e impressos. Ele está concentrado em páginas A4, prontas para o professor imprimir ou reproduzir, sempre com duas versões, uma para o educador e outra para o aluno. Os conteúdos são baseados em materiais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e contemplam algoritmos, decomposição, reconhecimento de padrões, criptografia, código binário, periféricos e dados. Sempre focados em habilidades que desenvolvam o pensamento computacional e o mundo digital. O material está publicado no site do UID www.projetouid.weebly.com