Edição do dia 13/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Solidariedade declara apoio a Telmo
POLÍTICA
Saiba como ter desconto especial no IPTU do ano que vem
GERAL
A Hipnose pode auxiliar no autodesenvolvimento de forma eficaz
EMPRESARIAL - Especialista desmistificou tema e apontou benefícios da técnica no Café Empresarial
Reforma Tributária é tema da apresentação de Rigotto em Santa Cruz
GERAL
Dada a largada para a Semana Farroupilha
GERAL - Abertura aconteceu no Parque de Eventos na manhã desta sexta-feira
Fórum atrai dois secretários de Estado a Santa Cruz do Sul
GERAL - Representantes de todas as 28 regiões estiveram na Unisc nessa quinta-feira
Lino e Laila serão tema do Novo Cemai
GERAL
Aulas de autoescola com ou sem simulador de direção?
GERAL
Sessão especial para o ensino médio
VARIEDADES
Estudante de Santa Cruz conquista certificado de excelência internacional
EDUCAÇÃO
RGE instala aquecedores solares nas residências de 150 famílias
GERAL
Embarques devem superar os US$ 2 bilhões
GERAL
Depressão deve ser tratada no início, afirma especialista
ESPECIAIS - Mulheres sofrem de depressão duas vezes mais do que os homens
Tributo a Herb Alpert é hoje
VARIEDADES - Teatro do Mauá recebe apresentação às 20h
Sociedade Ginástica: Jantar Baile marca comemoração dos 126 anos
EMPRESARIAL
Farmácia Municipal reabre na segunda no novo prédio
SAÚDE
Grupo Tholl traz Casinha de Chocolate
VARIEDADES
18,2 mil exemplares foram vendidos
VARIEDADES - Além do sucesso em vendas, o público também compareceu e lotou a Praça Getúlio Vargas

Computação Desplugada é realidade em escolas públicas de Santa Cruz do Sul

Material didático do projeto Computação na Educação foi lançado na tarde desta terça-feira, 18, na Unisc

EDUCAÇÃO - 19/06/2019

Lançamento do material didático aconteceu na tarde desta terça-feiraLançamento do material didático aconteceu na tarde desta terça-feira Crédito: Divulgação

A parceria entre instituições privadas e o Poder Público fez com que a Computação Desplugada entrasse nas escolas públicas de maneira que pudesse colaborar com o futuro dos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Na tarde desta terça-feira, 18, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), aconteceu o lançamento do material didático do projeto Computação na Educação, que é uma das ramificações do Unisc Inclusão Digital (UID), coordenado pelas professoras Márcia Kniphoff da Cruz e Viviane Muller, juntamente com estudantes do curso de Licenciatura em Computação. A iniciativa tem apoio da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (COMCITI).

Conforme Márcia, o projeto surgiu da preocupação da entrada desta nova ciência nas escolas e o objetivo é realizá-lo de forma permanente nas instituições. A professora ainda mostrou como a Computação é trabalhada em outros países, que desenvolvem o segmento de forma permanente, com o exemplo da China, em que as crianças aprendem o assunto desde os três anos de idade. Além disso, ela ressaltou que o Brasil ainda trata este segmento como entretenimento e citou os obstáculos existentes, como formação de professores, licenciados em Computação e material didático focado em Estímulo Emocional Competente (EEC). “Nós vamos tentar trabalhar a computação na escola pensando e convidando todos a pensar juntos", destacou.

Crédito: Divulgação

O vice- presidente de Desenvolvimento da Assemp, Eduardo Kroth, mencionou como a entidade entrou no projeto por meio do Fórum de Tecnologia e Inovação do Santa Cruz Novos Rumos. O grupo decidiu realizar as primeiras ações com foco na Computação nas escolas, com o pensamento voltado para a empregabilidade no futuro. Neste contexto é que surgiu a parceria com o UID e foi apresentada a proposta do Computação na Educação à Secretaria Municipal dessa pasta. “Não adianta pensar em Cidades Inteligentes instalando tecnologias nos postes, tem que ter cidadãos competentes e preparados”, ressaltou Kroth. Entre as autoridades que prestigiaram o lançamento estavam os Pró-Reitores da Unisc, Elenor Schneider e Angelo Hoff; e a secretária municipal de Educação de Santa Cruz do Sul, Jaqueline Marques.

Material
O material didático é composto por atividades de Computação Desplugada, que trabalha a lógica computacional com materiais concretos como jogos de cartas, tabuleiros e impressos. Ele está concentrado em páginas A4, prontas para o professor imprimir ou reproduzir, sempre com duas versões, uma para o educador e outra para o aluno. Os conteúdos são baseados em materiais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e contemplam algoritmos, decomposição, reconhecimento de padrões, criptografia, código binário, periféricos e dados. Sempre focados em habilidades que desenvolvam o pensamento computacional e o mundo digital. O material está publicado no site do UID www.projetouid.weebly.com