Edição do dia 15/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

CTG Tiarayu é o grande campeão do Enart
VARIEDADES - Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, venceu a força B
CTG Lanceiros evidencia os direitos da Mulher
VARIEDADES
Inicia mais um Enart
GERAL - A 34ª edição do evento reúne em Santa Cruz do Sul os apaixonados pela cultura gaúcha
ACI: Gabriel Borba é aclamado presidente
GERAL - Ele estará à frente da entidade junto com o vice, César Cechinato, para o biênio 2020-2021
Copa Lisaruth 20 anos tem segunda rodada
ESPORTES
Cestinha Sesi/Unisc disputa o 2º turno das semifinais
ESPORTES
O Avenida ainda não confirmou a sua participação na Divisão de Acesso
ESPORTES
Dia de confirmar classificação
ESPORTES
Regional 2019: Fim de semana tem clássico em Vale do Sol
ESPORTES
Solled Energia ganha o principal prêmio brasileiro do setor
EMPRESARIAL
Secult abre novo prazo para cadastro de entes culturais
VARIEDADES
Marista São Luís é destaque e traz prêmios a Santa Cruz Do Sul
ESPORTES - Somente no Maristão, realizado em Porto Alegre, Colégio conquistou sete premiações
Excelsior: Casa do Cliente foi inaugurada
EMPRESARIAL
Por mês, operação do Rapidinho gera 94 mil advertências
GERAL - Valores ficam pendentes no sistema e precisam ser regularizados pelos usuários
Disputa das finais inicia neste sábado
ESPORTES - Campeões serão conhecidos após jogos de ida e volta nas categorias veterano, feminino e livre
Saúde recebe R$ 150 mil da Câmara
SAÚDE
Mostra do Cerest tem trabalho desenvolvido em Novo Cabrais
GERAL
Palestra debate o Direito sucessório do cônjuge e da união estável
GERAL

Corpus Christi: Celebração reúne milhares de fiéis

Após a missa celebrada por Dom Aloísio Dilli, os devotos seguiram em procissão com benção pelas principais ruas do centro

RELIGIÃO - 21/06/2019

Crédito: Viviane Fetzer

Rosibel Fagundes
[email protected]

A tradicional celebração de Corpus Christi (Corpo de Deus), reuniu milhares de fiéis na Catedral São João Batista, na manhã desta quinta-feira, 20. Durante a festa religiosa que tem o objetivo de celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, o Bispo Dom Aloísio Dilli, refletiu sobre a liturgia do dia e explicou o significado da celebração. “Hoje é o dia em que nós externamos a nossa fé na eucaristia. A mesa do altar representa a ceia. É a última ceia de Jesus, e nós tornamos ele presente cada vez que celebramos uma missa. Então estamos hoje alimentando a eucaristia através desta ceia de comunhão em torno da mesa. Todas as vezes que nós celebramos a eucaristia ou uma missa, estamos tornando presente o mistério da paixão de Cristo, a sua morte e sua ressurreição”. 
Após a missa, uma procissão eucarística foi realizada pelas principais ruas, com uma parada em frente ao Hospital Santa Cruz para a benção do Santíssimo Sacramento aos enfermos e profissionais da saúde. O ponto alto da programação foram os tradicionais tapetes coloridos confeccionados com materiais como serragem, borra de café, tampas plásticas, e outros materiais que encantaram pela sua delicadeza e demonstração de fé. O tema deste ano foi ‘o  Corpo de Cristo na eucaristia’. 

'Hoje é o dia em que externamos a nossa fé na eucaristia', afirmou Dom Aloísio Dilli'Hoje é o dia em que externamos a nossa fé na eucaristia', afirmou Dom Aloísio Dilli Crédito: Viviane Fetzer

Agasalhos e alimentos ao invés de tapetes coloridos

A celebração de Corpus Christi também serviu para provar a solidariedade do povo católico. Em pelo menos duas igrejas de Santa Cruz do Sul, na Paróquia Conceição localizada no Bairro Bom Jesus e na Igreja do Espírito Santo, no Bairro Ana Nery foram confeccionados tapetes com agasalhos e alimentos.
De acordo com o Padre Hilário Gonçalves que é responsável pelas duas igrejas a ideia foi bem aceita pela comunidade. “Nós temos muitas famílias carentes que precisam de alimentos e agasalhos então fizemos a proposta para a comunidade, e logo os moradores começaram a ajudar. Foi aceita com muita generosidade, e em todas as missas eles traziam doações que eram entregues nas secretarias destas paróquias”. Conforme o pároco, as primeiras doações começaram a chegar há cerca de quinze dias, e todo o material deverá ser entregue às famílias carentes já cadastradas. 
Somente na Igreja Conceição foram 680 peças de roupas e 140 quilos de alimentos não perecíveis doados. Já na Igreja do Espírito Santo foram 450 peças e quase 300 quilos de alimentos. Segundo o Padre Hilário Gonçalves, “esta foi a primeira vez que a ação foi feita nestas comunidades, antes os tapetes eram feitos com serragem, pedras, flores e outras ornamentações. Mas, a gente pensou em fazer algo concreto que pudesse ajudar o próximo e deu certo”, finalizou.