Edição do dia 17/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Conselho lança o Polo dos Vales
GERAL
ENTRE QUATRO: Encenação acontece hoje e amanhã
VARIEDADES
RECEITA FEDERAL: Nova sede atenderá a partir de 8 de outubro
GERAL - Além da Delegacia da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda também deve ocupar o espaço
Fentifumo inicia pauta de negociação
GERAL - Primeira reunião com a Federação e os Sindicatos ocorre na próxima quinta-feira
Otelio Drebes realiza palestra a professores
EDUCAÇÃO
Semana do Ministério Público começa hoje
GERAL - Promotores do caso Bernardo Boldrini estarão presentes
Reunião sobre Plantas Biotivas inicia hoje
GERAL
Prefeitura lança Alvará Digital
GERAL - A partir de agora, o documento pode ser feito em poucas horas, sem precisar sair de casa
Educar-se e Centro de Línguas promovem imersão bilíngue
EDUCAÇÃO
Sincotec-Varp realiza capacitação nesta quarta
GERAL
Projeto vai apresentar Santa Cruz e a 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Nos dois sábados da Festa da Alegria, ônibus sairão de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria
Presidente dos Festejos Farroupilhas destaca a importância da cultura gaúcha
VARIEDADES
Tchê Bistrô e Arte: enaltecendo a tradição gaúcha
VARIEDADES
A força buscada nos versos
VARIEDADES
Cavalos passarão por inspeção antes do desfile
VARIEDADES - Além da Guia de Transporte Animal (GTA), será exigida apresentação de comprovantes para verificar as condições de saúde do animal
CTG de Paredão entregará 500kg em doações
VARIEDADES
Segurança Pública será reforçada em 36 municípios
POLÍCIA - Municípios da região receberão um total de aproximadamente R$ 2 milhões
Assaf vai encarar a Assoeva nas quartas de final
ESPORTES

Corpus Christi: Celebração reúne milhares de fiéis

Após a missa celebrada por Dom Aloísio Dilli, os devotos seguiram em procissão com benção pelas principais ruas do centro

RELIGIÃO - 21/06/2019

Crédito: Viviane Fetzer

Rosibel Fagundes
rosibel@riovalejornal.com.br

A tradicional celebração de Corpus Christi (Corpo de Deus), reuniu milhares de fiéis na Catedral São João Batista, na manhã desta quinta-feira, 20. Durante a festa religiosa que tem o objetivo de celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, o Bispo Dom Aloísio Dilli, refletiu sobre a liturgia do dia e explicou o significado da celebração. “Hoje é o dia em que nós externamos a nossa fé na eucaristia. A mesa do altar representa a ceia. É a última ceia de Jesus, e nós tornamos ele presente cada vez que celebramos uma missa. Então estamos hoje alimentando a eucaristia através desta ceia de comunhão em torno da mesa. Todas as vezes que nós celebramos a eucaristia ou uma missa, estamos tornando presente o mistério da paixão de Cristo, a sua morte e sua ressurreição”. 
Após a missa, uma procissão eucarística foi realizada pelas principais ruas, com uma parada em frente ao Hospital Santa Cruz para a benção do Santíssimo Sacramento aos enfermos e profissionais da saúde. O ponto alto da programação foram os tradicionais tapetes coloridos confeccionados com materiais como serragem, borra de café, tampas plásticas, e outros materiais que encantaram pela sua delicadeza e demonstração de fé. O tema deste ano foi ‘o  Corpo de Cristo na eucaristia’. 

'Hoje é o dia em que externamos a nossa fé na eucaristia', afirmou Dom Aloísio Dilli'Hoje é o dia em que externamos a nossa fé na eucaristia', afirmou Dom Aloísio Dilli Crédito: Viviane Fetzer

Agasalhos e alimentos ao invés de tapetes coloridos

A celebração de Corpus Christi também serviu para provar a solidariedade do povo católico. Em pelo menos duas igrejas de Santa Cruz do Sul, na Paróquia Conceição localizada no Bairro Bom Jesus e na Igreja do Espírito Santo, no Bairro Ana Nery foram confeccionados tapetes com agasalhos e alimentos.
De acordo com o Padre Hilário Gonçalves que é responsável pelas duas igrejas a ideia foi bem aceita pela comunidade. “Nós temos muitas famílias carentes que precisam de alimentos e agasalhos então fizemos a proposta para a comunidade, e logo os moradores começaram a ajudar. Foi aceita com muita generosidade, e em todas as missas eles traziam doações que eram entregues nas secretarias destas paróquias”. Conforme o pároco, as primeiras doações começaram a chegar há cerca de quinze dias, e todo o material deverá ser entregue às famílias carentes já cadastradas. 
Somente na Igreja Conceição foram 680 peças de roupas e 140 quilos de alimentos não perecíveis doados. Já na Igreja do Espírito Santo foram 450 peças e quase 300 quilos de alimentos. Segundo o Padre Hilário Gonçalves, “esta foi a primeira vez que a ação foi feita nestas comunidades, antes os tapetes eram feitos com serragem, pedras, flores e outras ornamentações. Mas, a gente pensou em fazer algo concreto que pudesse ajudar o próximo e deu certo”, finalizou.