Edição do dia 16/07/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Prefeitura decreta ponto facultativo dia 26
GERAL
Isnar Amaral estará no Espaço de Vie
GERAL
De olho no futuro do comércio
ECONOMIA
Comerciantes veem futuro positivo
ECONOMIA - Reformas propostas pelo governo Bolsonaro lançam esperança na economia local
Liquidações prometem aquecer as vendas
ECONOMIA
Restaurante da Gruta dos Índios: Novas instalações inauguram nesta quinta-feira
GERAL - Com espaço ampliado, estabelecimento vai preservar a cultura alemã oferecendo alimentos, bebidas típicas e artigos em um só local e fora de época
Cisvale poderá facilitar a abertura de novas agroindústrias
ECONOMIA - Entraves burocráticos que têm tornado demorada a liberação de alvarás poderão acabar
Evento de moda e beleza prepara noite de gala
VARIEDADES
HSC sedia curso do Coren sobre código de ética
SAÚDE
Vamos ajudar a Duda!
VARIEDADES
Colégio Dom Alberto: há 17 anos proporcionando ensino de qualidade
EDUCAÇÃO
Gesc embarcou no último domingo para os EUA
GERAL - Participantes saíram rumo ao Jamboree Mundial que reunirá aproximadamente 45 mil pessoas
Premiados no município serão conhecidos na próxima quinta-feira
EMPRESARIAL
Assembleia vai eleger o novo presidente
GERAL - Concessão da RSC-287 estará em pauta durante a reunião
Bom companheirismo - Permanente Bandeira
OPINIÃO
Aposentadoria Especial e continuidade na função insalubre
OPINIÃO
Sobre a Reforma da Previdência
OPINIÃO
Etapa de Santa Cruz: Piloto argentino retorna à Stock Car
ESPORTES

Novo Cemai será o Hospital da Criança

Prefeito Telmo Kirst rebatizou a obra e salientou o protagonismo da Secretaria Municipal de Saúde

GERAL - 21/06/2019

 

Crédito: Reprodução

Começaram nesta quarta-feira, 19, as obras de modernização do Novo Cemai, na Travessa Kern, s/nº. O prefeito Telmo Kirst autorizou o início das intervenções em ato oficial, realizado no Palacinho, com a presença de autoridades e convidados. A empresa responsável é a Invicta Construtora, de Venâncio Aires. Os trabalhos deverão estar concluídos em oito meses e a inauguração do espaço está prevista para ocorrer entre março e abril de 2020.
Esta será a primeira grande intervenção desde que o serviço entrou em funcionamento, há quase duas décadas, a unidade foi inaugurada em 1999. As melhorias irão acontecer em todos os ambientes, a começar pela entrada onde será instalado um pórtico de acesso com átrio coberto e um playground. Uma cobertura será construída para proteger o acesso de emergência e das ambulâncias e a frente e as laterais do prédio receberão ajardinamento.

As melhorias irão acontecer em todos os ambientesAs melhorias irão acontecer em todos os ambientes Crédito: Reprodução

A grande mudança será na recepção e nas salas de espera para atendimento, que ficarão mais acolhedoras. Junto à sala de espera da pediatria serão instalados assentos adaptados para crianças e uma ampla área de recreação, o chamado Espaço Kids. Consultórios, salas de observação, de gestantes, de emergências, vacinas e de triagem também serão transformadas.
Internamente também serão feitas modificações na parte de serviços para melhor acomodação da rouparia, depósito e lavanderia. Haverá substituição de toda a estrutura elétrica e hidráulica do prédio, instalação de climatização, iluminação de led e troca de todo o mobiliário por peças mais funcionais e adequadas ao uso atual. Pisos, revestimentos e esquadrias também serão substituídos.

Os trabalhos deverão estar concluídos em oito mesesOs trabalhos deverão estar concluídos em oito meses Crédito: Reprodução

Durante seu pronunciamento, o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, falou dos investimentos para equipar o Novo Cemai. Serão adquiridos ultrassom móvel, raio x móvel, eletrocardiograma móvel, desfibrilador, monitor multiparamétrico móvel, além de instrumentos, equipamentos hospitalares, computadores e mobiliário, em um investimento de cerca de R$ 1,8 milhão. “Santa Cruz do Sul vive um momento histórico, marcado pelo início das obras do Novo Cemai. Em oito meses teremos um local mais amplo e confortável”, avaliou. “Pelos investimentos que estamos fazendo, com certeza, seremos modelo para o Estado”

Prefeito Telmo Kirst elogiou o empenho da equipe responsávelPrefeito Telmo Kirst elogiou o empenho da equipe responsável Crédito: Rolf Steinhaus

Ao falar o prefeito Telmo Kirst fez questão de elogiar o empenho da equipe responsável pelo projeto de reforma e ampliação, que definiu como ousado e factível. Ele também frisou a economia e o zelo com o dinheiro público, que levaram a uma sequência de seis anos de superavit, o que tem sido decisivo para a realização de obras com recursos próprios. “O Cemai é uma realidade positiva, fico feliz com o protagonismo da Secretaria Municipal de Saúde”, destacou. Entusiasmado, ele aproveitou ainda para rebatizar a obra, de Hospital da Criança: Cemai.
Dado o tamanho da reforma e as providências que precisaram ser tomadas antes do início das intervenções, desde o dia 1º de março deste ano, a equipe do Cemai passou a atender provisoriamente em instalações na Rua Ernesto Alves, nº 128, com exceção da ginecologia que foi transferida temporariamente para o Cisvale.