Edição do dia 16/07/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Prefeitura decreta ponto facultativo dia 26
GERAL
Isnar Amaral estará no Espaço de Vie
GERAL
De olho no futuro do comércio
ECONOMIA
Comerciantes veem futuro positivo
ECONOMIA - Reformas propostas pelo governo Bolsonaro lançam esperança na economia local
Liquidações prometem aquecer as vendas
ECONOMIA
Restaurante da Gruta dos Índios: Novas instalações inauguram nesta quinta-feira
GERAL - Com espaço ampliado, estabelecimento vai preservar a cultura alemã oferecendo alimentos, bebidas típicas e artigos em um só local e fora de época
Cisvale poderá facilitar a abertura de novas agroindústrias
ECONOMIA - Entraves burocráticos que têm tornado demorada a liberação de alvarás poderão acabar
Evento de moda e beleza prepara noite de gala
VARIEDADES
HSC sedia curso do Coren sobre código de ética
SAÚDE
Vamos ajudar a Duda!
VARIEDADES
Colégio Dom Alberto: há 17 anos proporcionando ensino de qualidade
EDUCAÇÃO
Gesc embarcou no último domingo para os EUA
GERAL - Participantes saíram rumo ao Jamboree Mundial que reunirá aproximadamente 45 mil pessoas
Premiados no município serão conhecidos na próxima quinta-feira
EMPRESARIAL
Assembleia vai eleger o novo presidente
GERAL - Concessão da RSC-287 estará em pauta durante a reunião
Bom companheirismo - Permanente Bandeira
OPINIÃO
Aposentadoria Especial e continuidade na função insalubre
OPINIÃO
Sobre a Reforma da Previdência
OPINIÃO
Etapa de Santa Cruz: Piloto argentino retorna à Stock Car
ESPORTES

CTG Erva Mate realiza almoço

Evento comemora um ano da inauguração do Espaço Cultural Antonio Augusto Fagundes

GERAL - 21/06/2019

Ana Fagundes, viúva de Nico e Arthur Correa Teixeira idealizador do EspaçoAna Fagundes, viúva de Nico e Arthur Correa Teixeira idealizador do Espaço Crédito: Divulgação

Neste domingo, 23, o Espaço Cultural Antonio Augusto Fagundes, do CTG Erva Mate, de Venâncio Aires, realizará um almoço a partir das 11h para comemorar um ano da inauguração do Espaço dedicado ao tradicionalista. Haverá homenagens póstumas pelos quatro anos de seu falecimento como um culto evangélico e a família Fagundes é aguardada para o evento. 
O Espaço Cultural Antonio Augusto Fagundes, do CTG Erva Mate, no Parque do Chimarrão, foi idealizado por Arthur Correa Teixeira em 2015 quando era 1° Piá Farroupilha da 24ª Região Tradicionalista, após trâmites na Secretaria do Meio Ambiente e Fepam foi autorizado o início da construção. Também foi feito contato com Ernesto Fagundes, filho do Nico e, com Ana Fagundes, viúva de Nico Fagundes, para autorizarem o nome do Espaço, então por solicitação de Ana Fagundes o Espaco foi inaugurado no dia 24 de junho de 2018, data do terceiro ano de falecimento do Nico Fagundes.
O Espaço possui um acervo de livros, em torno de 600 para estudos preparatórios para os concursos de prendas e peões, também livros de escritores gaúchos, existe um espaço para as crianças com livros infantis da cultura gaúcha e alguns brinquedos antigos. Foram doados por Ana Fagundes o tirador e um chapéu de bucho que eram do Nico, também uma estatueta com o nome de "O gaúcho" que ficam expostos no Espaço. 

SOBRE O NICO

Antonio Augusto da Silva Fagundes, conhecido como Nico Fagundes, foi um poeta, compositor, ator, advogado e apresentador de televisão brasileiro. Filho de Euclides Fagundes e Florentina da Silva Fagundes, formado e pós-graduado em História do Rio Grande do Sul e mestre em Antropologia Social. Todos os seus cursos foram realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Reconhecido na cultura gaúcha, premiado diversas vezes como poeta, novelista, compositor, autor e ator de teatro, televisão e cinema.
Apresentou pela RBS TV (afiliada da TV Globo) o programa Galpão Crioulo, com uma das maiores audiências da televisão gaúcha. O Canto Alegretense, canção cujos versos são de sua autoria, é mais cantado que o próprio hino de Alegrete. É respeitado como autoridade em folclore gaúcho, história do Rio Grande do Sul, antropologia, religiões afro-gaúchas, indumentária do Rio Grande, cozinha gauchesca e danças folclóricas.
Foi um dos fundadores da Confraria dos Cavaleiros da Paz, atualmente Embaixadores da Tradição e do Folclore do Rio Grande do Sul. Em 2000, ele teve um acidente vascular cerebral (AVC), mas se recuperou. Em 2010, chegou a ficar em coma induzido após uma infecção geral no organismo. Dois anos depois, voltou à UTI pelo mesmo problema. Nico Fagundes faleceu dia 24 de junho de 2015, com 80 anos de idade, em Porto Alegre, por problemas respiratórios.