Edição do dia 16/07/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Prefeitura decreta ponto facultativo dia 26
GERAL
Isnar Amaral estará no Espaço de Vie
GERAL
De olho no futuro do comércio
ECONOMIA
Comerciantes veem futuro positivo
ECONOMIA - Reformas propostas pelo governo Bolsonaro lançam esperança na economia local
Liquidações prometem aquecer as vendas
ECONOMIA
Restaurante da Gruta dos Índios: Novas instalações inauguram nesta quinta-feira
GERAL - Com espaço ampliado, estabelecimento vai preservar a cultura alemã oferecendo alimentos, bebidas típicas e artigos em um só local e fora de época
Cisvale poderá facilitar a abertura de novas agroindústrias
ECONOMIA - Entraves burocráticos que têm tornado demorada a liberação de alvarás poderão acabar
Evento de moda e beleza prepara noite de gala
VARIEDADES
HSC sedia curso do Coren sobre código de ética
SAÚDE
Vamos ajudar a Duda!
VARIEDADES
Colégio Dom Alberto: há 17 anos proporcionando ensino de qualidade
EDUCAÇÃO
Gesc embarcou no último domingo para os EUA
GERAL - Participantes saíram rumo ao Jamboree Mundial que reunirá aproximadamente 45 mil pessoas
Premiados no município serão conhecidos na próxima quinta-feira
EMPRESARIAL
Assembleia vai eleger o novo presidente
GERAL - Concessão da RSC-287 estará em pauta durante a reunião
Bom companheirismo - Permanente Bandeira
OPINIÃO
Aposentadoria Especial e continuidade na função insalubre
OPINIÃO
Sobre a Reforma da Previdência
OPINIÃO
Etapa de Santa Cruz: Piloto argentino retorna à Stock Car
ESPORTES

Copa América: Diante do Peru, tentativa de reação

Seleção Brasileira passa por fase de incertezas. Em 1989, time superou dificuldades

ESPORTES - 21/06/2019

Brasil vem de empate frustrante: time quer reagir contra o PeruBrasil vem de empate frustrante: time quer reagir contra o Peru Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

Nelson Treglia
nelson@riovalejornal.com.br

Líder do Grupo A, a Seleção Brasileira de futebol masculino faz neste sábado, 22 de junho, seu último jogo na primeira fase da Copa América. Na Arena Corinthians em São Paulo, a partir de 16h, o Brasil enfrenta o Peru do técnico argentino Ricardo Gareca e do atacante colorado Paolo Guerrero.
Brasil e Peru possuem campanhas semelhantes. Ambos somam quatro pontos, mas o time canarinho lidera no saldo de gols. A Venezuela está em terceiro lugar do Grupo A, com duas unidades. Em quarto e último lugar está a Bolívia, com zero.
O time brasileiro estreou com vitória sobre a Bolívia, por 3 a 0. Na segunda partida, um empate frustrante contra a Venezuela (0 a 0). Contra o Peru, a expectativa é de recuperar o bom futebol e buscar mais uma vitória, para ir embalado rumo à segunda fase da Copa América.
Nesta quinta-feira, 20 de junho, o técnico Tite completou três anos à frente da Seleção. Quando o treinador assumiu o time, em 2016, o Brasil vinha de uma eliminação na Copa América Centenário, realizada nos Estados Unidos. Treinado por Dunga, o Brasil foi eliminado na primeira fase em derrota, por coincidência, diante do Peru. O time peruano venceu por 1 a 0, com gol de mão validado pela arbitragem.
Após perder para o Peru, Dunga saiu do comando da Seleção e deu lugar a Tite, que agora tem seu trabalho posto à prova na Copa América 2019. Tite saiu-se bem nas Eliminatórias do Mundial 2018, colocando o Brasil na primeira posição da zona sul-americana. Na Copa do Mundo, realizada na Rússia, a Seleção não brilhou tecnicamente e parou nas quartas de final, diante da Bélgica.
Na Copa do Mundo anterior, em 2014, apesar dos 7 a 1 sofridos contra a Alemanha, com Luiz Felipe Scolari, o Brasil chegou um pouco mais longe, na semifinal.

EM 1989, TAMBÉM HOUVE INCERTEZAS

Trinta anos atrás, a Copa América foi disputada no Brasil. Em 2019, o torneio retorna ao nosso país, e por enquanto, a disputa está na primeira fase. Na edição de 1989, a Seleção Brasileira também passou por incertezas, com descrédito por parte do torcedor. A equipe, treinada à época por Sebastião Lazaroni, estreou vencendo contra a Venezuela por 3 a 1. Depois, vieram dois empates em 0 a 0, contra o Peru e a Colômbia. As três partidas foram realizadas no Estádio da Fonte Nova, em Salvador, e o time brasileiro foi muito criticado pelo torcedor baiano.
A recuperação aconteceu no quarto e último jogo da primeira fase, contra o Paraguai, no Estádio do Arruda, em Recife. O Brasil venceu por 2 a 0, com dois gols de Bebeto. Ali ocorreu a arrancada rumo ao título.
No quadrangular final, disputado no Maracanã (Rio de Janeiro), o Brasil venceu suas três partidas: contra Argentina (2 a 0), Paraguai (3 a 0) e Uruguai (1 a 0). Assim a Seleção sagrou-se campeã da Copa América, após 40 anos de jejum.