Edição do dia 16/07/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Prefeitura decreta ponto facultativo dia 26
GERAL
Isnar Amaral estará no Espaço de Vie
GERAL
De olho no futuro do comércio
ECONOMIA
Comerciantes veem futuro positivo
ECONOMIA - Reformas propostas pelo governo Bolsonaro lançam esperança na economia local
Liquidações prometem aquecer as vendas
ECONOMIA
Restaurante da Gruta dos Índios: Novas instalações inauguram nesta quinta-feira
GERAL - Com espaço ampliado, estabelecimento vai preservar a cultura alemã oferecendo alimentos, bebidas típicas e artigos em um só local e fora de época
Cisvale poderá facilitar a abertura de novas agroindústrias
ECONOMIA - Entraves burocráticos que têm tornado demorada a liberação de alvarás poderão acabar
Evento de moda e beleza prepara noite de gala
VARIEDADES
HSC sedia curso do Coren sobre código de ética
SAÚDE
Vamos ajudar a Duda!
VARIEDADES
Colégio Dom Alberto: há 17 anos proporcionando ensino de qualidade
EDUCAÇÃO
Gesc embarcou no último domingo para os EUA
GERAL - Participantes saíram rumo ao Jamboree Mundial que reunirá aproximadamente 45 mil pessoas
Premiados no município serão conhecidos na próxima quinta-feira
EMPRESARIAL
Assembleia vai eleger o novo presidente
GERAL - Concessão da RSC-287 estará em pauta durante a reunião
Bom companheirismo - Permanente Bandeira
OPINIÃO
Aposentadoria Especial e continuidade na função insalubre
OPINIÃO
Sobre a Reforma da Previdência
OPINIÃO
Etapa de Santa Cruz: Piloto argentino retorna à Stock Car
ESPORTES

Adolescência é tema de seminário ampliado

Participaram do evento representantes de parceiros da educação e assistência social nos municípios

GERAL - 25/06/2019

Iro Schünke, presidente do ICL, abriu o eventoIro Schünke, presidente do ICL, abriu o evento Crédito: Junio Nunes

Com o tema “Adolescer (em rede)”, o Instituto Crescer Legal promoveu na última quarta-feira, 19 de junho, em Santa Cruz do Sul (RS), o segundo seminário ampliado de integração e reflexão com parceiros do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Participaram do evento representantes de parceiros da educação e assistência social nos municípios de Boqueirão do Leão, Candelária, Cerro Branco, Herveiras, Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz que atuam ou se relacionaram com o Instituto.
O diretor-presidente da entidade, Iro Schünke, abriu o evento falando da importância das parcerias firmadas para a consolidação dos resultados. “Nossas ações têm dado mais certo que esperávamos e temos consciência de que não fazemos nada sozinhos. Essa rede foi e está sendo muito importante. Este encontro demonstra isso e certamente vai servir para fortalecer ainda mais essa parceria já existente”, frisou.
A programação contou com a participação da atriz Deborah Finocchiaro, que falou sobre “A Cena na Sala de Aula - presença, postura e bom humor”, e da psicóloga Bruna Moraes Battistelli, que propôs aos participantes uma Roda de Conversa sobre “Adolescer (em rede)”. Durante o evento a equipe do Instituto Crescer Legal também apresentou a metodologia, os aprendizados e conquistas no trabalho desenvolvido junto a adolescentes do meio rural por meio do Programa de Aprendizagem Profissional Rural.
A gerente Nádia Fengler Solf, destacou as principais ações do Instituto, como o curso de gestão rural e empreendedorismo que atualmente está em atuação em sete municípios gaúchos e envolve 134 jovens aprendizes, entre 14 e 17 anos, e iniciativas voltadas para os egressos do Programa de Aprendizagem. “A construção coletiva da metodologia pela nossa equipe, consultoria e inúmeros parceiros tem sido fundamental na missão que assumimos de ofertar oportunidades de crescimento aos adolescentes do meio rural”, afirma.

SOBRE O SEMINÁRIO

Em 2018 o Instituto Crescer Legal integrou ao seu plano estratégico e ao processo de capacitação sistemática da equipe de educadores sociais um Seminário Ampliado, aberto aos parceiros regionais da educação e assistência social. A primeira edição aconteceu em agosto de 2018, com o tema “Trabalho Infantil: um desafio em Rede”.

SOBRE AS PALESTRANTES

Deborah Finocchiaro
Bacharel em interpretação teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão, como diretora, produtora e ministrante. Desde 2009, assina a coluna de teatro na Rádio Band News FM Porto Alegre – 99,3.

Bruna Moraes Battistelli
Psicóloga, especialista em Instituições em Análise, mestra em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutoranda do programa de pós-graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).