Edição do dia 13/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Solidariedade declara apoio a Telmo
POLÍTICA
Saiba como ter desconto especial no IPTU do ano que vem
GERAL
A Hipnose pode auxiliar no autodesenvolvimento de forma eficaz
EMPRESARIAL - Especialista desmistificou tema e apontou benefícios da técnica no Café Empresarial
Reforma Tributária é tema da apresentação de Rigotto em Santa Cruz
GERAL
Dada a largada para a Semana Farroupilha
GERAL - Abertura aconteceu no Parque de Eventos na manhã desta sexta-feira
Fórum atrai dois secretários de Estado a Santa Cruz do Sul
GERAL - Representantes de todas as 28 regiões estiveram na Unisc nessa quinta-feira
Lino e Laila serão tema do Novo Cemai
GERAL
Aulas de autoescola com ou sem simulador de direção?
GERAL
Sessão especial para o ensino médio
VARIEDADES
Estudante de Santa Cruz conquista certificado de excelência internacional
EDUCAÇÃO
RGE instala aquecedores solares nas residências de 150 famílias
GERAL
Embarques devem superar os US$ 2 bilhões
GERAL
Depressão deve ser tratada no início, afirma especialista
ESPECIAIS - Mulheres sofrem de depressão duas vezes mais do que os homens
Tributo a Herb Alpert é hoje
VARIEDADES - Teatro do Mauá recebe apresentação às 20h
Sociedade Ginástica: Jantar Baile marca comemoração dos 126 anos
EMPRESARIAL
Farmácia Municipal reabre na segunda no novo prédio
SAÚDE
Grupo Tholl traz Casinha de Chocolate
VARIEDADES
18,2 mil exemplares foram vendidos
VARIEDADES - Além do sucesso em vendas, o público também compareceu e lotou a Praça Getúlio Vargas

Residentes do HSC retomam o projeto Multi Alegria

SAÚDE - 05/07/2019

 

Nas atividades, os residentes se caracterizam como palhaços e, por meio de brincadeiras e carinhos, transformam o momento de internação em um momento únicoNas atividades, os residentes se caracterizam como palhaços e, por meio de brincadeiras e carinhos, transformam o momento de internação em um momento único Crédito: Divulgação/HSC

Os Doutores Só Riso, composto pela ação voluntária de Oglacir Rodrigues e João Custódio, em seus alter ego os doutores Palhaço Kiko e Joãozinho, atuam há anos no Hospital Santa Cruz (HSC) distribuindo amor, risos e diversão aos pacientes por meio de atividades lúdicas que levam alegria aos pacientes internados na Ala São Francisco e na Pediatria. Inspirados por tal atividade, os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Instituição (PRMS) elaboraram, em 2015, o Projeto Multi Alegria, em que passaram a atuar e a aprender junto aos Doutores Só Riso.
Nas atividades, os residentes se caracterizam como palhaços e, por meio de brincadeiras e carinhos, transformam o momento de internação em um momento único, no qual a esperança é reforçada em forma de música, alegria e brincadeiras. A iniciativa foi inspirada em experiências semelhantes como a Clown Care Unit, nos Estados Unidos; a Le Rire Médicins, na França; a Klow Doktoren, na Alemanha; o Dr. Patch Adams, também no Estados Unidos; e os Doutores da Alegria, no Brasil.

Eles atuarão uma vez por mês, com duas horas de atividadesEles atuarão uma vez por mês, com duas horas de atividades Crédito: Divulgação/HSC

Segundo a coordenadora do PRMS do Hospital Santa Cruz, professora Dulciane Paiva, o ambiente hospitalar, por mais humanizado e aconchegante que os profissionais da saúde o tornem, inevitavelmente pode causar ansiedade e expectativas para quem está se recuperando de um grave acidente, de uma doença, de uma cirurgia ou do nascimento de um filho prematuro. “Nesses momentos, sorrir torna-se necessário aos pacientes e seus familiares por conferir força e motivação para enfrentar o período de internação e o manejo da doença”, comenta a professora.
Conforme Dulciane, o Projeto Multi Alegria foi retomado em 2019 pelos novos residentes do programa para contribuir com a promoção de saúde no ambiente hospitalar, para além da excelência no cuidado e tratamento já prestados, usando a arte do palhaço como instrumento para abordar temas importantes de todas as áreas da saúde, sempre com muita alegria. “Estas ações trazem positividade e alívio da dor por meio do amor em cada riso proporcionado”, destaca.
Acompanhantes, pacientes de todas as idades, bem como toda a equipe de profissionais da saúde e técnicos administrativos atuantes no HSC também recebem mensagens dos Doutores Só Riso. Eles atuarão uma vez por mês, com duas horas de atividades.