Edição do dia 24/01/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Brigada Militar prende suspeito com animal abatido
POLÍCIA
Saboreares: opção de qualidade o ano inteiro
EMPRESARIAL
Mecânica do Fernando: há nove anos prestando serviços de qualidade
EMPRESARIAL
Sabores deliciosos é na CremoLatto Sorvetes
EMPRESARIAL
O que você precisa saber sobre vagas para idosos e deficientes
GERAL
Cepru Unisc: Inscrições para Instrutor de Trânsito estão abertas
GERAL
Vegetação na Av. do Imigrante obstrui visão de motoristas
GERAL - Apesar de todo embelezamento, cidadãos reclamam que plantas prejudicam o trânsito
Mais seis escolas da rede municipal estão sendo revitalizadas
EDUCAÇÃO - Pintura interna e externa, aquisição de mobiliário, reforma nas quadras esportivas, instalação de playground, entre outros serviços estão sendo realizados
Vestibular solidário da Uninter ajuda escolas carentes
GERAL
Exposição fotográfica do Capsia está sendo realizada no Shopping Santa Cruz
VARIEDADES
O que o Novo Cemai terá de diferente?
SAÚDE
Campanha visa arrecadar material escolar
GERAL - Criada por um grupo de torcedores do Inter, ação se estende até o dia 15 de fevereiro
Brinqmania realiza festa beneficente para Juju
GERAL
Segunda edição do Bailinho da Borges está confirmada
VARIEDADES - O evento será realizado dia 15 de fevereiro, na Rua Borges do Medeiros
Literatura Brasileira dos Catarinenses
OPINIÃO
MP denuncia mais um vereador por 'rachadinha'
POLÍTICA - Alceu Crestani (PSDB) também teria mantido um funcionário fantasma em Monte Alverne
Aproveite seu verão no Park Nativo
GERAL
Novo valor da passagem gera controvérsia
ECONOMIA - Promotor de Defesa Comunitária vê espaço para cálculo com tarifa menor

Residentes do HSC retomam o projeto Multi Alegria

SAÚDE - 05/07/2019

 

Nas atividades, os residentes se caracterizam como palhaços e, por meio de brincadeiras e carinhos, transformam o momento de internação em um momento únicoNas atividades, os residentes se caracterizam como palhaços e, por meio de brincadeiras e carinhos, transformam o momento de internação em um momento único Crédito: Divulgação/HSC

Os Doutores Só Riso, composto pela ação voluntária de Oglacir Rodrigues e João Custódio, em seus alter ego os doutores Palhaço Kiko e Joãozinho, atuam há anos no Hospital Santa Cruz (HSC) distribuindo amor, risos e diversão aos pacientes por meio de atividades lúdicas que levam alegria aos pacientes internados na Ala São Francisco e na Pediatria. Inspirados por tal atividade, os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Instituição (PRMS) elaboraram, em 2015, o Projeto Multi Alegria, em que passaram a atuar e a aprender junto aos Doutores Só Riso.
Nas atividades, os residentes se caracterizam como palhaços e, por meio de brincadeiras e carinhos, transformam o momento de internação em um momento único, no qual a esperança é reforçada em forma de música, alegria e brincadeiras. A iniciativa foi inspirada em experiências semelhantes como a Clown Care Unit, nos Estados Unidos; a Le Rire Médicins, na França; a Klow Doktoren, na Alemanha; o Dr. Patch Adams, também no Estados Unidos; e os Doutores da Alegria, no Brasil.

Eles atuarão uma vez por mês, com duas horas de atividadesEles atuarão uma vez por mês, com duas horas de atividades Crédito: Divulgação/HSC

Segundo a coordenadora do PRMS do Hospital Santa Cruz, professora Dulciane Paiva, o ambiente hospitalar, por mais humanizado e aconchegante que os profissionais da saúde o tornem, inevitavelmente pode causar ansiedade e expectativas para quem está se recuperando de um grave acidente, de uma doença, de uma cirurgia ou do nascimento de um filho prematuro. “Nesses momentos, sorrir torna-se necessário aos pacientes e seus familiares por conferir força e motivação para enfrentar o período de internação e o manejo da doença”, comenta a professora.
Conforme Dulciane, o Projeto Multi Alegria foi retomado em 2019 pelos novos residentes do programa para contribuir com a promoção de saúde no ambiente hospitalar, para além da excelência no cuidado e tratamento já prestados, usando a arte do palhaço como instrumento para abordar temas importantes de todas as áreas da saúde, sempre com muita alegria. “Estas ações trazem positividade e alívio da dor por meio do amor em cada riso proporcionado”, destaca.
Acompanhantes, pacientes de todas as idades, bem como toda a equipe de profissionais da saúde e técnicos administrativos atuantes no HSC também recebem mensagens dos Doutores Só Riso. Eles atuarão uma vez por mês, com duas horas de atividades.