Edição do dia 19/07/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Domingo tem Brique da Praça
GERAL
Unisc forma 16ª turma de Medicina
GERAL
Stock: Nelsinho Piquet corre pela primeira vez em Santa Cruz do Sul
ESPORTES - Piloto da equipe Texaco Full Time Sports terá experiência inédita neste fim de semana na pista gaúcha
Edição de inverno do curso Escola de formação de professores tem início na Unisc
EDUCAÇÃO
Audiência pública debate alterações no Plano Diretor
GERAL
Quatro cidades gaúchas
VARIEDADES - Quarta temporada de 'O professor pelado' tem reestreia repaginada
Domingo tem etapa da 5ª Olimpíada Rural
GERAL - Esse será o primeiro compromisso oficial das 14 candidatas a soberanas da 35ª Oktoberfest
Copa Seu Verardi
ESPORTES - Uma semana de treinos no Avenida
Rodada desta sexta vai apontar os semifinalistas
ESPORTES
Em jogo duas vagas no mata-mata da Copa CFC Celso
ESPORTES
Assaf joga nesta sexta-feira em Santa Maria
ESPORTES - Jogo foi alterado em virtude do Grenal neste sábado
Stock Car: Quinta etapa é neste final de semana
ESPORTES - Serão dois dias de atividades sem a companhia da Stock Light
Renomada professora do Serviço Social estará em Santa Cruz
GERAL
Novo Cabrais: Escola lança livro de receitas saudáveis
EDUCAÇÃO
Novo Cabrais: Pimenta visita obras e reafirma apoio ao município
GERAL - Deputado federal participou de almoço e conferiu de perto a pavimentação da Avenida Rodolfo Buss
Ascor e Prefeitura planejam nova exposição
GERAL
Colégio Mauá assume gestão da Escola Criança & Cia
EDUCAÇÃO
Prefeitura anuncia restauração do prédio
GERAL - Marcando a decisão, muda de árvore também foi plantada por alunos da rede de ensino municipal

CREA-RS reúne-se com Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

GERAL - 09/07/2019

Uma reunião entre o Crea-RS e a secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS aconteceu na última semana no Centro Administrativo Fernando Ferrari. A reunião ocorreu a convite do Secretário, Catarina Paladini, para apresentação do Projeto Casas da Fundação de Atendimento Socioeducativo do RS (Fase), do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) a Eng. Civ. e Seg. Trab. Alice Helena Coelho Scholl, 1ª vice-presidente do CREA-RS no exercício da Presidência, e o Eng. Agr. Gustavo André Lange, 1º vice-presidente. O objetivo do governo, segundo o secretário Paladini, é realizar uma aproximação com entidades construtoras do Rio Grande do Sul para um ciclo de conversas sobre o edital das novas obras, que será lançado em breve.
O projeto envolve a construção de três Centros de Atendimento Socioeducativo (CASE) e será implantado em três cidades, com um custo de aproximadamente R$ 68 milhões. Em Santa Cruz do Sul e Osório serão abertas 60 vagas e, em Viamão, 90. Cada casa custará em torno de R$ 20 milhões. A obra já possui planta, só falta o interesse de uma construtora. De acordo com Paladini, é uma obra com recursos específicos e dinheiro garantido: "há orçamento, cronograma e projeto executivo", destaca. O governo divulgará, nos próximos 15 dias, o edital da obra. A dificuldade enfrentada é a de encontrar construtoras para participar do edital, para que a obra não seja considerada deserta – quando nenhuma empresa demonstra interesse –, o que já aconteceu anteriormente. “É fundamental que não dê deserto, a gente lutou muito”, afirma o secretário.
“Queremos despressurizar o sistema. Transacionar uma pena, um serviço comunitário, a prestação de ajuda a uma ONG, se não, não ocorrerá a ressocialização, e o jovem será entregue para o crime”, explicou Paladini. A diretoria do CREA-RS demonstrou apoio à iniciativa do Programa. "É um projeto importante e vamos divulgar este edital, mobilizando os profissionais", garantiu a Eng. Alice.

Sobre o POD
O Programa de Oportunidades e Direitos (POD) é uma política pública pioneira no Brasil e serve de referência para outros governos estaduais, que visitam o Rio Grande do Sul para troca de conhecimento e experiências. Mantido pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ele já beneficiou mais de 9 mil jovens em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Atualmente, o POD conta com seis espaços físicos, chamados de Centros da Juventude (CJs), para convivência social e formação profissionalizante de jovens em áreas de extrema vulnerabilidade social. As estruturas estão localizadas em Porto Alegre, nos bairros Rubem Berta, Restinga, Lomba do Pinheiro e Cruzeiro, e em Viamão e Alvorada. Nos próximos meses, cinco novos prédios serão entregues nestas comunidades.