Edição do dia 16/08/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Candidatas a soberanas da 35ª Oktoberfest participam de uma caminhada no centro
VARIEDADES
Gérson Vargas, Mauri Frantz e Jeferson Redondo aderem ao PSD
POLÍTICA
CDL Santa Cruz divulga vencedores do Dia dos Pais
GERAL - Promoção CDL Presente com Você fez o sorteio no final da tarde desta sexta-feira, dia 16, na Praça Getúlio Vargas
Mais uma edição do Brique da Praça acontece neste domingo
GERAL
Inscrições para o desfile cívico-militar encerram no dia 24
GERAL
Fogo simbólico chega nesta segunda-feira
GERAL
Santa Cruz agora tem uma Escola de Gestão
ESPORTES
Avenida perde jogo-treino, antes da Copinha
ESPORTES
Finalistas serão conhecidos no sábado
ESPORTES
Semifinalistas serão definidos em Rio Pardinho
ESPORTES
Tênis Clube Santa Cruz ganha reconhecimento
ESPORTES
Clássico do Vale do Rio Pardo é neste sábado
ESPORTES
Copa Truck: Santa Cruz do Sul abre terceira fase
ESPORTES
Fernando Jr. defenderá liderança correndo em casa
ESPORTES - Também haverá a Copa Truck e a Hyundai Copa HB20 movimentando o Autódromo
Dia do Escritor na Escola: um incentivo à educação
EDUCAÇÃO - Instituição realizou mais uma edição do projeto anual com escritoras santa-cruzenses
Semana da Pátria é tema de concurso nas escolas
EDUCAÇÃO
PPPs: O futuro dos serviços públicos?
GERAL - Workshop realizado na Unisc falou sobre a tendência das parcerias público-privadas
CDL Santa Cruz: Sorteio será nesta sexta
GERAL - Atividade ocorre às 17h, na Casa da CDL, na Praça da Getúlio Vargas

Comerciantes veem futuro positivo

Reformas propostas pelo governo Bolsonaro lançam esperança na economia local

ECONOMIA - 16/07/2019

Presidente do Sindilojas, Mauro SpodePresidente do Sindilojas, Mauro Spode Crédito: Arquivo/RJ

Grasiel Grasel
grasiel@riovalejornal.com.br

Embora os resultados nos índices econômicos do país e, especialmente do Rio Grande do Sul, não têm sido positivos nos últimos anos, comerciantes de Santa Cruz e do Vale do Rio Pardo estão acreditando em uma melhoria no cenário a partir do segundo semestre. Um dos principais motivos desta mudança de perspectiva é a força com que a reforma da previdência tem tramitado no congresso nacional, que obteve uma votação bem acima do esperado em seu primeiro turno na Câmara dos Deputados.
Mauro Spode, presidente do Sindilojas, entidade patronal que representa o comércio varejista na região, acredita que as mudanças não virão exclusivamente das reformas assim que aprovadas, mas no longo prazo o impacto maior e mais positivo virá da empregabilidade que elas vão gerar. “Um dos maiores problemas que o país enfrenta é o desemprego, então, pra gente conseguir uma guinada na economia, o governo precisa fazer a parte dele e aí não se trata só da reforma da previdência”, comenta Spode.
Com a recessão que atingiu fortemente o estado do Rio Grande do Sul, Mauro explica que o cenário a que se chegou é preocupante, especialmente pelas decepções nas quebras de expectativa de crescimento, mas isso deve começar a mudar lentamente a partir deste semestre. “Este é o terceiro ano que a gente esperava uma retomada do crescimento, mas ela não veio. Pra esse segundo semestre a gente tem esperança de crescer 1 a 2%”, diz o líder sindical.
Perguntado sobre a visão que os comerciantes têm sobre a equipe econômica de Bolsonaro, Spode diz que este não necessariamente era o modelo desejado, mas dentro do contexto das eleições é o que teriam de melhor. “A perspectiva sobre o que a equipe econômica tem a oferecer é positiva, isso tendo em vista o que a gente tinha até o ano passado. Pelas pesquisas que a gente tem recebido o empresário tá confiante numa retomada no segundo semestre, por mais tímida que seja”, comenta. 

Reforma da previdência pode alavancar mudança de cenárioReforma da previdência pode alavancar mudança de cenário Crédito: Sara Rohde

Aos associados do Sindilojas as novidades oferecidas pela entidade têm ajudado nas adaptações necessárias para o cenário de crise. A partir do segundo semestre, via parceria com a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), o sindicato estará oferecendo um ponto de certificação digital do sistema Safeweb, o que pode facilitar muito o processo para emissão de notas fiscais, por exemplo. A previsão de início do funcionamento do sistema é para agosto.
Outro sistema que passou a valer desde o dia 9 deste mês para melhorar e facilitar a vida do comerciante nos seus negócios é o Cadastro Positivo, uma espécie de banco de dados com informações sobre a situação de clientes no mercado de crédito. Quanto melhor pagador for o cliente, melhor será a pontuação dele e, se for um mau pagador, estará com uma pontuação baixa, o que garante mais segurança ao lojista, que poderá escolher limites e parcelas mais adequadas para cada caso.
Como se o Cadastro Positivo já não bastasse para confirmar o início de uma tendência de positividade, no último mês de junho a inadimplência do consumidor brasileiro caiu 1,9% na comparação com o mês de maio e, se somado com o resultado dos últimos 12 meses (julho de 2018 até junho 2019), acumula uma queda de 3% no ano. Com as famílias deixando suas contas em dia e o governo avançando nas reformas estruturantes, os comerciantes veem um futuro cada vez melhor.