Edição do dia 16/08/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Candidatas a soberanas da 35ª Oktoberfest participam de uma caminhada no centro
VARIEDADES
Gérson Vargas, Mauri Frantz e Jeferson Redondo aderem ao PSD
POLÍTICA
CDL Santa Cruz divulga vencedores do Dia dos Pais
GERAL - Promoção CDL Presente com Você fez o sorteio no final da tarde desta sexta-feira, dia 16, na Praça Getúlio Vargas
Mais uma edição do Brique da Praça acontece neste domingo
GERAL
Inscrições para o desfile cívico-militar encerram no dia 24
GERAL
Fogo simbólico chega nesta segunda-feira
GERAL
Santa Cruz agora tem uma Escola de Gestão
ESPORTES
Avenida perde jogo-treino, antes da Copinha
ESPORTES
Finalistas serão conhecidos no sábado
ESPORTES
Semifinalistas serão definidos em Rio Pardinho
ESPORTES
Tênis Clube Santa Cruz ganha reconhecimento
ESPORTES
Clássico do Vale do Rio Pardo é neste sábado
ESPORTES
Copa Truck: Santa Cruz do Sul abre terceira fase
ESPORTES
Fernando Jr. defenderá liderança correndo em casa
ESPORTES - Também haverá a Copa Truck e a Hyundai Copa HB20 movimentando o Autódromo
Dia do Escritor na Escola: um incentivo à educação
EDUCAÇÃO - Instituição realizou mais uma edição do projeto anual com escritoras santa-cruzenses
Semana da Pátria é tema de concurso nas escolas
EDUCAÇÃO
PPPs: O futuro dos serviços públicos?
GERAL - Workshop realizado na Unisc falou sobre a tendência das parcerias público-privadas
CDL Santa Cruz: Sorteio será nesta sexta
GERAL - Atividade ocorre às 17h, na Casa da CDL, na Praça da Getúlio Vargas

De olho no futuro do comércio

ECONOMIA - 16/07/2019

Nesta terça-feira, 16 de julho, todo o Brasil comemora o Dia do Comerciante. Com a economia brasileira passando por momentos conturbados à espera das reformas no país, todos os setores econômicos buscam alternativas para se manterem no mercado. No comércio não é diferente. Os comerciantes precisam buscar as melhores opções de negócios e alternativas para concorrentes como a internet. “Os novos hábitos dos consumidores devem ser entendidos pelos comerciantes para que possam manter a saúde das suas lojas”, comenta o presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Mauro Spode.
Para muitos municípios, o comércio é uma das áreas empresariais que mais gera renda e emprego e, em casos como o de Santa Cruz do Sul, cidade polo do Vale do Rio Pardo, o setor atrai milhares de consumidores todos os anos. “Os lojistas precisam estar atentos ao mercado e buscar informações para atrair os consumidores”, salienta Spode. No dia 18 de junho, o Encontro com o Sindilojas sediou uma palestra com o tema Cadastro Positivo. “A partir da implantação deste cadastro, teremos um aumento significativo na aprovação e efetivação do crédito, limites e parcelas mais adequadas, gerando mais vendas para o comércio”, explica.
De acordo com o presidente, participar destes eventos e ter acesso a essas informações com antecedência é importante para a tomada de decisões. “Quem esteve no Encontro, já tirou dúvidas sobre o assunto para poder utilizar essa ferramenta”. Spode ressalta ainda que o período é de busca de fatores que façam a diferença e de se amparar naqueles que sempre defenderam os interesses dos comerciantes. “Atualmente, os sindicatos patronais não são apenas os representantes legais no fechamento dos dissídios entre a classe empregadora e a trabalhadora. O Sindilojas, por exemplo, possui produtos e serviços que facilitam o dia a dia dos empresários”.

PARTICIPAÇÃO

Além disso, Spode explica que serviços como a assessoria jurídica pode orientar as empresas para que estejam preparadas para futuras eventualidades. Na questão do fechamento de dissídios, os sindicatos são imprescindíveis para que os envolvidos tenham seus direitos assegurados, sejam eles patrões ou empregados. “O poder de representação dos sindicatos está garantido na Constituição Federal. Portanto, a sua importância é indiscutível. Aqui na região, o Sindilojas não só trabalha nas negociações dos dissídios, como se faz presente em várias frentes, participando de diversas decisões, sempre buscando representar os interesses do comércio e dos comerciantes, além do bem comum das comunidades onde atua”.
Porém, no entendimento de Spode, os sindicatos patronais só sobrevivem quando os empresários participam e defendem suas ideias. “É possível alterar a realidade, mas é preciso participar e apoiar aqueles que defendem os nossos interesses”. O Sindilojas representa empresas do comércio varejista de oito municípios: Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Vale do Sol, Sinimbu, Gramado Xavier, Herveiras e Mato Leitão. Além das negociações coletivas, atualmente o sindicato oferece aos associados o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), Medicina do Trabalho (Clínica São Vicente), Plano de Saúde (Unimed), Gabinete Odontológico (Uniodonto), Assessoria Jurídica Trabalhista e Civil Gratuita, auditório, salão de festas, entre outros benefícios e convênios.