Edição do dia 18/10/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Os últimos dias da 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Confira o que aconteceu nesta semana e o que vai movimentar o fechamento da festa
1ª Semana Lixo Zero: Tudo pronto na programação
GERAL - Objetivo é incluir o município na lista de cidades com o título Lixo Zero, concedida pelo ILZ
Menos barulho nas comemorações de fim de ano
GERAL - Assembleia Legislativa aprovou dois projetos referentes ao uso de fogos de artifício
Evento apresenta o que há de melhor em arquitetura
GERAL - Os ambientes foram decorados por profissionais renomados
Equipe do Colégio Mauá se destaca no Nacional
GERAL
Novo Cabrais: Novas soberanas serão conhecidas nesta sexta
VARIEDADES
Novo Cabrais: Uma história que se constrói a cada dia
GERAL - Município comemora 23 anos de emancipação político-administrativa com desenvolvimento e progresso
Novo Cabrais: Saúde realiza atividade de prevenção
SAÚDE
Novo Cabrais: Feira de Saúde terá palestras sobre depressão e suicídio
SAÚDE - Evento tratará tema que vem em crescente demanda no município e na região e também oferecerá serviços gratuitos
Empregar RS disponibilizará 50 vagas
GERAL
Marcel Knak é o novo coordenador
GERAL - Ele será responsável por atender 23 municípios da região
Fios de Esperança: um ato de amor
GERAL - Projeto voluntário promove a autoestima e melhora a qualidade de vida de pacientes com câncer
Dia do médico: Celebre o profissional que cuida da sua saúde
ESPECIAIS
Dia do pintor: Eles dão mais cor ao nosso mundo
ESPECIAIS
Farsul em Campo: Seminário teve um dia repleto de atividades
GERAL - Evento contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas
Pompéia de cara nova
EMPRESARIAL - A loja ampliou o espaço e o mix de produtos
Influencers Live Show: Gravações iniciam na próxima semana
GERAL - O programa vai ao ar a partir do dia 2 de novembro
Entrega de recursos ocorre na próxima terça-feira
GERAL

De olho no futuro do comércio

ECONOMIA - 16/07/2019

Nesta terça-feira, 16 de julho, todo o Brasil comemora o Dia do Comerciante. Com a economia brasileira passando por momentos conturbados à espera das reformas no país, todos os setores econômicos buscam alternativas para se manterem no mercado. No comércio não é diferente. Os comerciantes precisam buscar as melhores opções de negócios e alternativas para concorrentes como a internet. “Os novos hábitos dos consumidores devem ser entendidos pelos comerciantes para que possam manter a saúde das suas lojas”, comenta o presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Mauro Spode.
Para muitos municípios, o comércio é uma das áreas empresariais que mais gera renda e emprego e, em casos como o de Santa Cruz do Sul, cidade polo do Vale do Rio Pardo, o setor atrai milhares de consumidores todos os anos. “Os lojistas precisam estar atentos ao mercado e buscar informações para atrair os consumidores”, salienta Spode. No dia 18 de junho, o Encontro com o Sindilojas sediou uma palestra com o tema Cadastro Positivo. “A partir da implantação deste cadastro, teremos um aumento significativo na aprovação e efetivação do crédito, limites e parcelas mais adequadas, gerando mais vendas para o comércio”, explica.
De acordo com o presidente, participar destes eventos e ter acesso a essas informações com antecedência é importante para a tomada de decisões. “Quem esteve no Encontro, já tirou dúvidas sobre o assunto para poder utilizar essa ferramenta”. Spode ressalta ainda que o período é de busca de fatores que façam a diferença e de se amparar naqueles que sempre defenderam os interesses dos comerciantes. “Atualmente, os sindicatos patronais não são apenas os representantes legais no fechamento dos dissídios entre a classe empregadora e a trabalhadora. O Sindilojas, por exemplo, possui produtos e serviços que facilitam o dia a dia dos empresários”.

PARTICIPAÇÃO

Além disso, Spode explica que serviços como a assessoria jurídica pode orientar as empresas para que estejam preparadas para futuras eventualidades. Na questão do fechamento de dissídios, os sindicatos são imprescindíveis para que os envolvidos tenham seus direitos assegurados, sejam eles patrões ou empregados. “O poder de representação dos sindicatos está garantido na Constituição Federal. Portanto, a sua importância é indiscutível. Aqui na região, o Sindilojas não só trabalha nas negociações dos dissídios, como se faz presente em várias frentes, participando de diversas decisões, sempre buscando representar os interesses do comércio e dos comerciantes, além do bem comum das comunidades onde atua”.
Porém, no entendimento de Spode, os sindicatos patronais só sobrevivem quando os empresários participam e defendem suas ideias. “É possível alterar a realidade, mas é preciso participar e apoiar aqueles que defendem os nossos interesses”. O Sindilojas representa empresas do comércio varejista de oito municípios: Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Vale do Sol, Sinimbu, Gramado Xavier, Herveiras e Mato Leitão. Além das negociações coletivas, atualmente o sindicato oferece aos associados o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), Medicina do Trabalho (Clínica São Vicente), Plano de Saúde (Unimed), Gabinete Odontológico (Uniodonto), Assessoria Jurídica Trabalhista e Civil Gratuita, auditório, salão de festas, entre outros benefícios e convênios.