Edição do dia 16/08/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Candidatas a soberanas da 35ª Oktoberfest participam de uma caminhada no centro
VARIEDADES
Gérson Vargas, Mauri Frantz e Jeferson Redondo aderem ao PSD
POLÍTICA
CDL Santa Cruz divulga vencedores do Dia dos Pais
GERAL - Promoção CDL Presente com Você fez o sorteio no final da tarde desta sexta-feira, dia 16, na Praça Getúlio Vargas
Mais uma edição do Brique da Praça acontece neste domingo
GERAL
Inscrições para o desfile cívico-militar encerram no dia 24
GERAL
Fogo simbólico chega nesta segunda-feira
GERAL
Santa Cruz agora tem uma Escola de Gestão
ESPORTES
Avenida perde jogo-treino, antes da Copinha
ESPORTES
Finalistas serão conhecidos no sábado
ESPORTES
Semifinalistas serão definidos em Rio Pardinho
ESPORTES
Tênis Clube Santa Cruz ganha reconhecimento
ESPORTES
Clássico do Vale do Rio Pardo é neste sábado
ESPORTES
Copa Truck: Santa Cruz do Sul abre terceira fase
ESPORTES
Fernando Jr. defenderá liderança correndo em casa
ESPORTES - Também haverá a Copa Truck e a Hyundai Copa HB20 movimentando o Autódromo
Dia do Escritor na Escola: um incentivo à educação
EDUCAÇÃO - Instituição realizou mais uma edição do projeto anual com escritoras santa-cruzenses
Semana da Pátria é tema de concurso nas escolas
EDUCAÇÃO
PPPs: O futuro dos serviços públicos?
GERAL - Workshop realizado na Unisc falou sobre a tendência das parcerias público-privadas
CDL Santa Cruz: Sorteio será nesta sexta
GERAL - Atividade ocorre às 17h, na Casa da CDL, na Praça da Getúlio Vargas

Novo Cabrais: Escola lança livro de receitas saudáveis

EDUCAÇÃO - 19/07/2019

Cada mãe recebeu de presente um livro com todas as receitas indicadas por elasCada mãe recebeu de presente um livro com todas as receitas indicadas por elas Crédito: Matheus Haetinger/PMNC

São 37 receitas de doces e salgados variados. Cada receita carrega o nome da mãe de um aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Roque, do Potreirinho, interior de Novo Cabrais. Apesar de se diferenciarem umas das outras, todas as receitas possuem um ingrediente em comum: promover a alimentação saudável. Com este objetivo foi criado o livro “Receitas com ingredientes saudáveis”. 
A publicação, elaborada pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (Smecd) – através do departamento de alimentação escolar, coordenado pela nutricionista Carla Ceccato – foi lançada em evento na última quinta-feira (11), que contou com a participação das mães que lavaram os pratos contidos no livro para uma confraternização. Cada uma recebeu de presente um exemplar do periódico. 
O livro “Receitas com ingredientes saudáveis” é uma extensão do projeto de educação alimentar que vem sendo desenvolvido na escola. “O objetivo com este projeto é promover hábitos alimentares saudáveis nos nossos alunos. Acredita-se que a escola seja um espaço apropriado para desenvolver essas ações, porém a ajuda das famílias é sempre primordial”, comentou a diretora Marilene Abich. 

Rúbia aderiu à alimentação saudável em casa e indicou receita de cookies de banana e aveia Rúbia aderiu à alimentação saudável em casa e indicou receita de cookies de banana e aveia Crédito: Matheus Haetinger/PMNC

O projeto que iniciou com os alunos foi estendido para as mães durante ações em comemoração ao mês delas. O resultado da série de palestras com a nutricionista foi o livro. O secretário de Educação, Cultura e Desporto, Valério Garcia, participou do lançamento e destacou a importância da escola e as famílias estarem unidas. “Tanto a escola como as famílias precisam estar juntas para fortalecer as comunidades”, ressaltou Garcia. 
Sobre o projeto, o secretário afirmou que é sempre importante as escolas estarem inovando e oferecendo atividades diferentes para assim envolver os familiares nas atividades escolares. Garcia disse ainda que a Secretaria de Educação é parceira para todas as atividades que proporcionam o conhecimento popular aos pais e alunos.

O livro é uma extensão do projeto de educação alimentar que é desenvolvido na escolaO livro é uma extensão do projeto de educação alimentar que é desenvolvido na escola Crédito: Matheus Haetinger/PMNC

UM EXEMPLO
Participante do projeto da alimentação saudável, Rubia Lara, 34 anos trouxe uma receita de uma barra de cereal com banana e aveia. “Hoje em dia é muito mais fácil oferecer porcarias para as crianças comerem do que uma alimentação saudável. Acho que ações como essas começam a desenvolver hábitos diferentes”, comenta ela que mudou a alimentação em casa e vive uma vida mais saudável em família. (M.H.)