Edição do dia 19/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Nota da Prefeitura esclarece atendimentos na saúde feitos por sindicatos
SAÚDE - Ajustes que foram estabelecidos em comum acordo são apresentados
Projeto Carinhoso: atração cultural beneficiará a terceira idade
GERAL - Artistas locais levarão arte para casas geriátricas a partir do mês que vem
Samu: Regulação compartilhada deve entrar em operação até o fim do ano
SAÚDE
Campanhas estimulam a Solidariedade
GERAL
Escritora santa-cruzense lança o livro Melodia Perversa
VARIEDADES
Lifasc: Soberania dos visitantes domina
ESPORTES
Municipal Feminino: Muitos gols marcam a rodada
ESPORTES
Santa Cruz luta, mas perde nos pênaltis para o Soledade
ESPORTES
Regional 2019:Trombudo sai na frente nas semifinais
ESPORTES - Nos Aspirantes deu o Formosa contra o Unidos
Amigos do Cinema exibe Tarkovski
VARIEDADES
Associação Pró-Cultura: Vernissage abre última mostra
VARIEDADES
NOVEMBRO ROXO: Exposição dá início às atividades
SAÚDE - Hospital Santa Cruz preparou também palestra e oficina sobre o mês da Prematuridade
Cisvale debate temas expressivos para a região
GERAL
Portal Lunetas e Mercur promovem bate-papo sobre Infâncias
GERAL
Confraria Nativista: Nova diretoria será empossada
GERAL
Comissão Especial da OAB promove eventos para abordar a Reforma da Previdência
GERAL
Vacinação contra o Sarampo: Nova fase começou nesta segunda
SAÚDE
Santa Cruz tem oito escolas paralisadas
EDUCAÇÃO - Em outros sete educandários o atendimento é parcial e em quatro as atividades seguem normalmente

Programa já atendeu mais de mil pacientes

Com oito filas entre exames e consultas de especialidades zeradas, secretaria municipal de Saúde segue com novas marcações

SAÚDE - 02/08/2019

Secretário Régis de Oliveira Júnior avalia programa como positivoSecretário Régis de Oliveira Júnior avalia programa como positivo Crédito: Arquivo/RJ

Rosibel Fagundes
[email protected]

Desde que lançado no fim de maio deste ano, o Programa Fila Zero idealizado pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul com o objetivo de reduzir as filas de espera por consultas com médicos especialistas e exames de baixa e média complexidade já atendeu 1.035 pacientes entre consultas e exames. De acordo com dados da secretaria municipal de Saúde, em dois meses de atuação o programa zerou quatro filas de consultas com as seguintes especialidades Fonoaudiologia, Neuropediatria, Neurologia, Proctologia e Coloproctologia. Além disso, zerou quatro filas de exames de ressonância, tomografia, eletrocardiograma e ultrassonografia.
Para o secretário Régis de Oliveira Junior, o programa é avaliado como positivo. O número de faltas em atendimentos no período chegou a 121, e também surpreende como afirma o gestor. “Recentemente conseguimos zerar a demanda reprimida em várias especialidades, oito filas foram zeradas entre exames e consultas. Mas, o principal resultado que nós atingimos é com relação ao número de ausências nas consultas que chegavam a 40%. E, com a campanha de conscientização nós estamos com índice de 10% de faltas. E isso só foi possível graças a parceria firmada entre os Hospitais Ana Nery e Santa Cruz e com clínicas particulares, além é claro do trabalho desenvolvido por mutirões que ocorreram todos os dias, inclusive aos finais de semana”, declarou o secretário.  
Ainda segundo Régis, o Programa Fila Zero segue com o objetivo de reprimir até fevereiro de 2020 toda a demanda recebida até o dia 30 de abril deste ano. “Nós pretendemos acabar com mais de 20 especialidades que têm hoje a demanda reprimida, queremos possibilitar a estas pessoas menos tempo na fila de espera para consultas e exames. Sabemos que  90% dos problemas de saúde pública nós conseguimos resolver nas unidades de saúde básica evitando que lá na frente isso se torne mais caro para tratar. Estamos trabalhando e muito para garantir mais qualidade nos atendimentos”.
Nesta quinta-feira, 1º, o programa iniciou os atendimentos com traumatologista. Pacientes que solicitaram consultas até o mês de abril devem verificar se seus nomes estão nas listas publicadas no site da Prefeitura. Dentro do mês de agosto, a secretaria também estará realizando a marcação de consultas com especialistas como dermatologista, endocrinologista, vascular e traumatologista, além de exames de holter, audiometrias, endoscopia e gastroenterologista. Dúvidas ou informações sobre o programa Fila Zero podem ser esclarecidas pelo telefone 9 8444-9875. O atendimento ocorre todos os dias, das 8 às 22 horas.