Edição do dia 15/02/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Inscrições para processo seletivo encerram na quarta
GERAL
Sicredi Vale do Rio Pardo investirá em usina fotovoltaica própria
EMPRESARIAL
Educadores e estudantes debatem sobre ensino
EDUCAÇÃO
Unisc recebe prêmio Conciliar é Legal
GERAL
Valentine's Day celebra o amor
GERAL
Seminário marca o início do ano letivo no Colégio Mauá
EDUCAÇÃO
Regional de secretários de educação tem nova coordenação
EDUCAÇÃO
Solled recebe mais uma premiação
EMPRESARIAL
Stifa e Souza Cruz realizam assembleia
GERAL
Não é Não! Santa Cruz do Sul abraça campanha contra o assédio
GERAL
Cemas distribuirá preservativos para foliões
SAÚDE
O drama financeiro do setor público
EDITORIAL
O Imposto do pecado (parte 1)
OPINIÃO
Escolas retomam atividades na segunda-feira
EDUCAÇÃO - Serão 11,1 mil crianças que voltam às aulas no próximo dia, 17
Professores e funcionários recebem capacitação
EDUCAÇÃO - Evento aconteceu no Auditório Central da Unisc e Câmara dos Vereadores
Escola Moranguinho: um lugar acolhedor
EDUCAÇÃO
Ano letivo inicia com mudanças
EDUCAÇÃO - Após aprovado o novo pacote de medidas do Governo Estadual, Cpers não descarta novas greves
Decisão de Desbessell desagrada políticos
POLÍTICA - Vereadores dizem que não foram ouvidos sobre CPP contra Crestani e Schneiders

Programa já atendeu mais de mil pacientes

Com oito filas entre exames e consultas de especialidades zeradas, secretaria municipal de Saúde segue com novas marcações

SAÚDE - 02/08/2019

Secretário Régis de Oliveira Júnior avalia programa como positivoSecretário Régis de Oliveira Júnior avalia programa como positivo Crédito: Arquivo/RJ

Rosibel Fagundes
[email protected]

Desde que lançado no fim de maio deste ano, o Programa Fila Zero idealizado pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul com o objetivo de reduzir as filas de espera por consultas com médicos especialistas e exames de baixa e média complexidade já atendeu 1.035 pacientes entre consultas e exames. De acordo com dados da secretaria municipal de Saúde, em dois meses de atuação o programa zerou quatro filas de consultas com as seguintes especialidades Fonoaudiologia, Neuropediatria, Neurologia, Proctologia e Coloproctologia. Além disso, zerou quatro filas de exames de ressonância, tomografia, eletrocardiograma e ultrassonografia.
Para o secretário Régis de Oliveira Junior, o programa é avaliado como positivo. O número de faltas em atendimentos no período chegou a 121, e também surpreende como afirma o gestor. “Recentemente conseguimos zerar a demanda reprimida em várias especialidades, oito filas foram zeradas entre exames e consultas. Mas, o principal resultado que nós atingimos é com relação ao número de ausências nas consultas que chegavam a 40%. E, com a campanha de conscientização nós estamos com índice de 10% de faltas. E isso só foi possível graças a parceria firmada entre os Hospitais Ana Nery e Santa Cruz e com clínicas particulares, além é claro do trabalho desenvolvido por mutirões que ocorreram todos os dias, inclusive aos finais de semana”, declarou o secretário.  
Ainda segundo Régis, o Programa Fila Zero segue com o objetivo de reprimir até fevereiro de 2020 toda a demanda recebida até o dia 30 de abril deste ano. “Nós pretendemos acabar com mais de 20 especialidades que têm hoje a demanda reprimida, queremos possibilitar a estas pessoas menos tempo na fila de espera para consultas e exames. Sabemos que  90% dos problemas de saúde pública nós conseguimos resolver nas unidades de saúde básica evitando que lá na frente isso se torne mais caro para tratar. Estamos trabalhando e muito para garantir mais qualidade nos atendimentos”.
Nesta quinta-feira, 1º, o programa iniciou os atendimentos com traumatologista. Pacientes que solicitaram consultas até o mês de abril devem verificar se seus nomes estão nas listas publicadas no site da Prefeitura. Dentro do mês de agosto, a secretaria também estará realizando a marcação de consultas com especialistas como dermatologista, endocrinologista, vascular e traumatologista, além de exames de holter, audiometrias, endoscopia e gastroenterologista. Dúvidas ou informações sobre o programa Fila Zero podem ser esclarecidas pelo telefone 9 8444-9875. O atendimento ocorre todos os dias, das 8 às 22 horas.