Edição do dia 13/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Solidariedade declara apoio a Telmo
POLÍTICA
Saiba como ter desconto especial no IPTU do ano que vem
GERAL
A Hipnose pode auxiliar no autodesenvolvimento de forma eficaz
EMPRESARIAL - Especialista desmistificou tema e apontou benefícios da técnica no Café Empresarial
Reforma Tributária é tema da apresentação de Rigotto em Santa Cruz
GERAL
Dada a largada para a Semana Farroupilha
GERAL - Abertura aconteceu no Parque de Eventos na manhã desta sexta-feira
Fórum atrai dois secretários de Estado a Santa Cruz do Sul
GERAL - Representantes de todas as 28 regiões estiveram na Unisc nessa quinta-feira
Lino e Laila serão tema do Novo Cemai
GERAL
Aulas de autoescola com ou sem simulador de direção?
GERAL
Sessão especial para o ensino médio
VARIEDADES
Estudante de Santa Cruz conquista certificado de excelência internacional
EDUCAÇÃO
RGE instala aquecedores solares nas residências de 150 famílias
GERAL
Embarques devem superar os US$ 2 bilhões
GERAL
Depressão deve ser tratada no início, afirma especialista
ESPECIAIS - Mulheres sofrem de depressão duas vezes mais do que os homens
Tributo a Herb Alpert é hoje
VARIEDADES - Teatro do Mauá recebe apresentação às 20h
Sociedade Ginástica: Jantar Baile marca comemoração dos 126 anos
EMPRESARIAL
Farmácia Municipal reabre na segunda no novo prédio
SAÚDE
Grupo Tholl traz Casinha de Chocolate
VARIEDADES
18,2 mil exemplares foram vendidos
VARIEDADES - Além do sucesso em vendas, o público também compareceu e lotou a Praça Getúlio Vargas

Dia do advogado: Advocacia 4.0 - A nova era no mundo jurídico

ESPECIAIS - 09/08/2019

Crédito: Divulgação

A Revolução 4.0 está aí também para impactar as atividades e profissões mais tradicionais como, a própria advocacia. Hoje, busca-se a Advocacia 4.0, que deve ser encarada como um desafio, mas também vista com os melhores olhos por tudo o que já representa e ainda representará no mundo jurídico, em especial para o exercício da advocacia.

A tecnologia deve ser encarada como um presente para os advogados e escritórios de advocacia que visam o crescimento com qualidade como diferencial. A inteligência artificial já faz parte do nosso dia a dia e veio para somar à nossa atividade, jamais pode ser considerada uma vilã. Os advogados não serão substituídos por máquinas, como se temia até bem pouco tempo. Ao contrário, o talento humano deve ser somado ao que a tecnologia, leia-se, inteligência artificial, tem a contribuir. A meu ver, trata-se de união de forças.

A inserção da inteligência artificial na rotina dos escritórios de advocacia e, portanto, dos advogados, traz um processo de simplicidade, retira dos advogados aquelas tarefas mais burocratas, repetitivas que tomam o que hoje temos de mais precioso que é o tempo. Este alto custo financeiro e de tempo é absorvido por sistemas e plataformas que realizam tarefas repetitivas, fazem buscas a julgados, arquivam documentos na nuvem, recebem intimações, agendam prazos, entre outras muitas tarefas que podem ser realizadas com um nível alto de segurança e agilidade que somente uma máquina é capaz de fazer.

E, sendo assim, o que cabe ou caberá à nova advocacia 4.0? Caberá adaptar-se a esse novo cenário. O advogado deve ter condições de trabalhar com a máquina, utilizando essa inteligência artificial a seu favor. Por óbvio, aqueles advogados que até então apenas faziam o trabalho burocrático, repetitivo, poderão perder suas funções.

Por outro lado, e esta é a maior vantagem que vejo nesse novo cenário que se apresenta, é que o advogado voltará a exercer o seu papel de essência, elaborando teses, traçando estratégias juntamente com seus clientes, participando de reuniões, muitas delas não presenciais, fazendo um atendimento de excelência aos seus clientes, uma vez que terão tempo hábil para tanto. Destacar-se-ão aqueles advogados talentosos, com diferencial de especialização, dispostos a inovar e aprender, os mais bem preparados tecnicamente e os que melhor atenderem as demandas de mercado e dos clientes.

A inteligência artificial em escritórios de advocacia já é vista como um importante diferencial. Grandes empresas preferem escritórios bem equipados, que contam com a melhor plataforma, com o melhor sistema, que garanta mais segurança e redução da margem de erro e absorção de volume de trabalho. A jurimetria, também oferecida por plataformas especializadas, também veio para garantir mais segurança ao se traçar uma estratégia jurídica, o que é, sem dúvidas, outro grande diferencial.

Um time que trabalha com inteligência artificial, que consegue desempenhar a sua atividade da melhor forma, é onde os talentos se destacam. A simplificação e a não realização de tarefas repetitivas e burocráticas servem de estimulo a todos.

Por fim, vejo somente vantagens nessa nova era, esse novo caminho que estamos trilhando e que nos levará à prestação de serviços advocatícios cada vez melhores e mais especializados. Este é o objetivo final. Que venha toda a tecnologia possível para associar-se à inteligência, capacidade e talento humano. As pessoas e os profissionais sempre foram e sempre serão o que tem de melhor em cada escritório.

ANA PAULA MEDINA KONZEN, advogada especialista em Direito Societário e Empresarial - OAB/RS 55.671 - anakonzen@bvkadvogados.com.br