Edição do dia 17/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Conselho lança o Polo dos Vales
GERAL
ENTRE QUATRO: Encenação acontece hoje e amanhã
VARIEDADES
RECEITA FEDERAL: Nova sede atenderá a partir de 8 de outubro
GERAL - Além da Delegacia da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda também deve ocupar o espaço
Fentifumo inicia pauta de negociação
GERAL - Primeira reunião com a Federação e os Sindicatos ocorre na próxima quinta-feira
Otelio Drebes realiza palestra a professores
EDUCAÇÃO
Semana do Ministério Público começa hoje
GERAL - Promotores do caso Bernardo Boldrini estarão presentes
Reunião sobre Plantas Biotivas inicia hoje
GERAL
Prefeitura lança Alvará Digital
GERAL - A partir de agora, o documento pode ser feito em poucas horas, sem precisar sair de casa
Educar-se e Centro de Línguas promovem imersão bilíngue
EDUCAÇÃO
Sincotec-Varp realiza capacitação nesta quarta
GERAL
Projeto vai apresentar Santa Cruz e a 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Nos dois sábados da Festa da Alegria, ônibus sairão de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria
Presidente dos Festejos Farroupilhas destaca a importância da cultura gaúcha
VARIEDADES
Tchê Bistrô e Arte: enaltecendo a tradição gaúcha
VARIEDADES
A força buscada nos versos
VARIEDADES
Cavalos passarão por inspeção antes do desfile
VARIEDADES - Além da Guia de Transporte Animal (GTA), será exigida apresentação de comprovantes para verificar as condições de saúde do animal
CTG de Paredão entregará 500kg em doações
VARIEDADES
Segurança Pública será reforçada em 36 municípios
POLÍCIA - Municípios da região receberão um total de aproximadamente R$ 2 milhões
Assaf vai encarar a Assoeva nas quartas de final
ESPORTES

Fogo simbólico chega nesta segunda-feira

GERAL - 16/08/2019

Na próxima segunda-feira, dia 19, Santa Cruz do Sul entra na rota da 82ª Trilha do Fogo Simbólico da Pátria. A chama, vinda do município de Venâncio Aires, vem trazida pela Liga de Defesa Nacional (LDN) e será recebida por autoridades civis e militares no quartel do 7º Batalhão de Infantaria Blindado, às 10h30min. No local, após o ato oficial de entrega ao prefeito para acendimento da pira, o fogo ficará guarnecido até o dia 1º de setembro, quando será levado para o Shopping Santa Cruz, onde será realizada a abertura da Semana da Pátria. 
Ao chegar na cidade, junto ao posto da Polícia Rodoviária Estadual, na RSC 287, irão unir-se aos membros da LDN, representantes da comissão organizadora da Semana da Pátria e batedores, que farão a escolta da centelha até o quartel. Depois a chama seguirá para Candelária e até o dia 30 de agosto deverá ter percorrido todos os municípios do Estado. Este ano a corrida teve início em 17 de agosto, no Parque Histórico Marechal Manoel Luís Osório, no município de Osório, onde foi gerada a pira.
As comemorações da Independência do Brasil têm como tema nacional em 2019, a Bandeira Nacional, como tema estadual o Parque Nacional Histórico Marechal Manoel Osório, e como tema municipal, os Símbolos de Santa Cruz do Sul. Já a homenagem do município nesta edição é para uma de suas filhas mais ilustres: a professora Elisa Gil Borowski, idealizadora e uma das fundadoras da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e compositora do Hino de Santa Cruz do Sul.
A comissão organizadora da Semana da Pátria é composta pelas seguintes entidades: Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Comando Regional de Polícia Ostensiva – Vale do Rio Pardo, 23º Batalhão de Polícia Militar, 6ª Coordenadoria Regional de Educação, 7º Batalhão de Infantaria Blindado, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Cruz do Sul, Grupo Escoteiro Santa Cruz, Grupo Escoteiro MacLaren, Grupo Escoteiro São Luiz, Comando Rodoviário de Santa Cruz do Sul (2º BRBM), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).
História – Em 1937, um grupo de patriotas do Rio Grande do Sul procurava um símbolo para representar o civismo do povo. O fogo foi escolhido por ser o elemento cuja descoberta deu início à evolução do homem. A ideia foi acolhida pela Liga da Defesa Nacional, que acrescentou a exigência do Fogo Simbólico da Pátria percorrer todo o território nacional. A 1ª Corrida do Fogo Simbólico ocorreu em 1938, entre as cidades de Viamão e Porto Alegre. Esta é a 77ª Corrida do Fogo Simbólico.