Edição do dia 17/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Conselho lança o Polo dos Vales
GERAL
ENTRE QUATRO: Encenação acontece hoje e amanhã
VARIEDADES
RECEITA FEDERAL: Nova sede atenderá a partir de 8 de outubro
GERAL - Além da Delegacia da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda também deve ocupar o espaço
Fentifumo inicia pauta de negociação
GERAL - Primeira reunião com a Federação e os Sindicatos ocorre na próxima quinta-feira
Otelio Drebes realiza palestra a professores
EDUCAÇÃO
Semana do Ministério Público começa hoje
GERAL - Promotores do caso Bernardo Boldrini estarão presentes
Reunião sobre Plantas Biotivas inicia hoje
GERAL
Prefeitura lança Alvará Digital
GERAL - A partir de agora, o documento pode ser feito em poucas horas, sem precisar sair de casa
Educar-se e Centro de Línguas promovem imersão bilíngue
EDUCAÇÃO
Sincotec-Varp realiza capacitação nesta quarta
GERAL
Projeto vai apresentar Santa Cruz e a 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Nos dois sábados da Festa da Alegria, ônibus sairão de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria
Presidente dos Festejos Farroupilhas destaca a importância da cultura gaúcha
VARIEDADES
Tchê Bistrô e Arte: enaltecendo a tradição gaúcha
VARIEDADES
A força buscada nos versos
VARIEDADES
Cavalos passarão por inspeção antes do desfile
VARIEDADES - Além da Guia de Transporte Animal (GTA), será exigida apresentação de comprovantes para verificar as condições de saúde do animal
CTG de Paredão entregará 500kg em doações
VARIEDADES
Segurança Pública será reforçada em 36 municípios
POLÍCIA - Municípios da região receberão um total de aproximadamente R$ 2 milhões
Assaf vai encarar a Assoeva nas quartas de final
ESPORTES

Missão em Israel é tema de aula inaugural na Unisc

ECONOMIA - 20/08/2019

Crédito: Divulgação

Com o tema A Educação em Israel: relatos de uma experiência, a diretora da Escola de Educação Básica Educar-se, Valderez Maria Kern, e a vice-diretora, Cristiane Iserhard Machado, participaram da aula inaugural do curso de Pedagogia da Unisc, no dia 16 de agosto. O momento, no auditório do Memorial, também foi promovido Diretório Acadêmico.
No encontro, com a presença de docentes e acadêmicos do curso, as duas compartilharam as experiências vividas durante missão educacional em Israel. A viagem foi realizada em maio deste ano, por meio de uma iniciativa do Departamento de Relações Internacionais do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe), com a participação de 26 gestores de instituições de ensino privado do Rio Grande do Sul.
A roda de conversa procurou aproximar e promover conhecimento aos estudantes sobre a temática, além de possibilitar uma integração alusiva ao Dia do Estudante, celebrado no dia 11. Por isso, na ocasião Valderez e Cristiane relataram um pouco das visões obtidas no país do Oriente Médio, reconhecido mundialmente como referência em Educação Básica e Superior.
“O que torna Israel diferente, em termos de educação no Brasil, é a importância que se dá para a área. Em primeiro lugar, na vida do israelense, surge a religião, em especial o judaísmo. Em segundo, a Educação. Com isso os professores são chamados para se atualizarem, ajudarem a criar novos métodos, jogos e tecnologias para levarem até suas escolas, mas sempre com o objetivo de criar e nunca copiar”, afirma Valderez.
Segundo Cristiane, “participar dessa experiência de Educação em Israel contribuiu para o crescimento profissional e pessoal. Estar lá, visitar os educandários provoca e amplia o nosso fazer pedagógico, o aprimoramento cultural, o que auxilia no crescimento da Instituição. A importância de vivenciarmos outra cultura e conversarmos sobre a temática é um propósito que assumimos junto ao grupo de professores. A ideia deste momento é ampliarmos as experiências vividas com os estudantes, dialogarmos com o que nos move e acreditamos”.  
Para a acadêmica Alice Petry a troca de vivências foi bastante positiva. “Foi muito interessante poder conhecer um pouco sobre a Educação de Israel e ver realmente como se dá essa valorização. Além de perceber que podemos muito com pouco, pois na apresentação apareceram várias ideias que podem ser colocadas em prática, fora a semelhança em alguns quesitos com a Escola Educar-se”, comenta a estudante, que também atua como monitora no educandário.