Edição do dia 15/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Vigilância Colaborativa: Programa começa a ser implantado
POLÍCIA - Lançado nesta semana, o programa disponibiliza imagens captadas em tempo real às autoridades policiais por até sete dias
Escolas estaduais entram em greve
EDUCAÇÃO - A paralisação que tem início na segunda-feira, 18, é por tempo indeterminado
Lanceiros de Santa Cruz: Homenagem às mulheres gaúchas
VARIEDADES
Programe-se para o feriado desta sexta
GERAL - Maioria dos serviços funciona com horário de domingo
Greve do Judiciário é encerrada
GERAL - Atividades do Fórum de Santa Cruz serão retomadas na próxima segunda
Qual faculdade cursar após concluir o Ensino Médio?
GERAL - Mostra de Cursos contou com atividades, oficinas e também tour pelo campus
Gabriel Borba é aclamado presidente da ACI junto com o vice, César Cechinato
GERAL
A complexidade do aspecto individual
EDITORIAL
Brigada Militar prende homem por violência doméstica
POLÍCIA
Realeza da Vila lança samba-enredo nesta quinta-feira
GERAL - Na ocasião serão comemorados os 30 anos da escola de samba
Mudanças são anunciadas nas secretarias
GERAL
Dia de visitações, experiências e expectativas no Viva Unisc 2019
GERAL
Solenidade marca aniversário do General Gomes Carneiro
GERAL - Na ocasião também foi comemorada a chegada do III Batalhão ao município
Pequenas atitudes
OPINIÃO
Verrugas Estelares
OPINIÃO
Em defesa da vida
OPINIÃO
CDL aponta 800 vagas temporárias
ECONOMIA - Expectativa é de boas oportunidades de emprego para o período
ACI: Eleição ocorre hoje
GERAL

Professor Nestor Raschen recebe o título de Cidadão Honorário

GERAL - 20/08/2019

Crédito: Jacson Miguel Stülp

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou sessão solene na noite desta segunda-feira, dia 19, para a entrega do título de Cidadão Honorário ao professor Nestor Raschen. A proposta partiu do vereador Hildo Ney Caspary (Progressistas). A sessão foi muito concorrida com a presença da comunidade escolar do Colégio Mauá, na qual Nestor é diretor.

Raschen nasceu no dia 25 de outubro de 1959, em Trombudo, atualmente Vale do Sol, filho dos agricultores, Cecilia e Alfredo Raschen. É casado há 37 anos com Núria Selenia Raschen, pai de três filhos Thiago e Matheus, já falecidos e, Samuel, que é professor de Matemática, e é casado com Sheila Bischoff  Rocha. Samuel e Sheila têm dois filhos – Monique e Fernando.

Nestor fez seus estudos primários na Escola Estadual Guilherme Fischer, em Vale do Sol e o Ensino Médio na Escola Normal Evangélica de Ivoti. Possui graduação em Letras e pós-graduação em Administração Escolar. Iniciou suas atividades profissionais em 1978, como professor do Colégio Barão do Rio Branco, em Cachoeira do Sul, onde também exercia atividades na Comunidade Evangélica de Cachoeira do Sul.

Em 1980 transferiu-se para o colégio Mauá e acumulando diferentes funções, como professor, os seus antecessores de direção Harry Martim e Osvino Toiller, atuando como professor de ensino religioso, e também de alemão. Também na direção do Museu e Arquivo Histórico do Colégio Mauá. Segundo o discurso do vereador Hildo Ney Caspary, Nestor foi um convicto defensor dos valores defesa da família, da escola e dos valores cristãos na educação.

Entre 1980 a 1987 também exerceu funções pastorais na Comunidade Evangélica de Santa Cruz do Sul, onde foi responsável pela criação da Comunidade Apóstolo Pedro Em Santa Cruz do Sul e responsável pela construção do templo evangélico da Comunidade Evangélica de Rio Pardo, em 1983. Em janeiro de 1987, a convite da Sociedade Escolar de Santa Cruz – mantenedora do Colégio Mauá e por indicação do Professor e Diretor Wilson Ademar Griesang, assumiu o cargo de vice-diretor geral do Colégio Mauá, deixando então o trabalho que exercia na Comunidade Evangélica.

De janeiro de 1987 a dezembro de 2013 agora então como vice-diretor da instituição, participou ativamente como braço direito do dDiretor Wilson numa caminhada de acompanhamento das evoluções, modernizações e conseqüentes transformações necessárias para que os alunos do nosso colégio Mauá como em todos os tempos tivessem o melhor ensino.

Neste período a instituição, construiu um moderno teatro, um complexo esportivo composto de ginásio, sala de ginástica e outros ambientes, adquiriu , reformou e ampliou o prédio onde hoje se encontra o complexo de educação infantil onde atende 200 crianças.  Também houve a modernização de laboratórios, além da atualização constante do quadro de professores e funcionários.  A equipe do colégio Mauá desenvolvia o projeto de construção de um novo, moderno e adequado prédio aos novos tempos e necessidades do ensino atual.

Direção

Em dezembro de 2013, o vice-diretor Nestor Raschen assumiu a direção geral do Colégio Mauá, substituindo ao professor Wilson Ademar Griesang. E deu sequencia no plano em desenvolvimento de construir o novo prédio idealizado para bem atender a comunidade escolar. “ Missão concluída com êxito no inicio de 2019, quando o colégio colocou a disposição da comunidade um moderno prédio de 4.600 metros quadrados e com capacidade para 800 alunos”, observa o vereador Hildo Ney Caspary.

Este ano, o Colégio Mauá acompanhou as necessidades de um ensino moderno e introduziu na instituição a escola bilíngüe e anunciou a decisão de expandir as atividades na área de educação infantil, quando irá assumir em 2020 a gestão administrativa e pedagógica da Escola de educação infantil Criança e Cia.

Nestor, desde 2016, integra a diretoria do Sinepe/RS – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Rio Grande do Sul, sendo também delegado regional do referido sindicato. Foi Presidente do Conselho Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul; integrou a Diretoria da Comunidade Evangélica; foi presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da FISC, hoje UNISC; integrou o Conselho de Educação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, por dois mandatos. Atualmente, integra a diretoria da Comunidade Bom Pastor, é voluntário na Coordenação Executiva da Oktoberfest há 15 anos, sendo responsável pela parte cultural da festa e integra o Conselho Superior da APESC.