Edição do dia 15/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

CTG Tiarayu é o grande campeão do Enart
VARIEDADES - Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, venceu a força B
CTG Lanceiros evidencia os direitos da Mulher
VARIEDADES
Inicia mais um Enart
GERAL - A 34ª edição do evento reúne em Santa Cruz do Sul os apaixonados pela cultura gaúcha
ACI: Gabriel Borba é aclamado presidente
GERAL - Ele estará à frente da entidade junto com o vice, César Cechinato, para o biênio 2020-2021
Copa Lisaruth 20 anos tem segunda rodada
ESPORTES
Cestinha Sesi/Unisc disputa o 2º turno das semifinais
ESPORTES
O Avenida ainda não confirmou a sua participação na Divisão de Acesso
ESPORTES
Dia de confirmar classificação
ESPORTES
Regional 2019: Fim de semana tem clássico em Vale do Sol
ESPORTES
Solled Energia ganha o principal prêmio brasileiro do setor
EMPRESARIAL
Secult abre novo prazo para cadastro de entes culturais
VARIEDADES
Marista São Luís é destaque e traz prêmios a Santa Cruz Do Sul
ESPORTES - Somente no Maristão, realizado em Porto Alegre, Colégio conquistou sete premiações
Excelsior: Casa do Cliente foi inaugurada
EMPRESARIAL
Por mês, operação do Rapidinho gera 94 mil advertências
GERAL - Valores ficam pendentes no sistema e precisam ser regularizados pelos usuários
Disputa das finais inicia neste sábado
ESPORTES - Campeões serão conhecidos após jogos de ida e volta nas categorias veterano, feminino e livre
Saúde recebe R$ 150 mil da Câmara
SAÚDE
Mostra do Cerest tem trabalho desenvolvido em Novo Cabrais
GERAL
Palestra debate o Direito sucessório do cônjuge e da união estável
GERAL

Inscrições para Concurso de Redação seguem até o dia 31

Os autores das melhores redações receberão kits de produtos eletrônicos

EDUCAÇÃO - 23/08/2019

Representantes do Comitê estiveram no Riovale Jornal, Valdir Bruxel (Assemp), ao lado do diretor do Jornal André Dreher que também recebeu Guilherme Pedroso da Silva (OAB) e Ricardo André Machado (Unisc)Representantes do Comitê estiveram no Riovale Jornal, Valdir Bruxel (Assemp), ao lado do diretor do Jornal André Dreher que também recebeu Guilherme Pedroso da Silva (OAB) e Ricardo André Machado (Unisc) Crédito: Rolf Steinhaus

Rosibel Fagundes
[email protected]

As inscrições para a 6ª edição do Concurso de Redação, com a temática Tributação e Cidadania estarão abertas até o dia 30 de agosto. O Concurso é destinado aos alunos do ensino fundamental (7º, 8º e 9º ano), e médio (1º, 2º e 3º ano) matriculados em escolas estaduais, municipais e particulares nos municípios de Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz e Montenegro. Como premiação, os autores das melhores redações receberão kits de produtos eletrônicos com celulares, HDs e Tablet’s. No total, serão contemplados 22 alunos e 22 professores que os auxiliaram durante as atividades. As escolas que aderirem ao concurso também serão beneficiadas.
A promoção é do Comitê Tributário, composto pelas seguintes entidades: ACI, Assemp, Ajesc, Comdica, OAB Subseção de Santa Cruz do Sul, Prefeitura Municipal, Receita Federal, Receita Estadual, Seisc, Sindicato Sincotec/Varp, Sinditabaco e Unisc.  De acordo como coordenador do Concurso de Redação, professor e representante do curso de Ciências Contábeis da Unisc no comitê, Ricardo André Machado, o objetivo é despertar nos jovens a reflexão acerca dos temas pertinentes à Tributação e cidadania. “Queremos trazer uma discussão sobre o tema e inserir os jovens neste contexto de desenvolvimento dentro da comunidade em que eles estão inseridos. Queremos com isso, identificar qual a percepção deles referente ao tributo, a nota fiscal gaúcha além de outras questões. Sabemos que a temática é pouca debatida, especialmente nas escolas de ensino fundamental e queremos aprimorar um pouco mais sobre isso”, declarou.

Alunos selecionados receberão kits de produtos eletrônicosAlunos selecionados receberão kits de produtos eletrônicos Crédito: Rolf Steinhaus

Para o ex-presidente e representante da Assemp, Valdir Bruxel será uma oportunidade para os alunos pesquisarem e aprenderem mais sobre o tema. “Nós queremos instigar eles a pensar, a pesquisar e investigar. Será uma pesquisa interessante que vai ajudá-los tanto no desenvolvimento da redação quanto para seus conhecimentos diários”.
A expectativa dos organizadores é superar a o número de participantes na edição anterior como afirma Ricardo André Machado. “É importante ressaltar a evolução dos participantes no concurso. Em 2012 quando iniciamos tivemos a participação de 52 alunos, em 2015 foram 76, em 2016 foram 83 participantes, 2017 fechamos com 112. No ano passado, tivemos um número bastante positivo, com a participação de 158 inscritos e esperamos que este número seja superado. Além destas participações, sabemos que o universo das redações supera a soma de aproximadamente 2 mil. Pois, é feita uma triagem e a cada 100 alunos matriculados nas escolas participantes apenas uma redação será selecionada na categoria do ensino fundamental e outra do ensino médio.”
Após a pré-seleção as redações deverão ser entregues nos locais citados no edital. Em Santa Cruz, o material deverá ser encaminhado para a Associação Comercial e Industrial (ACI), localizada na Rua Venâncio Aires, 633. Os resultados serão divulgados até o dia 16 de setembro no site www.unisc.br/concursoredaçao. A premiação ocorrerá no dia 25 de setembro, no auditório da Unisc. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3717-7635.

O COMITÊ TRIBUTÁRIO
O Comitê Tributário Permanente de Santa Cruz é um fórum de discussões sobre temas de cunho tributário, integrado por diversas entidades e instituições públicas e privadas, tais como: ACI, Assemp, Ajesc, Comdica, OAB Subseção de Santa Cruz, Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Receita Federal, Receita Estadual/RS, Seisc, Sincotec-Varp, Sinditabaco e Unisc.