Edição do dia 17/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Conselho lança o Polo dos Vales
GERAL
ENTRE QUATRO: Encenação acontece hoje e amanhã
VARIEDADES
RECEITA FEDERAL: Nova sede atenderá a partir de 8 de outubro
GERAL - Além da Delegacia da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda também deve ocupar o espaço
Fentifumo inicia pauta de negociação
GERAL - Primeira reunião com a Federação e os Sindicatos ocorre na próxima quinta-feira
Otelio Drebes realiza palestra a professores
EDUCAÇÃO
Semana do Ministério Público começa hoje
GERAL - Promotores do caso Bernardo Boldrini estarão presentes
Reunião sobre Plantas Biotivas inicia hoje
GERAL
Prefeitura lança Alvará Digital
GERAL - A partir de agora, o documento pode ser feito em poucas horas, sem precisar sair de casa
Educar-se e Centro de Línguas promovem imersão bilíngue
EDUCAÇÃO
Sincotec-Varp realiza capacitação nesta quarta
GERAL
Projeto vai apresentar Santa Cruz e a 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Nos dois sábados da Festa da Alegria, ônibus sairão de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria
Presidente dos Festejos Farroupilhas destaca a importância da cultura gaúcha
VARIEDADES
Tchê Bistrô e Arte: enaltecendo a tradição gaúcha
VARIEDADES
A força buscada nos versos
VARIEDADES
Cavalos passarão por inspeção antes do desfile
VARIEDADES - Além da Guia de Transporte Animal (GTA), será exigida apresentação de comprovantes para verificar as condições de saúde do animal
CTG de Paredão entregará 500kg em doações
VARIEDADES
Segurança Pública será reforçada em 36 municípios
POLÍCIA - Municípios da região receberão um total de aproximadamente R$ 2 milhões
Assaf vai encarar a Assoeva nas quartas de final
ESPORTES

Inscrições para Concurso de Redação seguem até o dia 31

Os autores das melhores redações receberão kits de produtos eletrônicos

EDUCAÇÃO - 23/08/2019

Representantes do Comitê estiveram no Riovale Jornal, Valdir Bruxel (Assemp), ao lado do diretor do Jornal André Dreher que também recebeu Guilherme Pedroso da Silva (OAB) e Ricardo André Machado (Unisc)Representantes do Comitê estiveram no Riovale Jornal, Valdir Bruxel (Assemp), ao lado do diretor do Jornal André Dreher que também recebeu Guilherme Pedroso da Silva (OAB) e Ricardo André Machado (Unisc) Crédito: Rolf Steinhaus

Rosibel Fagundes
rosibel@riovalejornal.com.br

As inscrições para a 6ª edição do Concurso de Redação, com a temática Tributação e Cidadania estarão abertas até o dia 30 de agosto. O Concurso é destinado aos alunos do ensino fundamental (7º, 8º e 9º ano), e médio (1º, 2º e 3º ano) matriculados em escolas estaduais, municipais e particulares nos municípios de Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz e Montenegro. Como premiação, os autores das melhores redações receberão kits de produtos eletrônicos com celulares, HDs e Tablet’s. No total, serão contemplados 22 alunos e 22 professores que os auxiliaram durante as atividades. As escolas que aderirem ao concurso também serão beneficiadas.
A promoção é do Comitê Tributário, composto pelas seguintes entidades: ACI, Assemp, Ajesc, Comdica, OAB Subseção de Santa Cruz do Sul, Prefeitura Municipal, Receita Federal, Receita Estadual, Seisc, Sindicato Sincotec/Varp, Sinditabaco e Unisc.  De acordo como coordenador do Concurso de Redação, professor e representante do curso de Ciências Contábeis da Unisc no comitê, Ricardo André Machado, o objetivo é despertar nos jovens a reflexão acerca dos temas pertinentes à Tributação e cidadania. “Queremos trazer uma discussão sobre o tema e inserir os jovens neste contexto de desenvolvimento dentro da comunidade em que eles estão inseridos. Queremos com isso, identificar qual a percepção deles referente ao tributo, a nota fiscal gaúcha além de outras questões. Sabemos que a temática é pouca debatida, especialmente nas escolas de ensino fundamental e queremos aprimorar um pouco mais sobre isso”, declarou.

Alunos selecionados receberão kits de produtos eletrônicosAlunos selecionados receberão kits de produtos eletrônicos Crédito: Rolf Steinhaus

Para o ex-presidente e representante da Assemp, Valdir Bruxel será uma oportunidade para os alunos pesquisarem e aprenderem mais sobre o tema. “Nós queremos instigar eles a pensar, a pesquisar e investigar. Será uma pesquisa interessante que vai ajudá-los tanto no desenvolvimento da redação quanto para seus conhecimentos diários”.
A expectativa dos organizadores é superar a o número de participantes na edição anterior como afirma Ricardo André Machado. “É importante ressaltar a evolução dos participantes no concurso. Em 2012 quando iniciamos tivemos a participação de 52 alunos, em 2015 foram 76, em 2016 foram 83 participantes, 2017 fechamos com 112. No ano passado, tivemos um número bastante positivo, com a participação de 158 inscritos e esperamos que este número seja superado. Além destas participações, sabemos que o universo das redações supera a soma de aproximadamente 2 mil. Pois, é feita uma triagem e a cada 100 alunos matriculados nas escolas participantes apenas uma redação será selecionada na categoria do ensino fundamental e outra do ensino médio.”
Após a pré-seleção as redações deverão ser entregues nos locais citados no edital. Em Santa Cruz, o material deverá ser encaminhado para a Associação Comercial e Industrial (ACI), localizada na Rua Venâncio Aires, 633. Os resultados serão divulgados até o dia 16 de setembro no site www.unisc.br/concursoredaçao. A premiação ocorrerá no dia 25 de setembro, no auditório da Unisc. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3717-7635.

O COMITÊ TRIBUTÁRIO
O Comitê Tributário Permanente de Santa Cruz é um fórum de discussões sobre temas de cunho tributário, integrado por diversas entidades e instituições públicas e privadas, tais como: ACI, Assemp, Ajesc, Comdica, OAB Subseção de Santa Cruz, Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Receita Federal, Receita Estadual/RS, Seisc, Sincotec-Varp, Sinditabaco e Unisc.