Edição do dia 17/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Conselho lança o Polo dos Vales
GERAL
ENTRE QUATRO: Encenação acontece hoje e amanhã
VARIEDADES
RECEITA FEDERAL: Nova sede atenderá a partir de 8 de outubro
GERAL - Além da Delegacia da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda também deve ocupar o espaço
Fentifumo inicia pauta de negociação
GERAL - Primeira reunião com a Federação e os Sindicatos ocorre na próxima quinta-feira
Otelio Drebes realiza palestra a professores
EDUCAÇÃO
Semana do Ministério Público começa hoje
GERAL - Promotores do caso Bernardo Boldrini estarão presentes
Reunião sobre Plantas Biotivas inicia hoje
GERAL
Prefeitura lança Alvará Digital
GERAL - A partir de agora, o documento pode ser feito em poucas horas, sem precisar sair de casa
Educar-se e Centro de Línguas promovem imersão bilíngue
EDUCAÇÃO
Sincotec-Varp realiza capacitação nesta quarta
GERAL
Projeto vai apresentar Santa Cruz e a 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Nos dois sábados da Festa da Alegria, ônibus sairão de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria
Presidente dos Festejos Farroupilhas destaca a importância da cultura gaúcha
VARIEDADES
Tchê Bistrô e Arte: enaltecendo a tradição gaúcha
VARIEDADES
A força buscada nos versos
VARIEDADES
Cavalos passarão por inspeção antes do desfile
VARIEDADES - Além da Guia de Transporte Animal (GTA), será exigida apresentação de comprovantes para verificar as condições de saúde do animal
CTG de Paredão entregará 500kg em doações
VARIEDADES
Segurança Pública será reforçada em 36 municípios
POLÍCIA - Municípios da região receberão um total de aproximadamente R$ 2 milhões
Assaf vai encarar a Assoeva nas quartas de final
ESPORTES

Alto Paredão vai receber reforço policial

Representantes de comunidade do interior estiveram em reunião com o comando regional

GERAL - 23/08/2019

Comerciantes e diretores de entidades representativas de Paredão estiveram presentesComerciantes e diretores de entidades representativas de Paredão estiveram presentes Crédito: Grasiel Grasel

Grasiel Grasel
grasiel@riovalejornal.com.br

Os últimos meses têm sido de preocupação na localidade de Alto Paredão, 12º Distrito de Santa Cruz do Sul. Moradores vêm reclamando de pequenos furtos e casos de abigeatos, o que levou lideranças da comunidade a realizarem uma reunião na tarde desta quinta, dia 22, com o Tenente-Coronel Paulo Fernando Soares do Nascimento, chefe do Estado Maior da Brigada Militar.
Um dos problemas que vinham afetando a frequência da presença da Brigada na região era justamente a falta de registro do boletim de ocorrência (B.O.), que serve como estatística fundamental na avaliação do quão necessária é uma ronda mais ostensiva. “Se as pessoas não registram, não tem como mensurar o quão danosa é a situação na realidade, a referência sempre vai ser o registro policial, então, toda e qualquer ocorrência na localidade deve ser registrada”, diz Nascimento, que explica que é em cima destes dados que a corporação qualifica o serviço policial.
Durante a reunião, Nascimento destacou mais de uma vez a importância da presença dos representantes, pois assim a polícia toma conhecimento do que acontece e pode trabalhar para melhorar o policiamento. Para melhorar a comunicação entre a Brigada e os moradores, o tenente-coronel recomendou que não apenas os registros de B.O. sejam feitos, mas também que a comunidade se organize de forma que tenham uma comunicação entre seus membros para identificar movimentações suspeitas para que estas sejam utilizadas na inteligência da corporação.
Reclamação corriqueira dos moradores de Paredão têm sido também a drogadição de menores que, segundo os representantes presentes na reunião, também são usados para cometer estes pequenos delitos, pois caso sejam capturados, não poderão ser presos. Para resolver esta questão, será encaminhada uma recomendação às escolas da região para que realizem eventos e palestras em parceria com a Brigada pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
Como já noticiado pelo Riovale, com a formatura de novos militares que agora fazem parte do quadro da Brigada, 10 novos policiais foram disponibilizados para o Vale do Rio Pardo e, portanto, de acordo com Nascimento, nas próximas semanas será possível realizar uma avaliação que identifique o quão frequente será a presença de patrulhas caracterizadas e à paisana na região, coibindo a ação e até mesmo o simples trânsito de criminosos.
De acordo com os representantes locais, atualmente o distrito de Alto Paredão possui cerca de três mil habitantes e fica há mais de 50km de Santa Cruz. Segundo eles, a distância é um dos motivos que desestimula os moradores a se deslocarem para o registro de ocorrência, obrigando-os a comunicar o pelotão da cidade vizinha mais próxima, Boqueirão do Leão, quando os furtos, abigeatos e outros delitos acontecem.