Edição do dia 15/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Vigilância Colaborativa: Programa começa a ser implantado
POLÍCIA - Lançado nesta semana, o programa disponibiliza imagens captadas em tempo real às autoridades policiais por até sete dias
Escolas estaduais entram em greve
EDUCAÇÃO - A paralisação que tem início na segunda-feira, 18, é por tempo indeterminado
Lanceiros de Santa Cruz: Homenagem às mulheres gaúchas
VARIEDADES
Programe-se para o feriado desta sexta
GERAL - Maioria dos serviços funciona com horário de domingo
Greve do Judiciário é encerrada
GERAL - Atividades do Fórum de Santa Cruz serão retomadas na próxima segunda
Qual faculdade cursar após concluir o Ensino Médio?
GERAL - Mostra de Cursos contou com atividades, oficinas e também tour pelo campus
Gabriel Borba é aclamado presidente da ACI junto com o vice, César Cechinato
GERAL
A complexidade do aspecto individual
EDITORIAL
Brigada Militar prende homem por violência doméstica
POLÍCIA
Realeza da Vila lança samba-enredo nesta quinta-feira
GERAL - Na ocasião serão comemorados os 30 anos da escola de samba
Mudanças são anunciadas nas secretarias
GERAL
Dia de visitações, experiências e expectativas no Viva Unisc 2019
GERAL
Solenidade marca aniversário do General Gomes Carneiro
GERAL - Na ocasião também foi comemorada a chegada do III Batalhão ao município
Pequenas atitudes
OPINIÃO
Verrugas Estelares
OPINIÃO
Em defesa da vida
OPINIÃO
CDL aponta 800 vagas temporárias
ECONOMIA - Expectativa é de boas oportunidades de emprego para o período
ACI: Eleição ocorre hoje
GERAL

EXPOINTER: Instituto Crescer Legal mostra seus resultados na maior feira da América Latina

GERAL - 23/08/2019

Egressos vão compartilhar informações sobre o Programa de AprendizagemEgressos vão compartilhar informações sobre o Programa de Aprendizagem Crédito: Divulgação

Entre as atrações da Expointer de 2019 em Esteio (RS), o público poderá conhecer mais sobre as atividades do Instituto Crescer Legal. Jovens aprendizes egressos do Programa de Aprendizagem Profissional Rural irão mostrar um pouco do que aprenderam durante as 920 horas-aulas do curso Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural. Nos dias 26 e 27 de agosto, eles irão receber os visitantes no espaço destinado para iniciativas voltadas à educação no campo, da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), no Pavilhão da Agricultura Familiar.
Além da presença dos egressos, todas as turmas de aprendizes deste ano farão viagens de estudos à Expointer para conhecer as novidades em tecnologias e técnicas voltadas à atividade rural. No dia 26 de agosto, as turmas de Herveiras e Sinimbu passarão o dia em Esteio. No dia 27, serão os aprendizes de Boqueirão do Leão e Passo do Sobrado que irão ao Parque de Exposições da Expointer. E no dia 28, será a vez da viagem de estudos das turmas de Cerro Branco, Vale do Sol e Vera Cruz. 
Ao participar da maior feira de exposições da América Latina, o Instituto Crescer Legal mostra resultados do seu pioneiro programa de aprendizes do campo, que promoveu a aplicação da Lei da Aprendizagem em favor dos jovens rurais. E, nas viagens de estudo, os novos aprendizes adquirem conhecimentos e ideias para empreender no campo. A Expointer vai de 24 de agosto a 1° de setembro e, além das exposições, conta com uma ampla programação de palestras, painéis, reuniões e seminários sobre diversas atividades rurais.

INSTITUTO NA TV
O Instituto Crescer Legal também participa do “Fórum de Educação no Campo: Juventude Rural”, do Canal Rural, no dia 28 de agosto. A programação inicia às 13h30min e será transmitida ao vivo do Auditório do Canal Rural no Parque de Exposições Assis Brasil, na Expointer 2019. Com a presença de autoridades e de representantes de ações que transformam os jovens rurais em empreendedores do campo, o painel terá enfoque na sustentabilidade no campo e aprendizagem como estratégia para combater o trabalho infantil e promover a sucessão rural.

Os objetivos e ações do Instituto Crescer Legal serão apresentados nas explanações do presidente do Instituto Crescer legal, Iro Schünke, e da gerente do Instituto, Nádia Fengler Solf, e em depoimentos de jovens aprendizes, egressos e familiares. Outro assunto abordado será o projeto Verde é Vida, da Afubra, com relatos do vice-presidente Marco Antonio Dornelles e do coordenador pedagógico José Leon Macedo Fernandes. Após as apresentações dos painelistas, haverá debates e respostas a perguntas do público presente e também, a questões enviadas via whatsapp e facebook.

SOBRE O INSTITUTO
Desde que foi lançado, em 2015, o Instituto formou 204 jovens no curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural” do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Em 2019, mais de 130 meninos e meninas entre 14 e 17 anos, de sete municípios gaúchos, foram contratados via Lei da Aprendizagem. Diferente do que acontece na cidade, ao invés de trabalharem na empresa contratante, se reúnem diariamente no contraturno escolar para falar sobre e vivenciar práticas de gestão rural e empreendedorismo. Sete novas turmas estão previstas para 2020 na região de Santa Cruz do Sul e no Sul do RS. Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal tomou forma com o apoio e adesão de pessoas envolvidas com a educação e com o combate ao trabalho infantil, em especial em áreas com plantio de tabaco, na Região Sul do País. A meta: oferecer subsídios para que o jovem permaneça e se desenvolva no meio rural e, ao mesmo tempo, combater o trabalho infantil no campo. Saiba mais: www.crescerlegal.com.br