Edição do dia 17/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Conselho lança o Polo dos Vales
GERAL
ENTRE QUATRO: Encenação acontece hoje e amanhã
VARIEDADES
RECEITA FEDERAL: Nova sede atenderá a partir de 8 de outubro
GERAL - Além da Delegacia da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda também deve ocupar o espaço
Fentifumo inicia pauta de negociação
GERAL - Primeira reunião com a Federação e os Sindicatos ocorre na próxima quinta-feira
Otelio Drebes realiza palestra a professores
EDUCAÇÃO
Semana do Ministério Público começa hoje
GERAL - Promotores do caso Bernardo Boldrini estarão presentes
Reunião sobre Plantas Biotivas inicia hoje
GERAL
Prefeitura lança Alvará Digital
GERAL - A partir de agora, o documento pode ser feito em poucas horas, sem precisar sair de casa
Educar-se e Centro de Línguas promovem imersão bilíngue
EDUCAÇÃO
Sincotec-Varp realiza capacitação nesta quarta
GERAL
Projeto vai apresentar Santa Cruz e a 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Nos dois sábados da Festa da Alegria, ônibus sairão de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria
Presidente dos Festejos Farroupilhas destaca a importância da cultura gaúcha
VARIEDADES
Tchê Bistrô e Arte: enaltecendo a tradição gaúcha
VARIEDADES
A força buscada nos versos
VARIEDADES
Cavalos passarão por inspeção antes do desfile
VARIEDADES - Além da Guia de Transporte Animal (GTA), será exigida apresentação de comprovantes para verificar as condições de saúde do animal
CTG de Paredão entregará 500kg em doações
VARIEDADES
Segurança Pública será reforçada em 36 municípios
POLÍCIA - Municípios da região receberão um total de aproximadamente R$ 2 milhões
Assaf vai encarar a Assoeva nas quartas de final
ESPORTES

EXPOINTER: Instituto Crescer Legal mostra seus resultados na maior feira da América Latina

GERAL - 23/08/2019

Egressos vão compartilhar informações sobre o Programa de AprendizagemEgressos vão compartilhar informações sobre o Programa de Aprendizagem Crédito: Divulgação

Entre as atrações da Expointer de 2019 em Esteio (RS), o público poderá conhecer mais sobre as atividades do Instituto Crescer Legal. Jovens aprendizes egressos do Programa de Aprendizagem Profissional Rural irão mostrar um pouco do que aprenderam durante as 920 horas-aulas do curso Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural. Nos dias 26 e 27 de agosto, eles irão receber os visitantes no espaço destinado para iniciativas voltadas à educação no campo, da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), no Pavilhão da Agricultura Familiar.
Além da presença dos egressos, todas as turmas de aprendizes deste ano farão viagens de estudos à Expointer para conhecer as novidades em tecnologias e técnicas voltadas à atividade rural. No dia 26 de agosto, as turmas de Herveiras e Sinimbu passarão o dia em Esteio. No dia 27, serão os aprendizes de Boqueirão do Leão e Passo do Sobrado que irão ao Parque de Exposições da Expointer. E no dia 28, será a vez da viagem de estudos das turmas de Cerro Branco, Vale do Sol e Vera Cruz. 
Ao participar da maior feira de exposições da América Latina, o Instituto Crescer Legal mostra resultados do seu pioneiro programa de aprendizes do campo, que promoveu a aplicação da Lei da Aprendizagem em favor dos jovens rurais. E, nas viagens de estudo, os novos aprendizes adquirem conhecimentos e ideias para empreender no campo. A Expointer vai de 24 de agosto a 1° de setembro e, além das exposições, conta com uma ampla programação de palestras, painéis, reuniões e seminários sobre diversas atividades rurais.

INSTITUTO NA TV
O Instituto Crescer Legal também participa do “Fórum de Educação no Campo: Juventude Rural”, do Canal Rural, no dia 28 de agosto. A programação inicia às 13h30min e será transmitida ao vivo do Auditório do Canal Rural no Parque de Exposições Assis Brasil, na Expointer 2019. Com a presença de autoridades e de representantes de ações que transformam os jovens rurais em empreendedores do campo, o painel terá enfoque na sustentabilidade no campo e aprendizagem como estratégia para combater o trabalho infantil e promover a sucessão rural.

Os objetivos e ações do Instituto Crescer Legal serão apresentados nas explanações do presidente do Instituto Crescer legal, Iro Schünke, e da gerente do Instituto, Nádia Fengler Solf, e em depoimentos de jovens aprendizes, egressos e familiares. Outro assunto abordado será o projeto Verde é Vida, da Afubra, com relatos do vice-presidente Marco Antonio Dornelles e do coordenador pedagógico José Leon Macedo Fernandes. Após as apresentações dos painelistas, haverá debates e respostas a perguntas do público presente e também, a questões enviadas via whatsapp e facebook.

SOBRE O INSTITUTO
Desde que foi lançado, em 2015, o Instituto formou 204 jovens no curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural” do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Em 2019, mais de 130 meninos e meninas entre 14 e 17 anos, de sete municípios gaúchos, foram contratados via Lei da Aprendizagem. Diferente do que acontece na cidade, ao invés de trabalharem na empresa contratante, se reúnem diariamente no contraturno escolar para falar sobre e vivenciar práticas de gestão rural e empreendedorismo. Sete novas turmas estão previstas para 2020 na região de Santa Cruz do Sul e no Sul do RS. Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal tomou forma com o apoio e adesão de pessoas envolvidas com a educação e com o combate ao trabalho infantil, em especial em áreas com plantio de tabaco, na Região Sul do País. A meta: oferecer subsídios para que o jovem permaneça e se desenvolva no meio rural e, ao mesmo tempo, combater o trabalho infantil no campo. Saiba mais: www.crescerlegal.com.br