Edição do dia 15/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Vigilância Colaborativa: Programa começa a ser implantado
POLÍCIA - Lançado nesta semana, o programa disponibiliza imagens captadas em tempo real às autoridades policiais por até sete dias
Escolas estaduais entram em greve
EDUCAÇÃO - A paralisação que tem início na segunda-feira, 18, é por tempo indeterminado
Lanceiros de Santa Cruz: Homenagem às mulheres gaúchas
VARIEDADES
Programe-se para o feriado desta sexta
GERAL - Maioria dos serviços funciona com horário de domingo
Greve do Judiciário é encerrada
GERAL - Atividades do Fórum de Santa Cruz serão retomadas na próxima segunda
Qual faculdade cursar após concluir o Ensino Médio?
GERAL - Mostra de Cursos contou com atividades, oficinas e também tour pelo campus
Gabriel Borba é aclamado presidente da ACI junto com o vice, César Cechinato
GERAL
A complexidade do aspecto individual
EDITORIAL
Brigada Militar prende homem por violência doméstica
POLÍCIA
Realeza da Vila lança samba-enredo nesta quinta-feira
GERAL - Na ocasião serão comemorados os 30 anos da escola de samba
Mudanças são anunciadas nas secretarias
GERAL
Dia de visitações, experiências e expectativas no Viva Unisc 2019
GERAL
Solenidade marca aniversário do General Gomes Carneiro
GERAL - Na ocasião também foi comemorada a chegada do III Batalhão ao município
Pequenas atitudes
OPINIÃO
Verrugas Estelares
OPINIÃO
Em defesa da vida
OPINIÃO
CDL aponta 800 vagas temporárias
ECONOMIA - Expectativa é de boas oportunidades de emprego para o período
ACI: Eleição ocorre hoje
GERAL

Projeto visa a compra de equipamentos e viaturas para a Segurança

GERAL - 23/08/2019

Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul encaminhou nesta quinta-feira, 22, à Câmara de Vereadores o projeto de lei para autorizar o financiamento de R$ 1 milhão, que será destinado ao reequipamento da Guarda Municipal. O empréstimo será feito com o Badesul Desenvolvimento S.A – Agência de Fomento/RS, no âmbito do Programa Badesul Cidades Mais Seguras.

O projeto de lei prevê a compra de oito computadores e uma impressora a laser multifuncional; 24 pistolas calibre .38; seis kits de dispositivo elétrico incapacitante (chamado de taser); 37 coletes à prova de bala; 71 capas táticas para colete; e nove veículos, sendo quatro deles de cinco lugares, uma caminhonete, uma van e três motocicletas de, no mínimo, 250 cilindradas. Segundo o projeto, os recursos serão destinados para qualificar e reestruturar a Guarda Municipal de Santa Cruz do Sul, permitindo maior integração entre as forças de Segurança Pública.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Delsio Meyer, os equipamentos irão auxiliar as ações da Guarda Municipal para reforçar a segurança no município. O objetivo é diminuir ocorrências de vandalismo, de depredação do bem público e de violência, combater o tráfico e reduzir os índices de criminalidade, além de qualificar o atendimento nas repartições públicas, como escolas, creches, postos de saúde.

Meyer explica que o projeto da Segurança está sendo desenvolvido em duas etapas. A primeira delas é a que foi encaminhada à Câmara. A segunda é para aquisição e instalação de câmeras de videomonitoramento em prédios próprios do Município.  “Precisamos dos equipamentos e viaturas para a Guarda Municipal com urgência, por isso fizemos um projeto separado. O projeto para instalação de câmeras de monitoramento é mais amplo e está sendo elaborado. Ele não está incluso no primeiro porque a instituição financeira exigia que a central de videomonitoramento fosse instalada em prédio próprio”, afirma.

O prefeito Telmo Kirst reforça a importância do projeto de lei para qualificar a segurança no município. "Vamos equipar e dar mais recursos para que a Guarda Municipal trabalhe a favor da nossa comunidade. Assim, estará melhor equipada para o cumprimento de suas atividades. Esperamos que a Câmara de Vereadores entenda o significado do projeto e aprove-o. É a nossa população que será beneficiada com ele.” Ainda conforme o prefeito, os investimentos em câmeras para mais escolas iniciarão ainda em 2019, com recursos próprios do Município, já que o procedimento será mais rápido do que se for viabilizado por meio de financiamento.