Edição do dia 17/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Conselho lança o Polo dos Vales
GERAL
ENTRE QUATRO: Encenação acontece hoje e amanhã
VARIEDADES
RECEITA FEDERAL: Nova sede atenderá a partir de 8 de outubro
GERAL - Além da Delegacia da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda também deve ocupar o espaço
Fentifumo inicia pauta de negociação
GERAL - Primeira reunião com a Federação e os Sindicatos ocorre na próxima quinta-feira
Otelio Drebes realiza palestra a professores
EDUCAÇÃO
Semana do Ministério Público começa hoje
GERAL - Promotores do caso Bernardo Boldrini estarão presentes
Reunião sobre Plantas Biotivas inicia hoje
GERAL
Prefeitura lança Alvará Digital
GERAL - A partir de agora, o documento pode ser feito em poucas horas, sem precisar sair de casa
Educar-se e Centro de Línguas promovem imersão bilíngue
EDUCAÇÃO
Sincotec-Varp realiza capacitação nesta quarta
GERAL
Projeto vai apresentar Santa Cruz e a 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Nos dois sábados da Festa da Alegria, ônibus sairão de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria
Presidente dos Festejos Farroupilhas destaca a importância da cultura gaúcha
VARIEDADES
Tchê Bistrô e Arte: enaltecendo a tradição gaúcha
VARIEDADES
A força buscada nos versos
VARIEDADES
Cavalos passarão por inspeção antes do desfile
VARIEDADES - Além da Guia de Transporte Animal (GTA), será exigida apresentação de comprovantes para verificar as condições de saúde do animal
CTG de Paredão entregará 500kg em doações
VARIEDADES
Segurança Pública será reforçada em 36 municípios
POLÍCIA - Municípios da região receberão um total de aproximadamente R$ 2 milhões
Assaf vai encarar a Assoeva nas quartas de final
ESPORTES

Projeto visa a compra de equipamentos e viaturas para a Segurança

GERAL - 23/08/2019

Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul encaminhou nesta quinta-feira, 22, à Câmara de Vereadores o projeto de lei para autorizar o financiamento de R$ 1 milhão, que será destinado ao reequipamento da Guarda Municipal. O empréstimo será feito com o Badesul Desenvolvimento S.A – Agência de Fomento/RS, no âmbito do Programa Badesul Cidades Mais Seguras.

O projeto de lei prevê a compra de oito computadores e uma impressora a laser multifuncional; 24 pistolas calibre .38; seis kits de dispositivo elétrico incapacitante (chamado de taser); 37 coletes à prova de bala; 71 capas táticas para colete; e nove veículos, sendo quatro deles de cinco lugares, uma caminhonete, uma van e três motocicletas de, no mínimo, 250 cilindradas. Segundo o projeto, os recursos serão destinados para qualificar e reestruturar a Guarda Municipal de Santa Cruz do Sul, permitindo maior integração entre as forças de Segurança Pública.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Delsio Meyer, os equipamentos irão auxiliar as ações da Guarda Municipal para reforçar a segurança no município. O objetivo é diminuir ocorrências de vandalismo, de depredação do bem público e de violência, combater o tráfico e reduzir os índices de criminalidade, além de qualificar o atendimento nas repartições públicas, como escolas, creches, postos de saúde.

Meyer explica que o projeto da Segurança está sendo desenvolvido em duas etapas. A primeira delas é a que foi encaminhada à Câmara. A segunda é para aquisição e instalação de câmeras de videomonitoramento em prédios próprios do Município.  “Precisamos dos equipamentos e viaturas para a Guarda Municipal com urgência, por isso fizemos um projeto separado. O projeto para instalação de câmeras de monitoramento é mais amplo e está sendo elaborado. Ele não está incluso no primeiro porque a instituição financeira exigia que a central de videomonitoramento fosse instalada em prédio próprio”, afirma.

O prefeito Telmo Kirst reforça a importância do projeto de lei para qualificar a segurança no município. "Vamos equipar e dar mais recursos para que a Guarda Municipal trabalhe a favor da nossa comunidade. Assim, estará melhor equipada para o cumprimento de suas atividades. Esperamos que a Câmara de Vereadores entenda o significado do projeto e aprove-o. É a nossa população que será beneficiada com ele.” Ainda conforme o prefeito, os investimentos em câmeras para mais escolas iniciarão ainda em 2019, com recursos próprios do Município, já que o procedimento será mais rápido do que se for viabilizado por meio de financiamento.