Edição do dia 24/01/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Brigada Militar prende suspeito com animal abatido
POLÍCIA
Saboreares: opção de qualidade o ano inteiro
EMPRESARIAL
Mecânica do Fernando: há nove anos prestando serviços de qualidade
EMPRESARIAL
Sabores deliciosos é na CremoLatto Sorvetes
EMPRESARIAL
O que você precisa saber sobre vagas para idosos e deficientes
GERAL
Cepru Unisc: Inscrições para Instrutor de Trânsito estão abertas
GERAL
Vegetação na Av. do Imigrante obstrui visão de motoristas
GERAL - Apesar de todo embelezamento, cidadãos reclamam que plantas prejudicam o trânsito
Mais seis escolas da rede municipal estão sendo revitalizadas
EDUCAÇÃO - Pintura interna e externa, aquisição de mobiliário, reforma nas quadras esportivas, instalação de playground, entre outros serviços estão sendo realizados
Vestibular solidário da Uninter ajuda escolas carentes
GERAL
Exposição fotográfica do Capsia está sendo realizada no Shopping Santa Cruz
VARIEDADES
O que o Novo Cemai terá de diferente?
SAÚDE
Campanha visa arrecadar material escolar
GERAL - Criada por um grupo de torcedores do Inter, ação se estende até o dia 15 de fevereiro
Brinqmania realiza festa beneficente para Juju
GERAL
Segunda edição do Bailinho da Borges está confirmada
VARIEDADES - O evento será realizado dia 15 de fevereiro, na Rua Borges do Medeiros
Literatura Brasileira dos Catarinenses
OPINIÃO
MP denuncia mais um vereador por 'rachadinha'
POLÍTICA - Alceu Crestani (PSDB) também teria mantido um funcionário fantasma em Monte Alverne
Aproveite seu verão no Park Nativo
GERAL
Novo valor da passagem gera controvérsia
ECONOMIA - Promotor de Defesa Comunitária vê espaço para cálculo com tarifa menor

Escola de Paredão vai sediar programa de gestão rural

Instituto Crescer Legal vai oportunizar um curso sobre agricultura familiar para 20 alunos

GERAL - 06/09/2019

Executivo e legislativo se reuniram no Salão Nobre do Palacinho para a assinatura do termoExecutivo e legislativo se reuniram no Salão Nobre do Palacinho para a assinatura do termo Crédito: Rolf Steinhaus

Grasiel Grasel
[email protected]

Em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, o Instituto Crescer Legal, que é ligado ao SindiTabaco, vai oferecer um curso sobre gestão e empreendedorismo em agricultura polivalente para 20 alunos das escolas Felipe Becker, de Alto Paredão, e Cardeal Leme, de São Martinho. Na tarde desta terça, dia 3, um termo de cooperação para implantação e desenvolvimento do programa foi assinado pelo prefeito Telmo Kirst no Palacinho.
Os participantes do curso, que conta com 920 horas de formação teórica e prática, terão entre 15 e 17 anos e serão contratados como aprendizes por cotas das indústrias associadas do Instituto Crescer Legal. As atividades serão realizadas nas dependências da escola Felipe Becker, no contraturno escolar do ano letivo de 2020, contando, ainda, com transporte e alimentação garantidos pela prefeitura.
De acordo com o diretor presidente do Instituto, Iro Schünke, a necessidade de atender jovens de regiões mais retiradas do centro urbano é uma das principais motivações dessa nova edição do programa. “A gente viu pelos anos anteriores que o programa abre muito os horizontes desses jovens”, disse Schünke. A diretora da escola Felipe Becker, Janete Grasel, reforça a ideia afirmando ser comum que jovens deixem a zona rural por falta de perspectivas sobre o trabalho no campo.
Um dos principais focos do curso é justamente oferecer novas visões sobre como uma permanência na zona rural pode ser benéfica aos jovens, dando a eles o conhecimento necessário para que possam enxergar um futuro promissor onde vivem. “A ideia é que estes alunos aprendam como é fazer a gestão de uma agricultura familiar e também serem empreendedores, pra que ao final ele se mantenha na propriedade e veja oportunidades no campo”, explica a secretária de Educação de Santa Cruz, Jaqueline Marques.
Aproveitando seu momento de discurso no encontro que marcou a assinatura do termo de cooperação, Jaqueline reforçou a informação de que a Emef Felipe Becker está passando por um processo de revitalização de suas estruturas, garantindo que até o início do curso em 2020 a escola esteja totalmente preparada para receber aprendizes e orientadores.
O Programa de Aprendizagem Profissional Rural acontece desde 2016, quando a primeira turma contemplada foi de uma escola estadual também de Santa Cruz, a Guilherme Simonis, em uma parceria entre prefeitura, administração estadual e o Instituto. 204 jovens já foram formados e, só em 2019, outros 130 aprendizes de sete turmas estão em processo de formação. Depois de levar o curso a outros municípios, agora ele volta à nossa cidade pela terceira vez para beneficiar, de forma inédita, escolas municipais da região.