Edição do dia 13/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Solidariedade declara apoio a Telmo
POLÍTICA
Saiba como ter desconto especial no IPTU do ano que vem
GERAL
A Hipnose pode auxiliar no autodesenvolvimento de forma eficaz
EMPRESARIAL - Especialista desmistificou tema e apontou benefícios da técnica no Café Empresarial
Reforma Tributária é tema da apresentação de Rigotto em Santa Cruz
GERAL
Dada a largada para a Semana Farroupilha
GERAL - Abertura aconteceu no Parque de Eventos na manhã desta sexta-feira
Fórum atrai dois secretários de Estado a Santa Cruz do Sul
GERAL - Representantes de todas as 28 regiões estiveram na Unisc nessa quinta-feira
Lino e Laila serão tema do Novo Cemai
GERAL
Aulas de autoescola com ou sem simulador de direção?
GERAL
Sessão especial para o ensino médio
VARIEDADES
Estudante de Santa Cruz conquista certificado de excelência internacional
EDUCAÇÃO
RGE instala aquecedores solares nas residências de 150 famílias
GERAL
Embarques devem superar os US$ 2 bilhões
GERAL
Depressão deve ser tratada no início, afirma especialista
ESPECIAIS - Mulheres sofrem de depressão duas vezes mais do que os homens
Tributo a Herb Alpert é hoje
VARIEDADES - Teatro do Mauá recebe apresentação às 20h
Sociedade Ginástica: Jantar Baile marca comemoração dos 126 anos
EMPRESARIAL
Farmácia Municipal reabre na segunda no novo prédio
SAÚDE
Grupo Tholl traz Casinha de Chocolate
VARIEDADES
18,2 mil exemplares foram vendidos
VARIEDADES - Além do sucesso em vendas, o público também compareceu e lotou a Praça Getúlio Vargas

Escola de Paredão vai sediar programa de gestão rural

Instituto Crescer Legal vai oportunizar um curso sobre agricultura familiar para 20 alunos

GERAL - 06/09/2019

Executivo e legislativo se reuniram no Salão Nobre do Palacinho para a assinatura do termoExecutivo e legislativo se reuniram no Salão Nobre do Palacinho para a assinatura do termo Crédito: Rolf Steinhaus

Grasiel Grasel
grasiel@riovalejornal.com.br

Em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, o Instituto Crescer Legal, que é ligado ao SindiTabaco, vai oferecer um curso sobre gestão e empreendedorismo em agricultura polivalente para 20 alunos das escolas Felipe Becker, de Alto Paredão, e Cardeal Leme, de São Martinho. Na tarde desta terça, dia 3, um termo de cooperação para implantação e desenvolvimento do programa foi assinado pelo prefeito Telmo Kirst no Palacinho.
Os participantes do curso, que conta com 920 horas de formação teórica e prática, terão entre 15 e 17 anos e serão contratados como aprendizes por cotas das indústrias associadas do Instituto Crescer Legal. As atividades serão realizadas nas dependências da escola Felipe Becker, no contraturno escolar do ano letivo de 2020, contando, ainda, com transporte e alimentação garantidos pela prefeitura.
De acordo com o diretor presidente do Instituto, Iro Schünke, a necessidade de atender jovens de regiões mais retiradas do centro urbano é uma das principais motivações dessa nova edição do programa. “A gente viu pelos anos anteriores que o programa abre muito os horizontes desses jovens”, disse Schünke. A diretora da escola Felipe Becker, Janete Grasel, reforça a ideia afirmando ser comum que jovens deixem a zona rural por falta de perspectivas sobre o trabalho no campo.
Um dos principais focos do curso é justamente oferecer novas visões sobre como uma permanência na zona rural pode ser benéfica aos jovens, dando a eles o conhecimento necessário para que possam enxergar um futuro promissor onde vivem. “A ideia é que estes alunos aprendam como é fazer a gestão de uma agricultura familiar e também serem empreendedores, pra que ao final ele se mantenha na propriedade e veja oportunidades no campo”, explica a secretária de Educação de Santa Cruz, Jaqueline Marques.
Aproveitando seu momento de discurso no encontro que marcou a assinatura do termo de cooperação, Jaqueline reforçou a informação de que a Emef Felipe Becker está passando por um processo de revitalização de suas estruturas, garantindo que até o início do curso em 2020 a escola esteja totalmente preparada para receber aprendizes e orientadores.
O Programa de Aprendizagem Profissional Rural acontece desde 2016, quando a primeira turma contemplada foi de uma escola estadual também de Santa Cruz, a Guilherme Simonis, em uma parceria entre prefeitura, administração estadual e o Instituto. 204 jovens já foram formados e, só em 2019, outros 130 aprendizes de sete turmas estão em processo de formação. Depois de levar o curso a outros municípios, agora ele volta à nossa cidade pela terceira vez para beneficiar, de forma inédita, escolas municipais da região.