Edição do dia 18/02/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Lixo eletrônico será recolhido nos bairros
GERAL
Avenida já projeta amistoso contra o Passo Fundo
ESPORTES - Treinador quer diminuir os erros visando a estreia em março
Terreiro realiza festa de Yemanjá
RELIGIÃO
Mantenedora do CVV em Santa Cruz necessita de doações
SAÚDE
Quantas famílias são beneficiadas com aluguel social?
GERAL
Projeto também chega ao CRAS Beatriz
GERAL
Inscrições abertas para a oficina de costura
GERAL
Campanha incentiva doação de órgãos
SAÚDE
HSC abre edital para 2ª chamada da residência médica
SAÚDE
Corte a gordura, não corte os músculos
OPINIÃO
O Imposto do pecado (parte 2)
OPINIÃO
A vida é irônica
EDITORIAL
Amigos do Cinema retorna nesta terça-feira
VARIEDADES
Bailinho da Borges reúne 12 mil foliões
GERAL - Realizado no último sábado, 15, grande público marcou presença com fantasias e adereços carnavalescos
Concurso da prefeitura movimenta Santa Cruz
GERAL - Certame gerou grande fluxo de pessoas e focos de congestionamentos na cidade
NPOR incorpora novos alunos
GERAL - Cerimônia foi realizada na manhã de ontem no Pátio Duque de Caxias
Sinprom projeta ano letivo da categoria
EDUCAÇÃO
Atletas santa-cruzenses se destacam no litoral
ESPORTES

Ajude a salvar vidas

Campanha da Aapecan busca voluntários para coleta de compatibilidade

GERAL - 06/09/2019

A saída será dia 25 de setembro, às 5h30, em frente à AapecanA saída será dia 25 de setembro, às 5h30, em frente à Aapecan Crédito: Divulgação

Sara Rohde 
[email protected]

Muitas pessoas desconhecem a importância da doação de medula óssea para o tratamento de pacientes com doenças que comprometem a produção de células sanguíneas. O transplante pode salvar vidas e prevenir essas doenças, mas há um grande desafio para os pacientes em encontrar doadores compatíveis. A medula óssea, tecido encontrado dentro dos ossos, contém células tronco hematopoéticas produtoras dos componentes do sangue que são parte do sistema de defesa do nosso organismo. Com a falta desses componentes a chance do câncer se desenvolver é grande.

Há mais de uma forma de realizar o procedimento, através do transplante autogênico o qual permite que a medula venha do próprio paciente, e através do transplante alogênico quando vem de um doador. O mais indicado é a medula dos irmãos, depois dos pais, ou outro familiar, e caso nenhuma esteja em conformidade, são procurados outros doadores, e aí que vem o problema. Nem todos os doadores são compatíveis com o paciente que naquele momento esteja precisando, por isso a importância em se cadastrar junto ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). É a partir do encontro de dados cadastrados no sistema, que o paciente que está na fila tem a chance de ser compatível com algum doador. Esses dados ficam disponíveis para compatibilidade até o doador completar 60 anos.

Com o objetivo de convocar pessoas para cadastro no Redome a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Santa Cruz do Sul mais uma vez lança a campanha ‘Você já pensou em ser um Super-Herói?’. E no dia 25 deste mês a entidade levará voluntários até o hemocentro em Porto Alegre para realizar coletas e ver se algum doador é compatível. E para participar, a Viação União Santa Cruz disponibilizará um ônibus grátis para o transporte. Para ser um doador de medula óssea basta ter entre 18 e 55 anos, estar saudável e não ter doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como HIV e hepatite, não apresentar histórico de câncer, lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide. É necessário também que o doador preencha um cadastro, colete uma amostra de sangue (de 5 a 10 ml) para testes de compatibilidade HLA. No dia também poderá ser feita a doação de sangue. Os interessados devem procurar a Aapecan, na Rua Dorval Martins, 249, bairro Ana Nery, até o dia 19 de setembro e preencher um formulário com nome, número do RG e contato telefônico. Já no dia 25, data da saída ao hemocentro, é obrigatório portar (RG ou CNH) tanto para a viagem quanto para o cadastro no local. A Aapecan de Porto Alegre estará disponibilizando almoço.

Para outras informações entrar em contato com a entidade pelo fone (51) 3056-9500 e caso já tenha sido feita a doação, o cadastro deve ser atualizado através do site: www.inca.gov.br/doador

Informações
O que:
‘Você já pensou em ser um Super-Herói?’ 
Quando: 25 de setembro de 2019 
Como: ônibus da Viação União estará disponível gratuitamente 
Horas: saída às 5h30 da manhã em frente à Aapecan