Edição do dia 24/01/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Brigada Militar prende suspeito com animal abatido
POLÍCIA
Saboreares: opção de qualidade o ano inteiro
EMPRESARIAL
Mecânica do Fernando: há nove anos prestando serviços de qualidade
EMPRESARIAL
Sabores deliciosos é na CremoLatto Sorvetes
EMPRESARIAL
O que você precisa saber sobre vagas para idosos e deficientes
GERAL
Cepru Unisc: Inscrições para Instrutor de Trânsito estão abertas
GERAL
Vegetação na Av. do Imigrante obstrui visão de motoristas
GERAL - Apesar de todo embelezamento, cidadãos reclamam que plantas prejudicam o trânsito
Mais seis escolas da rede municipal estão sendo revitalizadas
EDUCAÇÃO - Pintura interna e externa, aquisição de mobiliário, reforma nas quadras esportivas, instalação de playground, entre outros serviços estão sendo realizados
Vestibular solidário da Uninter ajuda escolas carentes
GERAL
Exposição fotográfica do Capsia está sendo realizada no Shopping Santa Cruz
VARIEDADES
O que o Novo Cemai terá de diferente?
SAÚDE
Campanha visa arrecadar material escolar
GERAL - Criada por um grupo de torcedores do Inter, ação se estende até o dia 15 de fevereiro
Brinqmania realiza festa beneficente para Juju
GERAL
Segunda edição do Bailinho da Borges está confirmada
VARIEDADES - O evento será realizado dia 15 de fevereiro, na Rua Borges do Medeiros
Literatura Brasileira dos Catarinenses
OPINIÃO
MP denuncia mais um vereador por 'rachadinha'
POLÍTICA - Alceu Crestani (PSDB) também teria mantido um funcionário fantasma em Monte Alverne
Aproveite seu verão no Park Nativo
GERAL
Novo valor da passagem gera controvérsia
ECONOMIA - Promotor de Defesa Comunitária vê espaço para cálculo com tarifa menor

Comissão apresenta a programação

Festejos acontecem de 16 de novembro a 19 de dezembro

VARIEDADES - 06/09/2019

Comissão busca o resgate da cultura alemã no municípioComissão busca o resgate da cultura alemã no município Crédito: Viviane Fetzer

A comissão responsável pelos festejos dos 170 anos da imigração alemã apresentou na manhã desta quinta-feira, em coletiva de imprensa, a programação do evento que segue de 16 de novembro a 19 de dezembro. O último dia contará com a presença do cônsul-geral da Alemanha, Thomas Schmitt, que virá ao município e será recepcionado junto ao trevo Fritz e Frida e depois seguirá para uma apresentação do potencial do município. Ele também fará um passeio histórico por locais registrados na história dos imigrantes alemães da cidade. 
Serão homenageadas três personalidades: o empresário Loreno Heck, representando a comunidade, Paulo Trinks, como rotariano, e a apresentadora, modelo e empresária Ana Hickmann. Conforme o coordenador do evento, Paulo Affonso Trinks, “a ideia é resgatar a cultura que foi perdida, queimada e sequestrada na 2ª Guerra Mundial, o que interrompeu a cultura e a tradição, como as sociedades de tiro, os clubes de damas, tudo foi terminando porque as pessoas naquela época andavam apavoradas. Eles se escondiam, não falavam porque não sabiam o português. E agora a ideia é resgatar parte daquilo para que também os filhos, netos, bisnetos saibam o que os nossos antepassados fizeram em Santa Cruz, as dificuldades deles aqui, com que eles vieram, trabalharam, pra fazer o que Santa Cruz é hoje. Então é importante porque quem não tem história, fica na história”. 
Durante a coletiva, a organização das festividades deixou claro que após os festejos continuará trabalhando no resgate e na manutenção da cultura alemã para que não seja só em momentos festivos, mas que passem a fazer parte do cotidiano dos santa-cruzenses. Fazem parte da comissão: Paulo Afonso Trinks, José Carlos Azambuja, Anelize Winter, Luciana Tremea, Paulo Hansen, Nasario Bohnen, Lissi Bender, Silvani Frantz, Pedro Thessing, Romar Behling, Luciani Klems, Ricardo Bringmann e Maria Luiza Schuster. 
O evento é uma promoção do Rotary Club Cidade Alta, Prefeitura Municipal, Amorlisc, Unisc, Centro Cultural 25 de Julho, Colégio Mauá, Comunidades católica e evangélica de Linha Santa Cruz.

Confira a programação

16/11 – 20h – Salão da Comunidade Católica de Linha Santa Cruz – Baile da Imigração: jantar e baile típico alemão, danças típicas, homenagens, Caminhada da Lanterna pelos jovens da comunidade
22/11 – 20h – Igreja Católica de Linha Santa Cruz – Encontro de Corais
27/11 – 20h - Anfiteatro do bloco 18 da Unisc - Concerto da Orquesta e Coral da Unisc.
04/12 – 19h30 – Sede Rotary Clube Cidade Alta - Lançamento do Projeto Língua e Cultura Stammtisch Deutsch - Cultivo da língua por meios de temas culturais.
07/12 – 14h – Salão da Comunidade Católica de Linha Santa Cruz - Encontro Cultural, com apresentações dos alunos das escolas de língua alemã, apresentação dos trabalhos de pesquisa da história, dos costumes e tradições dos imigrantes, concurso Frente Mais Bonita, ajardinamento nas residências e comércio e café colonial. 
14/12 – 14h – Estádio do Imigrante – Torneio de Futebol
19/12 – 10h - Viaduto Fritz e Frida - Apresentação do Potencial do Município ao cônsul-geral da Alemanha, Thomas Schmitt.
17h30 com concentração na entrada da rua José Germano Frantz - Alte Pikade - Passeio Histórico da Imigração: Passeio por pontos históricos, como a rua mais antiga, a primeira escola de Santa Cruz, Cemitérios Católico e Evangélico, antigo Salão Frantz, entrada da Quer Pikade (hoje Linha Travessa), Cruz dos Assmann e antiga Cooperativa de Linha Santa Cruz.
18h30 - Centro Social Urbano de Linha Santa Cruz - Descerramento de placa alusiva aos 170 anos e lançamento do projeto Forno da Imigração Comunitário.
20h30 - Igreja Católica de Linha Santa Cruz - Culto Ecumênico, com apresentação de coral.