Edição do dia 13/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Solidariedade declara apoio a Telmo
POLÍTICA
Saiba como ter desconto especial no IPTU do ano que vem
GERAL
A Hipnose pode auxiliar no autodesenvolvimento de forma eficaz
EMPRESARIAL - Especialista desmistificou tema e apontou benefícios da técnica no Café Empresarial
Reforma Tributária é tema da apresentação de Rigotto em Santa Cruz
GERAL
Dada a largada para a Semana Farroupilha
GERAL - Abertura aconteceu no Parque de Eventos na manhã desta sexta-feira
Fórum atrai dois secretários de Estado a Santa Cruz do Sul
GERAL - Representantes de todas as 28 regiões estiveram na Unisc nessa quinta-feira
Lino e Laila serão tema do Novo Cemai
GERAL
Aulas de autoescola com ou sem simulador de direção?
GERAL
Sessão especial para o ensino médio
VARIEDADES
Estudante de Santa Cruz conquista certificado de excelência internacional
EDUCAÇÃO
RGE instala aquecedores solares nas residências de 150 famílias
GERAL
Embarques devem superar os US$ 2 bilhões
GERAL
Depressão deve ser tratada no início, afirma especialista
ESPECIAIS - Mulheres sofrem de depressão duas vezes mais do que os homens
Tributo a Herb Alpert é hoje
VARIEDADES - Teatro do Mauá recebe apresentação às 20h
Sociedade Ginástica: Jantar Baile marca comemoração dos 126 anos
EMPRESARIAL
Farmácia Municipal reabre na segunda no novo prédio
SAÚDE
Grupo Tholl traz Casinha de Chocolate
VARIEDADES
18,2 mil exemplares foram vendidos
VARIEDADES - Além do sucesso em vendas, o público também compareceu e lotou a Praça Getúlio Vargas

Comissão apresenta a programação

Festejos acontecem de 16 de novembro a 19 de dezembro

VARIEDADES - 06/09/2019

Comissão busca o resgate da cultura alemã no municípioComissão busca o resgate da cultura alemã no município Crédito: Viviane Fetzer

A comissão responsável pelos festejos dos 170 anos da imigração alemã apresentou na manhã desta quinta-feira, em coletiva de imprensa, a programação do evento que segue de 16 de novembro a 19 de dezembro. O último dia contará com a presença do cônsul-geral da Alemanha, Thomas Schmitt, que virá ao município e será recepcionado junto ao trevo Fritz e Frida e depois seguirá para uma apresentação do potencial do município. Ele também fará um passeio histórico por locais registrados na história dos imigrantes alemães da cidade. 
Serão homenageadas três personalidades: o empresário Loreno Heck, representando a comunidade, Paulo Trinks, como rotariano, e a apresentadora, modelo e empresária Ana Hickmann. Conforme o coordenador do evento, Paulo Affonso Trinks, “a ideia é resgatar a cultura que foi perdida, queimada e sequestrada na 2ª Guerra Mundial, o que interrompeu a cultura e a tradição, como as sociedades de tiro, os clubes de damas, tudo foi terminando porque as pessoas naquela época andavam apavoradas. Eles se escondiam, não falavam porque não sabiam o português. E agora a ideia é resgatar parte daquilo para que também os filhos, netos, bisnetos saibam o que os nossos antepassados fizeram em Santa Cruz, as dificuldades deles aqui, com que eles vieram, trabalharam, pra fazer o que Santa Cruz é hoje. Então é importante porque quem não tem história, fica na história”. 
Durante a coletiva, a organização das festividades deixou claro que após os festejos continuará trabalhando no resgate e na manutenção da cultura alemã para que não seja só em momentos festivos, mas que passem a fazer parte do cotidiano dos santa-cruzenses. Fazem parte da comissão: Paulo Afonso Trinks, José Carlos Azambuja, Anelize Winter, Luciana Tremea, Paulo Hansen, Nasario Bohnen, Lissi Bender, Silvani Frantz, Pedro Thessing, Romar Behling, Luciani Klems, Ricardo Bringmann e Maria Luiza Schuster. 
O evento é uma promoção do Rotary Club Cidade Alta, Prefeitura Municipal, Amorlisc, Unisc, Centro Cultural 25 de Julho, Colégio Mauá, Comunidades católica e evangélica de Linha Santa Cruz.

Confira a programação

16/11 – 20h – Salão da Comunidade Católica de Linha Santa Cruz – Baile da Imigração: jantar e baile típico alemão, danças típicas, homenagens, Caminhada da Lanterna pelos jovens da comunidade
22/11 – 20h – Igreja Católica de Linha Santa Cruz – Encontro de Corais
27/11 – 20h - Anfiteatro do bloco 18 da Unisc - Concerto da Orquesta e Coral da Unisc.
04/12 – 19h30 – Sede Rotary Clube Cidade Alta - Lançamento do Projeto Língua e Cultura Stammtisch Deutsch - Cultivo da língua por meios de temas culturais.
07/12 – 14h – Salão da Comunidade Católica de Linha Santa Cruz - Encontro Cultural, com apresentações dos alunos das escolas de língua alemã, apresentação dos trabalhos de pesquisa da história, dos costumes e tradições dos imigrantes, concurso Frente Mais Bonita, ajardinamento nas residências e comércio e café colonial. 
14/12 – 14h – Estádio do Imigrante – Torneio de Futebol
19/12 – 10h - Viaduto Fritz e Frida - Apresentação do Potencial do Município ao cônsul-geral da Alemanha, Thomas Schmitt.
17h30 com concentração na entrada da rua José Germano Frantz - Alte Pikade - Passeio Histórico da Imigração: Passeio por pontos históricos, como a rua mais antiga, a primeira escola de Santa Cruz, Cemitérios Católico e Evangélico, antigo Salão Frantz, entrada da Quer Pikade (hoje Linha Travessa), Cruz dos Assmann e antiga Cooperativa de Linha Santa Cruz.
18h30 - Centro Social Urbano de Linha Santa Cruz - Descerramento de placa alusiva aos 170 anos e lançamento do projeto Forno da Imigração Comunitário.
20h30 - Igreja Católica de Linha Santa Cruz - Culto Ecumênico, com apresentação de coral.