Edição do dia 19/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Nota da Prefeitura esclarece atendimentos na saúde feitos por sindicatos
SAÚDE - Ajustes que foram estabelecidos em comum acordo são apresentados
Projeto Carinhoso: atração cultural beneficiará a terceira idade
GERAL - Artistas locais levarão arte para casas geriátricas a partir do mês que vem
Samu: Regulação compartilhada deve entrar em operação até o fim do ano
SAÚDE
Campanhas estimulam a Solidariedade
GERAL
Escritora santa-cruzense lança o livro Melodia Perversa
VARIEDADES
Lifasc: Soberania dos visitantes domina
ESPORTES
Municipal Feminino: Muitos gols marcam a rodada
ESPORTES
Santa Cruz luta, mas perde nos pênaltis para o Soledade
ESPORTES
Regional 2019:Trombudo sai na frente nas semifinais
ESPORTES - Nos Aspirantes deu o Formosa contra o Unidos
Amigos do Cinema exibe Tarkovski
VARIEDADES
Associação Pró-Cultura: Vernissage abre última mostra
VARIEDADES
NOVEMBRO ROXO: Exposição dá início às atividades
SAÚDE - Hospital Santa Cruz preparou também palestra e oficina sobre o mês da Prematuridade
Cisvale debate temas expressivos para a região
GERAL
Portal Lunetas e Mercur promovem bate-papo sobre Infâncias
GERAL
Confraria Nativista: Nova diretoria será empossada
GERAL
Comissão Especial da OAB promove eventos para abordar a Reforma da Previdência
GERAL
Vacinação contra o Sarampo: Nova fase começou nesta segunda
SAÚDE
Santa Cruz tem oito escolas paralisadas
EDUCAÇÃO - Em outros sete educandários o atendimento é parcial e em quatro as atividades seguem normalmente

Estudo sobre tendências de consumo dos gaúchos revela novas oportunidades de negócios

ECONOMIA - 10/09/2019

Marcelo Leite: informações podem melhorar as estratégias do negócioMarcelo Leite: informações podem melhorar as estratégias do negócio Crédito: Lauri Pretzel

Conhecer os cinco comportamentos atuais que vão impactar a relação entre pessoas e marcas no futuro, no mercado gaúcho. Esse foi o tema em debate na reunião-almoço Tá na Hora, realizada nesta segunda-feira (9) no restaurante do Hotel Águas Claras. Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, o evento apresentou a empresários e autoridades do município os resultados de um estudo comportamental -  Cápsula – elaborado pelo Grupo RBS, que percorrerá várias cidades do interior do Estado até o final do ano. Marcelo Leite, Diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, foi o palestrante do encontro.
“A medida que identificamos que existem alguns comportamentos se transformando e que  estes impactam nos negócios, procuramos entender profundamente isso e colocar essas informações à disposição de nossos clientes e do mercado, para ajudá-los  a fazer melhores estratégias  de negócios e de comunicação”, explica Marcelo Leite.  Essas tendências, segundo ele, estão se materializando e transformando comportamentos de consumo no Estado. São elas: Consumo Consciente (a preocupação do gaúcho em relação ao meio ambiente), Diversidade (a queda dos padrões demográficos e o efeito no consumo), Longevidade (a nova terceira idade e o que muda no comportamento dessa geração), Bem-Estar (motivações e consequências da preocupação em ser saudável) e Novo Urbano (espaços que estão ganhando novas definições e o reflexo disso para o mercado).
Quando os empresários começam a conhecer esses comportamentos  e, principalmente, os impactos que geram,  podem identificar novas oportunidades para o seus negócios, afirma Leite.  “Pode ser uma oportunidade de comunicação, criando uma conexão maior da marca com o seu público, ou de oferta de produtos e serviços, ou mesmo de posicionamento, mas o principal é saber o que pode fazer com isso”. 

Estudo
Desenvolvido pela área de RBS Intelligence, o estudo Cápsula é utilizado como insumo para ajudar os clientes a identificarem riscos e oportunidades para suas marcas e criarem melhores estratégias de negócio.
O levantamento foi elaborado a partir de 2,3 mil entrevistas com pessoas de diferentes regiões do Estado, realizadas em janeiro e fevereiro deste ano, além de 31 entrevistas em profundidade feitas com o público de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul. Cinco entrevistas com especialistas do mercado e cinco com formadores de opinião do Grupo RBS – Maria Horn (Bem-Estar), Marina Pagno (Diversidade), Mário Corso (Longevidade), Thamires Tancredi (Consumo Consciente) e Tulio Milman (Novo Urbano) – também contribuíram para o resultado final da pesquisa.

Sobre o palestrante
Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcelo Leite foi professor de pós-graduação e MBA da ESPM-RS entre 2007 e 2014. Passou pelas empresas RGE e Dell. No Grupo RBS desde 2010, foi diretor-geral do Pense e diretor Comercial dos Jornais. Acumula cursos de liderança nos Estados Unidos e na China. Sua palestra terá como foco os comportamentos que estão mudando as relações sociais e de consumo no Rio Grande do Sul.

Tá na Hora
Promovido mensalmente, o Tá na Hora conta com o patrocínio da JTI, Grupo RBS, Unimed, Universal Leaf, BRDE, Unisc, Souza Cruz e City Car Alguel de Veículos.