Edição do dia 13/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Solidariedade declara apoio a Telmo
POLÍTICA
Saiba como ter desconto especial no IPTU do ano que vem
GERAL
A Hipnose pode auxiliar no autodesenvolvimento de forma eficaz
EMPRESARIAL - Especialista desmistificou tema e apontou benefícios da técnica no Café Empresarial
Reforma Tributária é tema da apresentação de Rigotto em Santa Cruz
GERAL
Dada a largada para a Semana Farroupilha
GERAL - Abertura aconteceu no Parque de Eventos na manhã desta sexta-feira
Fórum atrai dois secretários de Estado a Santa Cruz do Sul
GERAL - Representantes de todas as 28 regiões estiveram na Unisc nessa quinta-feira
Lino e Laila serão tema do Novo Cemai
GERAL
Aulas de autoescola com ou sem simulador de direção?
GERAL
Sessão especial para o ensino médio
VARIEDADES
Estudante de Santa Cruz conquista certificado de excelência internacional
EDUCAÇÃO
RGE instala aquecedores solares nas residências de 150 famílias
GERAL
Embarques devem superar os US$ 2 bilhões
GERAL
Depressão deve ser tratada no início, afirma especialista
ESPECIAIS - Mulheres sofrem de depressão duas vezes mais do que os homens
Tributo a Herb Alpert é hoje
VARIEDADES - Teatro do Mauá recebe apresentação às 20h
Sociedade Ginástica: Jantar Baile marca comemoração dos 126 anos
EMPRESARIAL
Farmácia Municipal reabre na segunda no novo prédio
SAÚDE
Grupo Tholl traz Casinha de Chocolate
VARIEDADES
18,2 mil exemplares foram vendidos
VARIEDADES - Além do sucesso em vendas, o público também compareceu e lotou a Praça Getúlio Vargas

Hospital Ana Nery: 64 anos de cuidado e saúde com qualidade

ESPECIAIS - 10/09/2019

Ao longo da sua trajetória, o Hospital Ana Nery consolidou seu compromisso de ofertar “Saúde com Qualidade” à comunidade. Ainda hoje, 64 anos após sua fundação (12/09/2019), mantém o propósito representado em sua marca: localizado em meio a um jardim, interagindo com a ciência e a tecnologia, na busca do bem-estar físico, mental e social de seus pacientes, proporcionado pelo envolvimento de suas bases: comunidade, corpo clínico e colaboradores.
Essa é a representação do logotipo do Hospital, uma árvore representa a comunidade, outra o corpo clínico e a outra os colaboradores da instituição. Este é o nosso alicerce.

Filosofia

Negócio: Saúde e conforto
Visão: Ser reconhecido pela excelência na prestação de serviços em saúde, pela comunidade, médicos e talentos internos.
Missão: Oferecer soluções em saúde, desenvolvendo ações humanizadas e integradas, visando o crescimento autossustentável.
Valores: Comportamento ético, humanização, satisfação do cliente, melhoria contínua, postura inovadora, responsabilidade sócio-ambiental, valorização do capital humano, sustentabilidade. 

Apresentação

A Sociedade Caritativa Beneficente Ana Nery, fundada em 4 de março de 1951, foi resultado de um esforço concentrado da Comunidade Evangélica de Santa Cruz do Sul. Na época percebia-se que a carência na área da saúde era muito grande e via-se a necessidade de outro hospital na cidade.
No dia 12 de setembro de 1955, a direção da entidade resolveu comprar o Hospital Arroio Grande, diante da oferta do proprietário, Dr. Ingo Ebert. Nasceu assim, o Hospital Ana Nery.
Desde então, graças ao apoio da comunidade, do meio empresarial e dos poderes públicos municipal, estadual e federal, o Hospital Ana Nery vem passando por uma série de reformas e ampliações estruturais, que visam oferecer o mais alto nível de atendimento hospitalar na região. 
Atualmente, o Ana Nery está consolidado como um centro de referência em oncologia para o Vale do Rio Pardo, Centro Serra e alguns municípios da região Carbonífera. A proposta da instituição é oferecer a todos os seus clientes saúde com qualidade, aliando tecnologia, conforto e humanização, com atendimento diferenciado e equipe altamente qualificada.

Centro de Oncologia Integrado

O Centro de Oncologia Integrado (COI) do Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, atua desde o ano 2000. O Centro oferece às regiões do Vale do Rio Pardo, Centro Serra e alguns municípios da região Carbonífera tratamento de excelência contra o câncer, passando pela prevenção, diagnóstico, cirurgia, quimioterapia, imunoterapia, anticorpos monoclonais e radioterapia.
O serviço é credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e é ligado ao Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Mensalmente, são atendidos em média 1.235 pacientes de Quimioterapia, sendo 96,54% pelo SUS. Já na Radioterapia são realizados cerca de 154 tratamentos ao mês.
Além da estrutura física adequada e planejada para proporcionar mais conforto durante o tratamento, a assistência busca satisfazer os pacientes atendendo suas necessidades básicas, biológicas, psicológicas e sociais através de atividades que permitam a recuperação, a cura, a manutenção ou melhora de seus níveis de saúde ou, em última instância, oferecer  medidas de conforto.
A instituição também atua forte na prevenção do câncer, através de palestras, programas, campanhas e divulgação de informações.
Para o COI, tratar bem é cuidar de cada detalhe. Além dos investimentos para qualificar a estrutura física do serviço e aumentar o número de leitos, a união da técnica à sensibilidade de reconhecer que cada ser humano é único, é mais uma das características que faz o trabalho ser especial.
Em 2018 foram realizados 14.824 tratamentos de Quimioterapia, 1.853 tratamentos de Radioterapia, 6.573 atendimentos psicológicos e de serviço social.

Crédito: Divulgação

Laboratório de Análises Clínicas

Inaugurado em março de 2014, o serviço de análises clínicas do Ana Nery atende em cinco endereços e está disponível tanto para os pacientes internados no Hospital, quanto para os clientes externos.
O Laboratório de Análises Clínicas Ana Nery disponibiliza exames nas especialidades de Bioquímica, Hematologia, Imunologia, Marcadores Tumorais, Marcadores Virais, Microbiologia, Pararitologia, Teste de Paternidade, Sexagem Fetal, Toxicológicos, Teste de Intolerância Alimentar e Urinálise.
Pelo quarto ano consecutivo o Laboratório Ana Nery recebeu o Selo de Excelência concedido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) em seu Programa Nacional de Controle de Qualidade e a certificação do Programa de Controle Externo da Qualidade da Baciloscopia da Tuberculose, oferecido pelo IPB – Lacen/RS, um diferencial que reflete os investimentos realizados na estrutura de análises clínicas da instituição.
Por mês, são realizados em média 18,5 mil exames no laboratório.

Nossos endereços:

Laboratório Ana Nery – principal
Rua Pereira da Cunha, 209 (junto ao Hospital)
Telefone: (51) 2106-4484
Horário de atendimento: segunda à sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados das 7h às 12h.

Posto de Coleta - Centro
Rua Fernando Abott, 270 (sala 1 do Centro Médico)
Telefone: (51) 2106-4499
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 12h e das 13h às 18h e aos sábados das 7h às 12h.

Posto de Coleta - Casa de Saúde (Bairro Santa Vitória)
Rua João Rabuske, 12
Telefone: (51) 3711-1171
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 12h e das 13h às 16h.

Posto de Coleta - Bairro Esmeralda (Em frente à UPA)
Rua Carlos Swarowsky, 809 - sala 01
Telefone: (51) 2106-4412
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 12h e das 13h às 16h

Posto de Coleta – Vera Cruz (junto ao Hospital Vera Cruz)
Rua Roberto Gruendling, 125
Telefone: (51) 3718-3561
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 14h às 18h

Diferenciais do Laboratório Ana Nery: biomédico 24h, site para consulta de laudos, envio de laudos por e-mail, microbiologia com experiência hospitalar, prazos de urgência para entrega de laudo, Controle de qualidade nível nacional PNCQ, óculos de realidade virtual e abelha Buzzy para coleta em crianças.

Crédito: Divulgação

Campanhas de Captação de Recursos

Pela Vida Hospital Ana Nery – criada em 2013, a campanha consiste em promover atividades buscando angariar recursos para atender as demandas do COI. Aliado a isso a campanha comercializa diversos produtos que levam a marca, como camisetas, guarda-chuva, cuia, entre outros. 

Troco Legal – é uma ação realizada com alguns comércios locais. Para contribuir com o Hospital Ana Nery, as pessoas podem destinar parte do seu troco, das compras feitas em dinheiro, à instituição. O valor é depositado em urnas localizadas junto ao caixa dos estabelecimentos parceiros e o repasse das arrecadações acontece mensalmente. 

Panvel Farmácias – em março de 2012, o Hospital Ana Nery passou a integrar o projeto Troco Amigo, da Rede Panvel Farmácias. Para auxiliar a instituição, os clientes Panvel de Santa Cruz do Sul e Rio Pardo podem destinar parte do seu troco ao Hospital. O valor é computado na nota fiscal dos clientes e o repasse é feito anualmente.  

Nota Fiscal Gaúcha – é um programa do governo do Estado que, por meio da distribuição de prêmios, incentiva os cidadãos a solicitarem a inclusão do CPF nas notas fiscais no ato de suas compras, bem como conscientiza-los sobre a importância social do tributo. Através do programa, os cidadãos concorrem a prêmios e as entidades sociais por eles indicadas são beneficiadas por repasses. 

Família Ana Nery – quem destina recursos ao Ana Nery via Programa Hospital com Mais Saúde, da Rge, faz parte do Família Ana Nery. Através disto, clientes titulares de conta de energia elétrica autorizam uma contribuição mensal nas faturas. Estas contribuições são revertidas em descontos na conta de luz dos hospitais parceiros. 

Outras informações sobre o Hospital

No ano de 2016 o Hospital Ana Nery assumiu a gestão da Casa de Saúde Ignez Irene Moraes (Hospitalzinho), que funciona no bairro Santa Vitória e também da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, do bairro Esmeralda.
Em 2018 a instituição assumiu a gestão do Hospital Vera Cruz e inaugurou o Solar Ana Nery. 
Já em 2019 o Ana Nery iniciou a ampliação da Radioterapia - que em breve irá dobrar o número de tratamentos realizados - e as obras para readequação da recepção e ampliação do Centro Cirúrgico. Além disso, passou a contar com um Centro Médico de Especialidades, que contempla (até o momento) 18 especialidades médicas e lançou sua nova marca.

Casa de Saúde Ignez Irene Moraes (Hospitalzinho), que funciona no bairro Santa VitóriaCasa de Saúde Ignez Irene Moraes (Hospitalzinho), que funciona no bairro Santa Vitória Crédito: Divulgação

Unidade de Pronto Atendimento Unidade de Pronto Atendimento Crédito: Divulgação

Solar Ana Nery

O Solar Ana Nery é um residencial geriátrico destinado à hospedagem e moradia de idosos e pessoas que necessitem de assistência especial ou que queiram viver a maturidade com tranquilidade. A instituição nasceu da união da Liebendorf Moradia Assistida para Idosos, que já possui conceituada trajetória no segmento, e do Hospital Ana Nery, que há tempos desejava atender este público. O resultado é um espaço que oferece o carinho de casa junto com o cuidado profissional.
Esta combinação faz do Solar Ana Nery um local acolhedor, com estrutura física adequada, serviços de qualidade, atividades que dão sentido à longevidade e equipe capacitada e motivada para proporcionar cuidado e afeto. 

Crédito: Divulgação

Programas Viva Bem

O Hospital Ana Nery surgiu graças ao esforço da comunidade e conta com o constante apoio dela para poder realizar novos investimentos e qualificar os serviços prestados. A promoção de ações voltadas à saúde e bem-estar da comunidade regional é uma das formas de a instituição retribuir toda ajuda e apoio recebidos ao longo dos anos.
Desta maneira, o Hospital Ana Nery desenvolve diversas ações dentro dos Programas Viva Bem. Uma equipe composta por enfermeira, técnica de enfermagem e assistente social dedicam-se aos programas. Somam-se à equipe uma cirurgiã dentista e outros profissionais que auxiliam em ações específicas ou atuam de forma voluntária em campanhas. Além disso, o Ana Nery também investe em estrutura, deslocamento e outros itens necessários, a fim que de as atividades sejam realizadas com a atenção que merecem.
Uma das ações de maior destaque é o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo Uterino, desenvolvido pelo Ana Nery há mais de 15 anos. Para que o Programa seja efetivo, o Hospital vai até as pacientes, tanto na zona urbana quanto no meio rural, com um micro-ônibus transformado em consultório ginecológico móvel.  Em todos os encontros são realizadas palestras educativas e exames preventivos (coleta de material para citopatológico/pré-câncer e exame de palpação das mamas).
Em casos de alterações no resultado dos exames, as pacientes prosseguem com seu atendimento via Posto de Saúde e Sistema de Regulação - Sisreg, para início do tratamento e suporte necessário para enfrentamento da doença.

Gestão de Pessoas

Para o Hospital Ana Nery, o sucesso da interação com os clientes está fortemente ligado à satisfação dos colaboradores. Por isso, dedica ao seu público interno ações de valorização, estímulo, promoção da saúde e qualidade de vida. A instituição fechou o ano de 2018 com 582 colaboradores.
Preocupado com a saúde e bem-estar dos colaboradores, o Hospital Ana Nery disponibiliza plano médico e odontológico, refeitório próprio, convênio com academias e exames preventivos gratuitamente aos funcionários.

Estrutura do Hospital Ana Nery

- 74 leitos de internação

Crédito: Divulgação

- 7 leitos em CTI

Crédito: Divulgação

- 7 salas cirúrgicas

- 1 sala de recuperação no Centro Cirúrgico
- 1 sala de recuperação no Centro Obstétrico
- Centro de Endoscopia Digestiva
- Clínica da Dor
- Centro de Oncologia Integrado (Quimioterapia, Radioterapia e Ambulatório)

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

- Laboratório de Análises Clínicas e 3 postos de coleta

Crédito: Divulgação

- Serviço de Diagnóstico por Imagem (Radson)
- Serviço de Diagnóstico Cardiovascular (Cordial) 
- Serviço de Hemodiálise
- Plantão Adulto 24h (Unimed)
- Ambulatório Pediátrico (Unimed)
- Corpo Clínico composto por aproximadamente 250 médicos

Ana Nery implanta maior Usina de Energia Solar em hospitais do Brasil

O Hospital Ana Nery, que sempre primou pela preservação do meio ambiente, buscando tecnologias renováveis e que causem o menor impacto possível na natureza, com foco em garantir um ambiente sadio às gerações futuras, conta agora com a maior usina de geração de energia solar em estrutura hospitalar do Brasil e uma das maiores microusinas fotovoltáicas do Rio Grande do Sul, para produção de energia limpa e renovável, ofertada gratuitamente pela natureza.
O investimento de R$ 1,2 milhão, que teve financiamento da Cooperativa de Crédito Sicredi Vale do Rio Pardo e projeto da Solled Energia, objetiva reduzir em, pelo menos, 25% a conta de energia elétrica do Ana Nery, que gira em torno de R$ 100 mil mensais. 
Em virtude do financiamento usado para implantação da usina, o hospital não terá nenhum impacto em suas finanças, pois o pagamento do investimento será compensado pela economia gerada na conta de energia elétrica.
PROJETO – A usina instalada no Ana Nery conta com 1.149 módulos de 330 Wp, com capacidade de produção de 372,45 kWp, em uma estrutura de 2,3 mil metros quadrados de telhado.

Crédito: Divulgação

Programa de Gestão por Competências

No início de 2018 o o Hospital Ana Nery iniciou a implantação do Programa de Gestão por Competências, com consultoria especializada da Fator RH, de São Paulo. O HAN foi selecionado para implantar o Programa com custo reduzido, através de um projeto de Responsabilidade Social da Fator RH, realizado em parceria com a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, que anualmente contempla cinco instituições com a implantação do Modelo de Gestão por Competências à baixo custo.
Trata-se de um Programa que tem como objetivo construir critérios profissionais bem definidos, que serão baseados em um Perfil Estruturado por Competências (PEC), para que cada colaborador possa atingir os melhores resultados dentro de sua função, favorecendo um crescimento conjunto, tanto do hospital quanto de cada um de seus profissionais.
Ao longo de 2018, o foco do programa foram as lideranças do Hospital Ana Nery (diretores, coordenadores e líderes técnicos), que participaram de um ciclo de capacitações, para estarem desenvolvidos e aptos a realizar a Avaliação de Desempenho de todos os colaboradores do Ana Nery, gerando, para cada um deles, um plano de desenvolvimento, que serve de guia para o crescimento pessoal e profissional dos funcionários.
Em resumo, a avaliação de desempenho é um processo anual, que ocorre entre líder e liderado, com o objetivo de avaliar, mensurar e registrar o desempenho de cada profissional, possibilitando que construam juntos os planos de ação para desenvolvimento das competências necessárias para cada função organizacional.
O ótimo desempenho do Hospital Ana Nery na implantação do Programa de Gestão por Competências rendeu o 4º lugar no Prêmio RH Diamante, entregue durante o 1º Fórum Internacional de RH e Lideranças, realizado em São Paulo pela Fator RH com apoio da ONA (Organização Nacional de Acreditação). Além do prêmio, o Hospital Ana Nery recebeu menção honrosa, o que demonstra um reconhecimento por toda a dedicação e envolvimento do comitê de competências, dos líderes e líderes técnicos, da diretoria e dos colaboradores do hospital com o Programa de Gestão por Competências.

Hospital Ana Nery integra Programa Qualificar da Unimed

A Unimed VTRP lançou no dia 1 de março de 2018, na sede da Cooperativa, em Lajeado, o Qualificar – Programa de Qualificação da Assistência Hospitalar, que busca a qualificação e melhoria dos processos das instituições hospitalares participantes, incluindo o Ana Nery.
Além de buscar mais segurança e melhorar a qualidade dos atendimentos para clientes Unimed, a implantação do Qualificar estende esses benefícios para toda a comunidade. O programa tem como base o Manual da Acreditação Hospitalar da Organização Nacional da Acreditação - ONA.
Todo o processo está sendo conduzido pela empresa de assessoria EJRos Brasil, de Caxias do Sul, que já assessorou vários hospitais gaúchos a obterem a Acreditação da ONA. 
Os principais ganhos com a adequação dos processos hospitalares de acordo com o Manual da Acreditação refletem em maior segurança para os pacientes e profissionais de saúde, melhoria da qualidade da assistência e o aprimoramento da gestão.

Em ano de mudanças, Hospital Ana Nery apresenta sua nova marca

O ano de 2019 está sendo marcante para o Hospital Ana Nery: a instituição inaugurou o novo Laboratório de Análises Clínicas e o Centro Médico de Especialidades e em breve fará a inauguração da nova recepção, dará início às obras para ampliação do Centro Cirúrgico, Sala de Recuperação e Centro de Material e Esterilização e ainda fará a inauguração do novo bunker da Radioterapia.
Para acompanhar as novidades e o atual momento, de crescimento, ampliação da oferta de serviços e de mudanças, o Ana Nery apresenta sua nova marca.
A nova identidade apresenta traços mais modernos e sutis e novas cores, vindo de encontro com a nova identidade visual adotada pela instituição. A essência, no entanto, permanece a mesma: a marca ainda traz as três árvores, que simbolizam as bases que representam o hospital: a comunidade - que lhe deu origem e ainda hoje lhe dá grande apoio e fundamenta sua existência - o corpo clínico e os colaboradores, que completam o tripé de crescimento do HAN. 
O objetivo continua sendo mostrar a integração da instituição com a natureza, em prol do bem-estar físico, mental e social dos pacientes.
Evolução
Esta é a quarta mudança na marca da instituição. O primeiro logotipo foi usado pela Sociedade Caritativa Beneficente Ana Nery, que fundou o hospital no ano de 1955. Ao completar 40 anos, no ano de 1995, o HAN apresentou à comunidade sua nova identidade que passou por uma alteração no ano de 1999, quando, após um concurso interno entre os colaboradores, foi incluído o slogan “Saúde com Qualidade” ao logo, que vinha sendo utilizado até então.

Crédito: Divulgação

IMRT: Radioterapia

Fruto de esforços e da união de toda a comunidade, a instituição inaugurou em 2007 o serviço de radioterapia, que passou por reformulações em 2013. Desde então, foram implementadas algumas mudanças, como a ampliação do horário de atendimento e aumento da equipe de profissionais, que conta com médicos rádio oncologistas, físicos médicos, profissionais de enfermagem, técnicos e tecnólogos em radioterapia, que trabalham diariamente para poder oportunizar o melhor tratamento aos pacientes e à comunidade.
Em dezembro de 2016 a instituição lançou o IMRT - Radioterapia de Intensidade Modulada, uma tecnologia nova, que determina uma alta dose de radioterapia no local que precisa ser tratado, diminuindo a radiação em tecidos sadios adjacentes. O IMRT proporciona maior qualidade no tratamento, diminuição dos efeitos colaterais e aumento da sobrevida dos pacientes. 
A técnica de intensidade modulada é indicada principalmente para o tratamento de tumores de próstata, cabeça e pescoço, tumores ginecológicos, gastrointestinais e do sistema nervoso central. 
A radioterapia do Hospital Ana Nery foi o 2º serviço no interior do estado a oferecer esse tratamento, pioneiro na região. Uma tecnologia que torna cada vez mais completo o tratamento oncológico oferecido aos pacientes. O serviço de Radioterapia, assim como todo o Hospital Ana Nery, prima pelo bom atendimento dos pacientes. Tecnologia aliada ao bom atendimento para oferecer, cada vez mais, saúde com qualidade aos pacientes.