Edição do dia 18/02/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

RGE na Praça estará em Santa Cruz nesta terça-feira
GERAL
Lixo eletrônico será recolhido nos bairros
GERAL
Avenida já projeta amistoso contra o Passo Fundo
ESPORTES - Treinador quer diminuir os erros visando a estreia em março
Terreiro realiza festa de Yemanjá
RELIGIÃO
Mantenedora do CVV em Santa Cruz necessita de doações
SAÚDE
Quantas famílias são beneficiadas com aluguel social?
GERAL
Projeto também chega ao CRAS Beatriz
GERAL
Inscrições abertas para a oficina de costura
GERAL
Campanha incentiva doação de órgãos
SAÚDE
HSC abre edital para 2ª chamada da residência médica
SAÚDE
Corte a gordura, não corte os músculos
OPINIÃO
O Imposto do pecado (parte 2)
OPINIÃO
A vida é irônica
EDITORIAL
Amigos do Cinema retorna nesta terça-feira
VARIEDADES
Bailinho da Borges reúne 12 mil foliões
GERAL - Realizado no último sábado, 15, grande público marcou presença com fantasias e adereços carnavalescos
Concurso da prefeitura movimenta Santa Cruz
GERAL - Certame gerou grande fluxo de pessoas e focos de congestionamentos na cidade
NPOR incorpora novos alunos
GERAL - Cerimônia foi realizada na manhã de ontem no Pátio Duque de Caxias
Sinprom projeta ano letivo da categoria
EDUCAÇÃO

Sicredi VRP: Celebração dos 100 anos é intensificada

EMPRESARIAL - 13/09/2019

Comemoração nas agências e junto à comunidadeComemoração nas agências e junto à comunidade Crédito: Divulgação

A fundação da Caixa Rural União Popular de Santa Cruz, em 1919, marca o início da caminhada histórica da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo. Nestes 100 anos, a instituição, uma das mais antigas cooperativas de crédito do Rio Grande do Sul, registra de maneira significativa a sua contribuição com a sociedade regional por meio do cooperativismo, que impacta diretamente no desenvolvimento econômico e social. A data comemorativa é 21 de setembro, mas, durante o ano de 2019, muitas atividades e ações evidenciam o aniversário da Sicredi. “É momento de reconhecimento e gratidão por todos que participaram desta caminhada histórica e ao mesmo tempo elevar nossa consciência de responsabilidade pelo futuro da organização, mantendo a essência e os princípios do cooperativismo”, destaca o presidente da Cooperativa, Heitor Álvaro Petry.
As atividades comemorativas acontecem durante todo o ano. No dia 6 de julho, Dia Internacional do Cooperativismo, a Sicredi Vale do Rio Pardo participou do Dia de Cooperar, com ações alusivas ao centenário junto à comunidade de Rio Pardo. Entre os meses de fevereiro e abril, durante as Assembleias de Núcleo, momentos reservados para os parabéns marcaram a grande data.
No entanto, o mês do aniversário, concentra os maiores eventos alusivos ao Centenário. Na última quarta-feira, 11, o deputado federal Heitor Schuch prestou uma homenagem aos 100 anos da Cooperativa no Plenário da Câmara Federal. Já neste sábado, dia 14, a partir das 10h30, ocorre uma Celebração Ecumênica na Igreja São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires, seguido de almoço com galinhada. Outra programação religiosa acontece dia 1º de outubro, com uma Celebração Ecumênica na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul, a partir das 19 horas. “Nossa história tem muito a ver com espiritualidade, pois nosso percursor e incentivador do cooperativismo no Rio Grande do Sul, foi o padre Theodor Amstad. O cooperativismo é uma doutrina focada na busca da prosperidade através da ajuda mútua, da solidariedade, da colaboração de um viver fraterno. Agradecer aos antepassados e a Deus significa um gesto de gratidão pelo passado e busca de luz para os anos vindouros”, frisa Petry.
Na data do aniversário, 21 de setembro, acontece uma grande solenidade e festa de comemoração aos 100 anos. Já na quinta-feira, 26, tem a palestra A Vida que Vale a Pena ser Vivida, com o jornalista e professor Clóvis de Barros Filho, no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a partir das 19h30. A atração trata da felicidade humana de uma perspectiva filosófica, ou seja, na busca pela conciliação entre trabalho, família, amizades e alegrias. Para participar da iniciativa, a confirmação de presença deve ser feira nas agências do Sicredi, diretamente com o gerente da unidade. Os ingressos são limitados, com entrada mediante doação de 1kg de alimento não perecível.

Outubro
As comemorações seguem no mês de outubro. Nos dias 13 e 20, a partir das 10h30, colaboradores e associados participam dos Desfiles Temáticos da 35ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. Já no dia 22, às 9 horas, acontece a entrega dos valores do Fundo Social as entidades e projetos classificados, no Auditório do Memorial da Unisc.
Além da programação oficial, as comemorações serão intensas nas agências, com distribuição de brindes. Nos veículos de comunicação da região haverá campanha publicitária focada na trajetória centenária e no diferencial do ser cooperativa, bem como um encarte especial. Está previsto ainda o lançamento de um livro histórico, escrito pelos pesquisadores Romar Beling e Benno Kist, bem como a inauguração do Memorial e da nova Sede Administrativa da Sicredi Vale do Rio Pardo, cuja construção está em andamento às margens da RSC-287, no trevo de acesso à Avenida Independência, em Santa Cruz do Sul.

Saiba Mais:

Sicredi Vale do Rio Pardo
Associados: 53 mil
Colaboradores: 235
Agências: 15
Municípios: 9 - Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Sinimbu, Passo do Sobrado, Vale Verde, General Câmara, Herveiras e Rio Pardo
Presidente: Heitor Álvaro Petry
Vice-Presidente: Pedro Carlos Thessing
Sede Regional: Santa Cruz do Sul
http://www.sicredivaledoriopardors.com.br
Facebook: @sicredivaledoriopardo
Instagram: @sicredivaledoriopardors