Edição do dia 15/10/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Calendário de Eventos 2020
GERAL
35ª Oktoberfest: Shows tradicionalistas são atração desta quarta-feira
GERAL - Festa da Alegria terá apresentações do Grupo Fandangaço, às 20h, e Os Serranos, às 22h30, no Lonão
Festa da Alegria recebe 20 mil pessoas no Dia da Maturidade Ativa
GERAL - Mais de 40 grupos e excursões de todo o Estado estiveram na 35ª Oktoberfest nesta terça-feira, 15 de outubro
Dia do Professor: educação para a erradicação do trabalho infantil
GERAL - Conheça a história de dois profissionais que estão na linha de frente do programa ARISE, iniciativa que muda a realidade de crianças e adolescentes
Praça da Cultura levará o nome de José Paulo Rauber Filho
GERAL - Inauguração do local ocorreu no sábado, 12 e contou com a presença da família do homenageado
Terça-feira será de ponto facultativo nas escolas
GERAL - Além das escolas municipais e estaduais, algumas particulares também não terão aula neste dia
Dia do Eletricista é nesta quinta-feira
GERAL - Data marca a importância do profissional habilitado
Inscrições abertas para a Escola de Educação Infantil
GERAL - Há vagas gratuitas e pagas para crianças de 4 e 5 anos
Rodrigo Solda é o novo presidente
GERAL - Além dele, outros prefeitos foram empossados para a diretoria e conselho fiscal do biênio 2020/2021
Evento discute problemas do contrabando e a pirataria
GERAL - Palestra apresentou dados sobre as ameaças do mercado ilegal para a economia
Sicredi Vale do Rio Pardo enaltece o cooperativismo durante o desfile da 35ª Oktoberfest
GERAL
Quase 17 milhões já foram emprestados pelo município
GERAL
Primeiros dias de Oktoberfest superam 54,6 mil pessoas pagantes
GERAL - Semana segue repleta de atrações
Fala, professor!
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
Histórico da data
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
O profissional que dedica a sua vida a ensinar
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
O big bang é o Operacional Divino
OPINIÃO
Permitir não é obrigar
OPINIÃO

Consepro eleva em 41,8% valor investido

Total repassado no primeiro semestre é quase todo o valor destinado aos órgãos de segurança em 2018

ECONOMIA - 13/09/2019

Rapidinho também cumpre papel social com geração de 50 empregos diretosRapidinho também cumpre papel social com geração de 50 empregos diretos Crédito: Viviane Fetzer

De janeiro a dezembro de 2018, o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Santa Cruz do Sul (Consepro), entidade administradora do Estacionamento Rotativo Rapidinho, repassou para os órgãos de segurança pública do município, R$ 275.971,03 para custeio e investimento em obras de melhoria. No primeiro semestre deste ano, o valor doado é praticamente o mesmo, contabilizado em R$ 237.240,17, ou seja, 41,8% maior, quando considerado que os valores deste ano correspondem apenas aos primeiros seis meses do ano.
A Inclusão do aluguel do prédio da Brigada Militar e doações para a reforma da Delegacia de Polícia Civil contribuíram para a elevação dos valores, que devem fechar o segundo semestre na mesma proporção. De acordo com o presidente do Consepro, Guido Fernando Hermes, as entidades beneficiadas são a Brigada Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Instituto Geral de Perícias (IGP) e o Posto de Identificação. “O critério é meramente a necessidade momentânea de cada órgão, ou pagamentos mensais assumidos, como o caso de aluguel do prédio para Brigada Militar, o pagamento da bolsa de dois estagiários, um do Posto de Identificação e outro da Delegacia da Mulher, e ainda, a limpeza de quartéis, assim como as despesas com água e luz destas entidades”, destaca Hermes.
Os valores repassados são arrecadados a partir da arrecadação do Rapidinho, nas 44 quadras da Área a Azul de Santa Cruz do Sul. Conforme Hermes, no primeiro semestre deste ano, o valor aumentou consideravelmente, quando comparado com o total investido em 2018. “O pagamento do aluguel do prédio para Brigada Militar, instalado na Rua Galvão Costa, contribui para o aumento nos repasses. Por ser um valor mais alto, com compromisso mensal. A tendência é que até o fim do ano, o valor de investimento se mantenha no mesmo nível do primeiro semestre deste ano”, projeta o presidente do Consepro.
Uma das ferramentas para manter estes repasses ativos está no aumento na própria arrecadação e venda de créditos para o Rapidinho. Desde o mês de agosto, o sistema de gerenciamento do rotativo disponibilizou a comercialização de bilhetes, créditos para placas de veículos e quitação de advertências junto às lojas do comércio de Santa Cruz. A loja Zirkus, a Papelaria Clip Graffite – matriz e filial -, Veterinária Wazlawik, Gasima e Centro de Formação de Condutores Real já tem as máquinas para o atendimento aos usuários do rotativo. “Ao todo, recebemos 20 máquinas, desta forma, podemos ampliar os pontos de venda e assim facilitar o acesso aos usuários”, acrescenta o presidente do Consepro. Empresas que queiram instalar a máquina recebem treinamento e recebem 5% de comissão sobre o faturamento na comercialização de tickets e créditos ao consumidor.
Além da manutenção de parte do custeio dos serviços da segurança pública em Santa Cruz, o Rapidinho também cumpre um papel social. “São gerados 50 empregos diretos na operação do serviço. Temos conosco muitas chefes de família, que atuam no Rapidinho, levando o sustento para suas famílias”, complementa Guido Fernando Hermes.