Edição do dia 18/10/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Os últimos dias da 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Confira o que aconteceu nesta semana e o que vai movimentar o fechamento da festa
1ª Semana Lixo Zero: Tudo pronto na programação
GERAL - Objetivo é incluir o município na lista de cidades com o título Lixo Zero, concedida pelo ILZ
Menos barulho nas comemorações de fim de ano
GERAL - Assembleia Legislativa aprovou dois projetos referentes ao uso de fogos de artifício
Evento apresenta o que há de melhor em arquitetura
GERAL - Os ambientes foram decorados por profissionais renomados
Equipe do Colégio Mauá se destaca no Nacional
GERAL
Novo Cabrais: Novas soberanas serão conhecidas nesta sexta
VARIEDADES
Novo Cabrais: Uma história que se constrói a cada dia
GERAL - Município comemora 23 anos de emancipação político-administrativa com desenvolvimento e progresso
Novo Cabrais: Saúde realiza atividade de prevenção
SAÚDE
Novo Cabrais: Feira de Saúde terá palestras sobre depressão e suicídio
SAÚDE - Evento tratará tema que vem em crescente demanda no município e na região e também oferecerá serviços gratuitos
Empregar RS disponibilizará 50 vagas
GERAL
Marcel Knak é o novo coordenador
GERAL - Ele será responsável por atender 23 municípios da região
Fios de Esperança: um ato de amor
GERAL - Projeto voluntário promove a autoestima e melhora a qualidade de vida de pacientes com câncer
Dia do médico: Celebre o profissional que cuida da sua saúde
ESPECIAIS
Dia do pintor: Eles dão mais cor ao nosso mundo
ESPECIAIS
Farsul em Campo: Seminário teve um dia repleto de atividades
GERAL - Evento contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas
Pompéia de cara nova
EMPRESARIAL - A loja ampliou o espaço e o mix de produtos
Influencers Live Show: Gravações iniciam na próxima semana
GERAL - O programa vai ao ar a partir do dia 2 de novembro
Entrega de recursos ocorre na próxima terça-feira
GERAL

Fórum atrai dois secretários de Estado a Santa Cruz do Sul

Representantes de todas as 28 regiões estiveram na Unisc nessa quinta-feira

GERAL - 13/09/2019

Fórum dos Coredes integrou a programação do IX Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional promovido pelo PPGDRFórum dos Coredes integrou a programação do IX Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional promovido pelo PPGDR Crédito: Michele Wrasse

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) sediou na manhã dessa quinta-feira, dia 12, a reunião mensal do Fórum dos Conselhos Regionais do de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. A assembleia integrou a programação do IX Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional promovido pela PPGDR. 
A assembleia contou com a representação dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Coredes), bem como, da diretoria executiva e presidentes dos Comudes do Corede Vale do Rio Pardo. 
Na pauta foi avaliado o processo de Consulta Popular, com a participação do secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Leite Gastal. Ele destacou que a participação da sociedade na votação da Consulta Popular foi expressiva. E anunciou o pagamento de algumas demandas na área da Segurança Pública (videomonitoramento) e Saúde (Hospital Santa Cruz) este ano. “O desenvolvimento do Estado necessita do apoio dos Coredes, pois são essas lideranças que vão nos apresentar as demandas”, citou. Gastal comentou que está fechando a interiorização da Governança e Gestão Estratégica e quer fazer visita em todas as secretarias, para lançar estratégia de governo digital nos próximos dias.
O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis da Cunha Lamb, apresentou o programa Inova RS, que busca a articulação entre governo, universidades, empresas e sociedade, a chamada quádrupla hélice da inovação. O objetivo do projeto é organizar iniciativas de inovação nas regiões Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Produção e Norte; Noroeste e Missões; Serra e Hortênsias; Região dos Vales.
O Inova RS busca coordenar as ações dos ecossistemas de inovação existentes nessas regiões para, de forma colaborativa, ampliar a capacidade do Rio Grande do Sul de promover, reter e atrair investimentos e talentos focados no desenvolvimento de negócios alicerçados na tecnologia e no conhecimento. O Inova RS irá aplicar uma metodologia de gestão da inovação para estimular o desenvolvimento regional.
Luís Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, espera que até 2030 o estado seja referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local. 
“Sabemos que essa é uma alternativa viável para a retomada do crescimento econômico do Rio Grande do Sul: investir em conhecimento para gerar riqueza, como fazem os países mais desenvolvidos. Estamos unindo esforços, trabalhando em conjunto, para que isso ocorra em todas as áreas”, destacou Lamb. 
Para o primeiro ano de atuação da rede que compõe o Inova RS está prevista a entrega da metodologia construída para qualificar os atores envolvidos em todas as regiões e o lançamento da mesa de projetos regionais inovadores.
A reunião foi coordenada pela presidente do Fórum dos Coredes, professora Munira Medeiros Awad (Corede Produção) e o vice-presidente Heitor Álvaro Petry (presidente do Corede Vale do Rio Pardo). A abertura contou com a participação da reitora da Unisc, professora Carmen Lúcia da Lima Helfer, que destacou a importância dos Coredes para fazer desenvolvimento do Estado. “É importante que as pessoas participem da Consulta Popular para priorizar alguns setores que mais necessitam de recursos”, observou. O presidente do Corede/VRP, Heitor Petry, destacou que apesar de um número de votos menor em relação aos outros anos da Consulta Popular, a participação foi qualificada, sabendo em que votar. “Ficamos satisfeitos em receber o Fórum dos Coredes em Santa Cruz, dando a oportunidade aos representantes dos Comudes a participarem desta reunião", citou.
Ao final houve a entrega de um mimo da agricultura familiar do Vale do Rio Pardo aos dois secretários.