Ação busca prevenir doenças como anemia infecciosa, mormo e Influenza Crédito: Grasiel Grasel
Rosibel Fagundes
[email protected]
A Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) de Santa Cruz do Sul alerta os proprietários de equinos que participarão do Desfile Farroupilha de 20 de Setembro, para a necessidade da Guia de Trânsito Animal (GTA) dos animais. Durante o evento que acontecerá na Rua Ernesto Alves, cerca de 15 fiscais de Santa Cruz e Vera Cruz estarão no local para verificar se a documentação sanitária dos animais está em dia como ressalta a fiscal estadual agropecuária da Inspetoria, Cintia Andrade. “Todos os cavaleiros que participarem do desfile, que é considerado um evento de aglomeração de equinos, devem portar a documentação sanitária do animal, que no caso é uma GTA, um exame negativo de mormo e um exame negativo de anemia infecciosa equina. Além disso, o animal deverá estar vacinado contra a Influenza equina. A comprovação é feita através da carteira de vacinação assinada por um médico veterinário”, afirmou Cintia.
Quem for flagrado com o animal sem a documentação exigida poderá ser multado, além de correr o risco de ser impedido de participar do evento. “Pela legislação, além de pagar uma multa no valor de 100 Unidades Padrão Fiscal (UPFs), onde cada UPF corresponde a R$ 19,89, mais três UPFs por exemplar, o responsável pelo animal poderá ser impedido de participar daquele evento”, declarou. Desta forma, Cintia orienta que os interessados em participar do evento tradicionalista, que procurem emitir o quanto antes a Guia de Trânsito Animal. O documento não tem custos e pode ser obtido junto a Inspetoria Veterinária que fica na Avenida João Pessoa, 199, no centro. No entanto, para obter o documento são necessários exames que irão detectar se os animais possuem ou não anemia ou mormo. Estes exames são realizados em laboratórios particulares, o que gera um certo custo aos proprietários. Além deles, também será exigida a vacina contra Influenza equina.
Organização vai auxiliar na fiscalização
Neste ano, a comissão organizadora dos Festejos Farroupilhas de Santa Cruz pela primeira vez irá auxiliar no trabalho de fiscalização. De acordo com a presidente Janice Rocha, todas as medidas necessárias serão tomadas para auxiliar no trabalho de fiscalização, especialmente por se tratar da doença de mormo que é uma enfermidade que pode ser transmitida a humanos. “Os exames sempre foram cobrados, mas este ano iremos exigir a GTA de todos os animais que irão participar e os exames. E, para darmos garantias de que isto será realizado de forma correta vamos contar com o apoio da Brigada Militar, Guarda Municipal e Inspetoria Veterinária. A fiscalização será realizada antes da entrada no desfile.”
De acordo com ela, todos os cavaleiros deverão entrar com animais no Parque da Oktoberfest pelo portão que fica próximo a SL Veículos e no local será feita a inspeção. Após todos os animais estarem devidamente vistoriados, os mesmos deverão sair pelo portão lateral de acesso pela Avenida Independência. “Precisamos fazer este filtro. Quem não tiver com toda a documentação em dia não poderá participar”, afirmou Janice Rocha.